• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11/05/2020 - POLÍCIA COMBATE FRAUDE NA PANDEMIA

     Polícia Civil desarticula quadrilha que fraudou compra de respiradores

Apesar do baixo efetivo, falta de recursos, principalmente em tempos de Covid-19, as delegacias continuam atendendo a população, porém com pessoal mais reduzido ainda, devido à pandemia do coronavírus.

Uma prova do empenho dos policiais civis do Rio foi que, nesta sexta-feira (8/05), agentes do Departamento Geral de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil (DGCOR-LD), em parceria com o Ministério Público Estadual (MP-RJ), fizeram operação para combater fraudes na compra de respiradores pelo governo de Santa Catarina. Onze mandados de busca, apreensão e sequestros de bens foram cumpridos em um galpão em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio – os policiais encontraram máscaras N95, máscaras de oxigênio, notebooks e peças de respiradores.

As investigações dão conta de uma suposta fraude que contaria com a participação de agentes públicos. Entre os crimes praticados estão falsidade ideológica em documentos oficiais, criação de empresas de fachada e lavagem de dinheiro. Indícios de adulteração de álcool em gel também foram encontrados e a perícia precisou ser acionada. A quadrilha teria fraudado o fornecimento de 200 respiradores para o governo catarinense, adquiridos em março, ao custo de R$ 33 milhões. O pagamento já havia sido realizado. A entrega dos equipamentos nunca foi feita.

A operação foi realizada em conjunto com as polícias civis do Rio, São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina. A empresa e os envolvidos na fraude estavam no Rio. As ordens judiciais foram cumpridas em 12 municípios, dos quatro estados. Cerca de 100 policiais, entre civis, militares e rodoviários federais participaram da ação.

O SINPOL parabeniza os policiais envolvidos na operação, que mesmo com todas as dificuldades, continuam prestando um bom serviço à população.


                                      Máscaras apreendidas no galpão - Foto O Dia