• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15/07/2020 - EM VISITAS AS DELEGACIAS, POLICIAIS RECLAMAM DA DEMORA NAS PROMOÇÕES

EM VISITA ÀS DELEGACIAS, POLICIAIS OUVIDOS PELO SINPOL, RECLAMAM DAS PROMOÇÕES

 

Nas visitas que o SINPOL fez às delegacias nos últimos dias, no Centro, Zona Norte e Zona Sul da cidade, a equipe constatou além do baixo efetivo, agravado com a pandemia do coronavírus, antigos problemas persistem – como a falta de pessoal no atendimento ao público e a demora na efetivação das promoções, reclamação recorrente dos agentes. Na oportunidade, a última edição do jornal do SINPOL – Nº 57 – foi distribuída.

O movimento em boa parte delas ainda é pequeno, devido ao coronavírus. As delegacias continuam funcionando em procedimento padrão. Apenas casos graves são registrados presencialmente, de acordo com a resolução da SEPOL nº 116/2020, do ex-secretário, Marcus Vinícius. Por exemplo: homicídios, autos de prisão em flagrante, roubos e furtos de veículos, remoção de cadáver, além de crimes violentos contra a mulher, criança e adolescente. Os crimes de menor potencial ofensivo podem ser feitos on-line, através do site: https://dedic.pcivil.rj.gov.br

Na Divisão Anti-seqüestro(DAS), no Leblon, policiais antigos reclamam na demora para serem promovidos. “Meu nome consta na lista de promoção, por antiguidade desde 2019, entretanto, até o momento não saiu nada no Boletim da PCERJ”. Na 21ª DP Bonsucesso, o inspetor Marcelinho, disse que o Estado está prejudicando os policiais, travando as promoções. Outro inspetor, da 17ª DP São Cristóvão, também foi na mesma linha: “Meu nome saiu no BI (Boletim Informativo), mas até agora a promoção não foi efetivada”, disparou.

O jurídico do SINPOL está à disposição dos policiais associados que queiram interpelar o Estado, em função da demora das promoções.

As delegacias visitadas, segunda e terça (13 e 14/07), foram: Decav – Centro, Deam –  Centro,  ICCE – Centro, Cidpol – Cidade Da Polícia,  21ª DP –  Bonsucesso, 37ª DP – Ilha Do Governador, Dairj (Aeroporto), 22ª DP Penha, 6ªDP – Cidade Nova e Acadepol. Terça-feira: 9ª DP Catete, 10ª DP Botafogo, 12ª DP Copacabana, 13ª DP Copacabana, Delegacia do Idoso, DAS, DEAT, 14ª DP Leblon, 11ª DP Rocinha, 16ª DP Barra / Perícia, Divisão de Homicídios (DH), 32ª DP Jacarepaguá, 41ª DP Tanque /DEAM e 28ª DP Campinho. Em dois dias, o SINPOL esteve em 30 delegacias.

Compuseram as equipes os policiais e diretores, Pedro Jesuíno e Denilson, além dos colaboradores,Berenaldo Lopes, Geordane Souza, Cláudio José (assessoria de imprensa) e o motorista Celso.

 

Na 21ª DP, o diretor e inspetor Denilson (E) com o inspetor Marcelinho (D)  que reclamou das promoções

 

Na DAS, o inspetor e diretor Gesuíno (Centro) com os policiais, Marcelo (D) e Wálter (E)

Sem atendentes, no balcão da delegacia, a parte tem que aguardar na 37ª DP Ilha do Governador

Na DAS, Leblon, a maioria se queixou da demora nas promoções


Na 32ª DP Jacarepaguá, apenas flagrantes ou casos graves são registrados presencialmente

Na delegacia da Ilha do Governador, a parte tem que acionar um interfone para ser atendido