• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

22/07/2020 - SEM PESSOAL, DELEGACIAS DE NITERÓI E SÃO GONÇALO ESTÃO SEM MANUTENÇÃO

DELEGACIAS ABANDONADAS E SEM PESSOAL EM NITERÓI E SÃO GONÇALO

O SINPOL esteve visitando as delegacias de Niterói e São Gonçalo e constatou o abandono de alguma delas. Falta efetivo e manutenção na maioria delas. A promessa de reformar as delegacias, com o orçamento da própria PCERJ, não foi cumprida pela secretaria de Polícia Civil – Sepol. O concurso para 864 vagas também foi suspenso pelo governador Witzel para cumprir o pacto fiscal com o Governo Federal que impõe ao estado endividado não fazer novas despesas com contratação de pessoal. Porém, a Acadepol acredita que a suspensão do concurso é passageira, diante da necessidade urgente de preencher as vagas existentes. Desde o governo Cabral que o SINPOL vem cobrando insistentemente a abertura de concursos. Pauta nesse sentido o então chefe de polícia, Marcus Vinícius, recebeu do SINPOL em janeiro de 2019.

O SINPOL esteve nas seguintes delegacias, ouvindo os agentes e distribuindo o jornal: 76ª DP Niterói – Centro, DEAM Centro NI, DPCA – NI, 79ªDP Jurujuba, 77ª DP Icaraí, Homicídios NI, Perícia NI, Perícia/IML São Gonçalo, 75ª DP Rio do Ouro, 74ª DP Alcântara, 72ª DP São Gonçalo – Centro, DEAM-SG, e 73ª DP Neves.

 

Na 72ª DP Centro SG, o inspetor João espera que o estado não retire o triênio do policial como ameaça fazer. “Já que estamos sem reajuste, ao menos o estado mantenha o triênio e gratificações, disse. É um absurdo, em plena pandemia, vivermos este momento de insegurança tanto administrativa, quanto de saúde do servidor” – concluiu o inspetor, que recebeu a equipe no plantão da delegacia.

Rio do Ouro, na idade da pedra

Outra delegacia que continua com os mesmos problemas é a 75ª DP Rio do Ouro. Instalada numa casa alugada, há anos que o prédio precisa de restauração e reformas urgentes. É a única delegacia que ainda não é Legal no estado. “O Ar condicionado da recepção está quebrado e tomado pelo mofo desde 2012”, informou um agente que prefere ficar no anonimato. “Os pequenos reparos que se consegue fazer é com a ajuda de comerciantes e empresas da região. Essas empresas até prometeram a construção de uma nova Delegacia Legal, entretanto, o estado ainda não se pronunciou” – diz outro agente.

Na DPCA de Niterói, a maioria das salas continua fechadas, e apenas o plantão funciona. O Balcão da delegacia abandonado, sem ninguém para atender a parte que chega com alguma queixa. O elevador está quebrado por falta de manutenção da empresa terceirizada que, sem receber do governo, deixou de fornecer pessoal de manutenção, atendimento e limpeza.

Já na Delegacia de Neves (73ª DP), motos apreendidas se acumulam na entrada da unidade, atrapalhando a entrada das pessoas que procuram à distrital, além de estarem ao relento, prejudicando a conservação dos veículos.

A equipe que visitou às DPs estava formada por: Inspetor Denilson, Berenaldo (colaborador), Cláudio José (assessoria) e motorista, Celso.

 

Perícia e IML SG receberam a visita do SINPOL. Na foto, Berenaldo (E) e Denilson

Delegacia de Rio do Ouro precisa de reformas urgentes

Motos recuperadas se acumulam na frente da Delegacia de Neves

Na DPCA de Niterói, não há ninguém para atender no balcão. Diretor Denilson, do SINPOL, aguarda 

Elevador da DPCA e DEAM parado no prédio da 76ª DP Niterói - Centro

O inspetor João (E), recebe o diretor e inspetor Denilson, na 72ª DP São Gonçalo- Centro

Com baixo efetivo, DEAM São Gonçalo, só atende casos graves