• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30/09/2020 - SINPOL VISITA DELEGACIAS, DISTRIBUÍ JORNAL E CONSTATA FALTA DE EFETIVO

SINPOL visita delegacias no Dia do Policial  e constata falta de efetivo

No Dia do Policial Civil, 29 de setembro, o SINPOL visitou oito delegacias. Distribuiu a última edição do jornal do Sindicato e conversou com os policiais.  À frente da equipe, o inspetor Denílson junto com o colaborador, Berenaldo Lopes e Cláudio José, da Assessoria de Imprensa. Na avaliação dos policiais ouvidos pelo SINPOL, o problema maior é a falta de efetivo – sendo que aproximadamente 30%, já estão na fase de se aposentar. O SINPOL tem cobrado do governo a da secretaria de Polícia Civil (SEPOL) abertura de concurso urgente para preencher as vagas existentes. Atualmente a corporação tem pouco mais de 8 mil policiais, enquanto a Lei 699/83 prevê um contingente de 23 mil policiais civis em todo estado. O concurso de 2020, com 864 vagas, foi interrompido devido à pandemia do Coronavírus e ao pacto fiscal com a União, que não permite gerar novas despesas com pessoal.

Os policiais também se queixaram da falta de um plano de saúde pago pelo estado, em consequência da policlínica do Estácio não ter emergência e nem internações, apenas atendimento ambulatorial.

As delegacias visitadas foram: 17ª DP São Cristóvão, 19ª DP Tijuca, 20ª DP Grajaú, 21ª DP Bonsucesso, 23ª DP Méier, 24ª DP Piedade, 25ª DP Engenho Novo e 26ª DP Todos os Santos. Motorista da equipe: Celso Rocha.

 

 

      O inspetor Assis (E) com o diretor do SINPOL, Leonardo Mota (sentado) e inspetor, Denílson, na 23ªDP

         O inspetor Denílson (SINPOL) com o inspetor Francisco (E - de azul) do plantão da 26ª DP Todos os Santos

        O inspetor, Leonardo Mota (E) e inspetor, Denílson (SINPOL), mostram (acima) que o Judiciário abre meio expediente, enquanto os policiais civis estão à disposição da população 24h p/dia


 

29/09/2020 - 29 DE SETEMBRO - DIA DO POLICIAL CIVIL! O SINPOL HOMENAGEIA TODOS OS POLICIAIS CIVIS

              A DIRETORIA DO SINPOL SAÚDA O POLICIAL EM SEU DIA

Enquanto muitos órgãos públicos como Fóruns, Ministério Público, Defensoria Pública, funcionam meio expediente, em horário reduzido, a Polícia Civil está aberta 24 horas atendendo as demandas da população carioca e fluminense. No Dia do Policial Civil, 29 de Setembro, o SINPOL saúda todos os policiais civis que, apesar de todas as dificuldades, com baixo efetivo e falta de estrutura adequada, ainda conseguem realizar um bom trabalho em defesa da sociedade. Esses bravos guerreiros merecem todas as homenagens!

                                Salve o Policial Civil do Estado do Rio de Janeiro!

29 de Setembro! DIA DO POLICIAL CIVIL


28/09/2020 - RIO TEM PIOR ÍNDICE DE APURAÇÃO E SOLUÇÃO DE HOMICÍDIOS

Rio tem pior taxa de solução de homicídios

O Rio de Janeiro é o estado que menos solucionou homicídios no país. Os dados são do estudo "Onde Mora a Impunidade” feito pelo Instituto Sou da Paz e divulgado hoje pelo jornal O Globo. O estado solucionou apenas 11% dos casos de assassinatos denunciados pelo Ministério Público. O Distrito Federal apresentou os melhores dados, com 92% dos casos resolvidos, seguido de Mato Grosso do Sul (67%) e Santa Catarina (63%).

Na avaliação do SINPOL, o baixo índice de apuração e solução dos crimes deve-se ao efetivo pequeno, que o Sindicato, há anos, vem batendo na mesma tecla, para que o governo promova concursos regulares na Polícia Civil. O efetivo atual é de 8.830 policiais enquanto a lei 699/83 o efetivo era de 23 mil policiais civis. O último concurso foi em 2018.

Segundo o presidente do SINPOL, Fernando Bandeira, o baixo efetivo prejudica a investigação e apuração de homicídios, entre outros crimes. Ainda assim, de acordo com o sindicalista, a Polícia Civil consegue fazer um bom trabalho desarticulando quadrilha de milicianos e apreendendo drogas e traficantes.

Uma reunião com o secretário de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, já foi pedida pelo SINPOL a fim de tratar da contratação urgente de policiais por concurso público. Ofícios enviados pelo Sindicato ao governo do Estado e à secretaria de Polícia Civil solicitam a contratação de aposentados para os serviços internos, enquanto não se faz concurso para as vagas existentes. O concurso deste ano com 864 vagas foi suspenso devido à pandemia do Coronavírus e ao pacto fiscal com a União, que impedia novas contratações em função da dívida do estado com o governo federal.

                                                      Novo secretário da Polícia Civil, Allan Turnowski, já foi chefe da corporação em 2010/2011

24/09/2020 - ESTADO - SALÁRIO DE NOVEMBRO GARANTIDO

ESTADO: SALÁRIO DE NOVEMBRO GARANTIDO

Antes sem previsão, agora é certo: o pagamento em dia do salário de novembro do funcionalismo estadual está garantido. Fontes do alto escalão do Palácio Guanabara asseguram que já há recursos necessários para quitar essa folha — no valor líquido (sem os encargos) de R$ 1,8 bilhão. Com isso, o depósito será feito até o 10º dia útil de dezembro (dia 14), como prevê o calendário oficial.

Há ainda possibilidade de antecipação do crédito diante do que o governador em exercício, Cláudio Castro, já sinalizou: servidores ativos, inativos e pensionistas receberam os vencimentos de agosto no dia 12 (um sábado) e não em 15 de setembro (quando caiu o 10º dia útil).

Décimo terceiro é desafio para fechar o ano
Apesar de oficialmente Cláudio Castro e a Secretaria de Fazenda ainda não cravarem a informação —, nos bastidores o pagamento da folha de novembro é mais do que uma certeza. Assim, fica sendo o décimo terceiro salário o grande desafio para o estado fechar o ano.

Por enquanto, não há arrecadação suficiente para quitar a gratificação natalina. No entanto, fontes da coluna ressaltam que o Executivo estuda medidas para conseguir a receita necessária. Entre elas, a cobrança de grandes dívidas tributárias — na prática, débitos que empresas têm com o Rio.
Para que essa iniciativa vingue ainda faltam algumas burocracias, mas há planos de tirar esse projeto do papel em breve.

Fonte: Economia – O DIA

 

23/09/2020 - ENTREVISTA PEDRO JESUÍNO - UMA LENDA NA ACADEPOL

ENTREVISTA PEDRO JESUÍNO - EX-INSTRUTOR DE TIRO DA ACADEPOL  E DIRETOR DO SINPOL                                                             


O inspetor, Pedro Jesuíno, 84 anos, diretor do SINPOL, que integra a diretoria do Sindicato desde 2018, conversou com o jornal do SINPOL e contou um pouco da sua trajetória.

(JS) Nome: Pedro Jesuíno Ferreira

(JS) Quando o senhor nasceu?

– 18 de agosto de 1936

(JS) Em que época entrou para o Estado?

– Entrei em agosto de 1965, quando fui nomeado agente  penitenciário.

(JS) Foi agente penitenciário até quando e qual concurso fez depois?

– Fui agente penitenciário até fevereiro de 1969. Mas antes, em 1967, prestei concurso para segurança da Assembleia Legislativa do antigo Estado da Guanabara, juntamente com o companheiro, Fernando Bandeira, atual presidente do SINPOL. Fui classificado  na 108ª colocação e só tinha 40 vagas. Fiquei no grupo de excedentes.

(JS) Quando o senhor entrou para a Polícia Civil?

– Em 1969 fui nomeado Guarda Civil, dentro da estrutura da secretaria de Segurança do Estado da Guanabara, que aproveitou os excedentes  do concurso da Assembléia Legislativa. Em seguida, o cargo de guarda civil foi transformado em Agente de Polícia Judiciária (APJ). E mais à frente transformado em detetive e depois, detetive-Inspetor.

(JS) Em que setores da Polícia Civil o senhor trabalhou?

– Trabalhei na permanência da Academia de Polícia por três meses. Logo em seguida, fui convidado a trabalhar na Seção de Armamento e Tiro (Semat), como auxiliar de instrução. Dois anos depois passei a instrutor de tiro da Acadepol, onde fiquei até me aposentar como detetive-inspetor, em 1993.

Como surgiu a oportunidade de integrar a diretoria do SINPOL?

– Em 2018, fui convidado para fazer parte da diretoria do sindicato pelo presidente, Fernando Bandeira. Desde então, venho colaborando com o SINPOL, tirando plantões na sede do SINPOL (Rua Riachuelo nº 191-Térreo), e saindo com a equipe para distribuir o jornal da categoria nas delegacias policiais da capital, Baixada Fluminense e interior do estado.

Fora a atividade sindical o senhor tem outra atividade ou hobby?

– desde os 21 anos pratico dança de salão. O que mantém minha longevidade, pois já tenho 83 anos. Nos dias de folga me dedico a dançar. Porém, com a pandemia do coronavírus as atividades de proximidade foram suspensas. Nos clubes por onde passei, sou considerado um bom dançarino. E agradeço as principais parceiras de dança: Ângela, Geisy, Rosângela,Beth, Nádia, Lúcia, Sônia, Letícia, Tininha, entre outras parceiras, que me ajudaram nessa atividade prazerosa e saudável.

 

1983 - Stand do Caju: (E) os detetives, Pedro Jesuíno, Válter Araújo, Nery Vieira (de Pé).                      Delegado, Nelson Pereira e inspetor, José Carlos Machado (Embaixo)
 

 

 

 

22/09/2020 - JORNAL DO SINPOL COMEÇA A SER DISTRIBUÍDO NAS DELEGACIAS

EQUIPE DISTRIBUÍ ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO SINPOL

A equipe do SINPOL está percorrendo as delegacias, conversando com os policiais e distribuindo a última edição do jornal do SINPOL. Nos últimos três dias esteve nos seguintes órgãos: SEPOL (Secretaria de Polícia Civil), Museu da Polícia, 5ª DP Gomes Freire, 4ª DP Presidente Vargas, DPCA, DCAV, Perícia Pç. Tiradentes, DEAM Centro, 1ª DP Central do Brasil, 18ª DP Praça da Bandeira, G2 Abastecimento, Policlínica da PCERJ, 6ª DP Cidade Nova, IFP Felix Pacheco, Acadepol, 7ª DP Santa Teresa (Sexta – 18/09). Na segunda (21/09) a equipe visitou as seguintes DPs: 9ª DP Catete, 10ª DP Botafogo, 12ª DP Copacabana, 13ª DP Ipanema, 14ª DP Leblon, DEAT Atendimento ao Turista, DAS – Divisão Antisequestro e 15ª DP Gávea. E nesta terça, a turma do SINPOL, com o inspetor Denilson, Cláudio José (Assessoria de Imprensa) e Berenaldo Lopes (Apoio Sindical), estiveram na Cidade da Polícia, percorrendo as 14 delegacias especializadas, vinculadas ao Departamento de Polícia Especializada, mais a Polinter e a CORE.

Os policiais se mostraram interessados na ação da GEAT, que tramita na 9ª Vara de Fazenda Pública e está em fase de conclusão, beneficiando cerca de 600 policiais, com valores a receber entre R$ 10 e R$ 50 mil.

                                              Inspetor Denílson na DP de Copacabana

                                 Geordane Souza na Delegacia de Atendimento ao Turista - DEAT

Denilson e Geordane em frente a fachada mal conservada da 15ª DP Gávea


 

21/09/2020 - NOVO SECRETÁRIO DE POLÍCIA CIVIL DO RIO MUDA TITULARES DE 68 UNIDADES

Novo secretário de Polícia Civil do Rio muda titulares de 68 unidades

Dando seguimento ao processo de mudanças no comando de unidades da Polícia Civil, o novo secretário estadual da pasta, o delegado Allan Turnowski, mudou a titularidade de 68 delegacias e departamentos. Ele disse que as mudanças, feitas pelos subsecretários e diretores de departamentos escolhidos por ele, seguem critérios técnicos e de produtividade e que vai cobrar isso deles e dos novos titulares das unidades.

 

— Da mesma forma que escolhi os meus subsecretários e diretores de departamentos, não interferi nas substituições que eles vêm fazendo. Eles sabem que exigirei deles a produtividade. É natural que eles escolham pessoas de confiança e que assumam esse compromisso com eles. A Polícia Civil faz mudanças para buscar os melhores resultados para a população. Este foi o recado que dei nas reuniões que tive com eles — diz Turnowski.

 

Entre as mudanças estão a delegada Bárbara Lomba, que depois de comandar a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, passou um breve tempo na 11 DP (Rocinha) e agora foi deslocada para a 54 DP (Belford Roxo); e o delegado Moysés Santana, que assumiu a titularidade da Delegacia de Homicídios da Capital.

 

Veja as mudanças:

 

1.       Ricardo Luiz de Rezende Carraretto vai assumir a Delegacia Fazendária;

 

2.       Márcia Noeli Barretofoi designada para assumir a titularidade da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi);

 

3.       Allan Duarte Lacerda deixa a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo para assumir a 72ª DP (Mutuá);

 

4.       Daniel Freitas da Rosa deixou a DHC e vai assumir a titularidade da 15ª DP (Gávea), no lugar da delegada Monique Vidal, que foi dispensada;

 

5.       Moysés Santana Gomes, que era o titular da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, assume a Delegacia de Homicídio da Capital;

 

6.       Vinícius Ferreira Domingos assumir a titularidade da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC);

 

7.       Mauro César da Silva Junior vai assumir a Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter);

 

8.       André Luiz de Souza Neves assume como delegado titular da Delegacia do Consumidor (Decon);

 

9.       Mário Jorge Ribeiro de Andrade assumir a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA);

 

10.   Pedro Bittencourt Brasil de Araújo foi designado para assumir a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA);

 

11.   Fábio Asty Dantas assume Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Niterói;

 

12.   Luiz Lima Ramos Filho vai ficar com a titularidade da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Decav);

 

13.   Vinícius Miranda de Moraes ficará com a titularidade da 48ª DP (Seropédica);

 

14.   Celso Gustavo Castello Ribeiro assume a 52ª DP (Nova Iguaçu);

 

15.   Juliana Emerique de Amorim Coutinho é a nova delegada titular da 53ª DP (Mesquita);

 

16.   Bárbara Lomba Bueno deixou a 11ª DP para assumir a 54 DP (Belford Roxo);

 

17.   José Mário Salomão Omena assume a 56ª DP (Comendador Soares);

 

18.   Willians Batista de Souza passa a ser o novo delegado titular da 58 DP (Posse);

 

19.   André Barbosa Morais é o novo delegado titular da 59ª DP (Duque de Caxias);

 

20.   Paulo Roberto Lima de Freitas passa a ser o novo delegado titular da 60ª DP (Campos Elíseos);

 

21.   Flávio Ferreira Rodrigues assume a titularidade da 63ª DP Japeri (Japeri);

 

22.   Evaristo Pontes de Magalhães assume a titularidade da 64ªDP (Vilar dos Teles);

 

23.   Isabelle Conti de Almeida é a nova titular da 67 DP (Guapimirim).

 

24.   Túlio Antônio Pelosi é o novo titular da 6 DP (Cidade Nova);

 

25.   Fábio Oliveira Barucke, que foi o subchefe operacional na gestão do então chefe de polícia Marcus Vinícius Braga, vai assumir a 7ª DP (Santa Teresa);

 

26.   Carlos Alberto Meirelles de Abreu Filho assumir a titularidade da 9ª DP (Catete);

 

27.   Flávia Góes Monteiro Romero de Barros ficará como titular da 11ª DP (Rocinha);

 

28.   Bianca Rodrigues Xavier Lima de Vasconcelos assume a titularidade da 12ª DP (Copacabana);

 

29.   Felipe Santoro da Silva ficará como titular da 13ª DP (Ipanema);

 

30.   Natacha Alves de Oliveira ficará como titular da 14ª DP (Leblon);

 

31.   Edson Henrique Damasceno assume como delegado titular da 16ª DP (Barra da Tijuca);

 

32.   Márcio Esteves de Jesus assume a titularidade da 17ª DP (São Cristóvão);

 

33.   Leandro Gontijo de Siqueira Alves é o novo titular da 18ª DP (Praça da Bandeira);

 

34.   Gabriel Ferrando de Almeida deixa a 79ª DP (Jurujuba) e assume a 19ª DP (Tijuca);

 

35.   Cristiano do Vale Maia passa a ser novo delegado titular da 20ª DP (Vila Isabel);

 

36.   Tiago Venturini Antunes assumir a titularidade da 24ª DP (Piedade);

 

37.   Renato dos Santos Mariano assume como delegado titular da 25ª DP (Engenho Novo);

 

38.   Delegado Tiago Dorigo fica com a titularidade da 26ª DP (Todos os Santos);

 

39.   Renato Bezerra Carvalho é o novo delegado titular da 27ª DP (Vicente de Carvalho);

 

40.   Antônio Ricardo Lima Nunes, ex-diretor da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, passa para a titularidade da 28ª DP (Campinhos);

 

41.   Alessandro Petralanda Santos fica como titular da 32ª DP (Jacarepaguá);

 

42.   João Luiz Garcia de Almeida Costa é o novo titular da 34ª DP (Bangu);

 

43.   Marcos André Buss assume a titularidade da 36 DP (Santa Cruz);

 

44.   Márcia Helena Julião passa a ser a titular da 41ª DP (Tanque);

 

45.   Alan luxardo passa a ser o titular da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes);

 

46.   Marcos Célio Vieira Peralta assume a diretoria do 4º Departamento de Polícia de Área (Niterói);

 

47.   José Pedro Costa da Silva ficará como diretor do quinto Departamento de Polícia de Área;

 

48.   Alexandre Ziehe assume a diretoria do 7º Departamento de Polícia de Área;

 

49.   Carina da Silva Bastos ficará com o delegado titular da 73ªDP (Neves);

 

50.   Lauro César Lethier será o titular da 74ª DP (Alcântara);

 

51.   Cláudio Vieira de Campos é o novo delegado titular da 75ª DP (Rio do Ouro);

 

52.   Luiz Henrique Marques Pereira é o novo delegado da 76ª DP (Centro de Niterói)

 

53.   Cláudio Otero Ascoli é o novo delegado titular da 77ªDP (Icaraí)

 

54.   Geraldo Assed Estefan assumir a titularidade da 78ª DP (Fonseca)

 

55.   Delmir da Silva Gouveia passa a ser o novo delegado titular da 79ª DP (Jurujuba)

 

56.   Raíssa Maria dos Santos Celles é agora a nova titular da 81ª DP (Itaipú)

 

57.   Luiz Jorge Rodrigues da Silva assumir a titularidade da 99ª DP (Itatiaia)

 

58.   Victor Arthur Tuttman Diegues é um novo delegado da 100ª DP (Porto Real)

 

59.   Aloysio Berardo Falcão de Paula Lopes é o novo titular da 110ª DP (Teresópolis)

 

60.   Renato José Mascarenhas Perez assumiu a118ª DP (Araruama)

 

61.   Camila Meirelles pegorim assumiu a titularidade da 120ª DP (Silva Jardim)

 

62.   Ivailson Moreira Sardinha assumiu a titularidade da 121ª DP (Casemiro de Abreu)

 

63.   Rodrigo Bichara Moreira assume a 127ªDP (Armação de Búzios)

 

64.   Mário César Monerat assumiu a titularidade da 158ª DP (Bom Jardim)

 

65.   Sérgio Elias Santana é o novo titular da 122ª DP (Conceição de Macabu)

 

66.   Márcio Caldas Dias Mello assumiu a 123ª DP (Macaé)

 

67.   O delegado André Luiz Salvador Bueno assumiu a 124ª DP (Saquarema)

 

68.   Carlos Eduardo Pereira Almeida é um novo delegado da 126ª DP (Cabo Frio)

 

18/09/2020 - EXTINÇÃO DO TRIÊNIO PREOCUPA POLICIAIS

      Extinção do triênio preocupa policiais     

 Foto Agência O DIA
O Deputado Rodrigo Maia (DEM) apóia a Reforma Administrativa do governo  

A extinção do triênio e da licença-prêmio, entre outros adicionais, causa preocupação aos servidores, principalmente aos policiais, com a tramitação da Reforma Administrativa no Congresso Nacional que acaba com esses benefícios. Pelas novas regras, a reforma afetará todos os entes da federação, entretanto, as propostas atingirão os novos servidores. Os que já estão não serão afetados. Mesmo assim, as categorias de servidores criticam a proposta por considerarem que a reforma vai precarizar o setor público, criando desestímulo para o ingresso na administração pública. A proposta da PEC 32 reestrutura o RH de todo o país. Se aprovada no Congresso, o Estado do Rio terá que extinguir todos os adicionais.

As mudanças nas regras do funcionalismo público atingirão todos os entes da Federação e entrará em vigor a partir da aprovação pelo Congresso Nacional.  Apesar da reforma tirar alguns benefícios, ela não atinge o pagamento do adicional por tempo de serviço – congelado no estado – em razão da recuperação fiscal do Rio, sendo que o Estatuto do Servidor do RJ prevê essas garantias.

SINPOL lutará pelos direitos dos novos policiais

De acordo com analistas do Ministério da Economia, se a PEC for aprovada, estados e municípios não precisarão enviar projetos às suas assembleias legislativas, objetivando acabar com os benefícios. “Não há obrigação de que estados e municípios tratem do assunto. Havendo a regulamentação, os atuais servidores manterão o direito de percepção. Os futuros servidores, por outro lado, não poderão receber esses adicionais, por vedação constitucional” – diz o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que apóia a Reforma Administrativa do governo.

O SINPOL  está procurando a bancada dos partidos de oposição, na Câmara Federal, a fim de evitar que a proposta seja aprovada como está. E não medirá esforços para que, judicialmente, os novos policiais civis tenham os mesmos benefícios que os atuais servidores do estado.


17/09/2020 - SINPOL VAI AO PALÁCIO GUANABARA ENTREGAR OFÍCIO AO GOVERNADOR - APROVEITAMENTO DOS APOSENTADOS

SINPOL entrega no Palácio Guanabara ofício ao governador – aproveitamento dos aposentados

Desde 2018, o SINPOL vem cobrando do governo o aproveitamento dos policiais aposentados em serviços internos. As Forças Armadas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão contratando os militares aposentados em serviços remunerados, como por exemplo, o monitoramento eletrônico de ambientes ou para serviços burocráticos. O SINPOL encaminhou ofício ao governador Cláudio Castro e ao secretário da Polícia Civil, Allan Turnowski, o aproveitamento dos aposentados da polícia Civil. A medida visa minimizar a crise de falta de efetivo da corporação que hoje tem 8.830 policiais civis, enquanto a Lei 699/83 previa um efetivo de 23 mil policiais em todo estado. 

Abaixo, o documento protocolado no Palácio Guanabara.

 

15/09/2020 - CLAUDIO CASTRO MUDA O COMANDO DA POLICIA CIVIL

Allan Turnowski, que já foi chefe da Polícia Civil de 2010 e 2011, será o novo Secretário da pasta. O governador em exercício também fez mudanças no Gabinete de Segurança Institucional, na Procuradoria-Geral, na Controladoria Geral do Estado e na Secretaria de Educação.

A direção do SINPOL deseja toda sorte e sabedoria ao novo secretário na condução da Polícia Civil. O Sindicato solicitará o mais rápido possível uma audiência com Allan Turnowski para apresentar a pauta de reivindicações dos Policiais e se colocar a disposição, para a construção de uma secretaria focada no diálogo e no relacionamento claro com os policiais.

Allan Turnowski - Secretaria de Polícia Civil


14/09/2020 - SINPOL COBRA DIGNIDADE NO PAGAMENTO DO TIQUETE ALIMENTAÇÃO

Banner do SINPOL colocado em frente a Secretaria da Polícia Civil, na Av. Gomes Freire cobrando dignidade no valor do benefício alimentação para os Policiais. Enquanto o Judiciário ganha R$ 2.271,00 os Policiais Civis do Rio de Janeiro ganham apenas R$ 220,00/mês. 
Além disso o SINPOL cobra o reajuste no valor do vale transporte, que hoje, é de apenas 100 reais/mês.

08/09/2020 - JURÍDICO DO SINPOL À DISPOSIÇÃO DO ASSOCIADO

JURÍDICO DO SINPOL À DISPOSIÇÃO DO ASSOCIADO

 

O Departamento Jurídico do SINPOL está à disposição do associado as terças e quintas, das 10h às 15h, na Rua Riachuelo nº 191 – A (Térreo). É preciso agendar antes uma consulta com o advogado, Dr.Daniel Rodrigues, no Tel: 2224-9571. E não apenas demandas contra o Estado, mas, sobretudo, causas pessoais que o SINPOL defende como: exoneração de pensão alimentícia, aposentadoria, atualização de pensões e gratificações, Juizado Especial Cível, Criminal e Defesa do Consumidor, cobranças indevidas, entre outros. Atualmente, 68 processos estão em andamento.

Se você não é associado, associe-se ao SINPOL, e faça parte de ações que estão em fase de conclusão, como a da GEAT, com valores importantes a receber. Dúvidas sobre seus direitos? Procure o Jurídico do SINPOL!

04/09/2020 - CAFÉ DA MANHÃ SERÁ 11 DE DEZEMBRO, NA ACM LAPA - INSCRIÇÕES ABERTAS EM NOVEMBRO

Café da manhã – dia 11 de dezembro – Sexta                                                              - -                                           

Inscrições de 3/11 a 4 de dezembro 

O tradicional Café da Manhã dos associados do SINPOL este ano será realizado dia 11 de dezembro, na ACM Lapa, às 8h, respeitando todos os protocolos de distanciamento social em função da Covid-19. A ACM fica na Rua da Lapa nº 86. Quem quiser participar, deve ligar para o SINPOL e se inscrever, do dia 3 a 30 de novembro. Ou comparecer pessoalmente ao Sindicato neste período: Rua Riachuelo nº191 – Centro. O evento acontece todos os anos e é destinado aos policiais associados da ativa, aposentados e pensionistas. No ato da inscrição é preciso fornecer o número de dependentes que irão participar da confraternização. Na ocasião serão entregues as cestas de Natal e brindes serão sorteados entre os participantes.                                                                                        Os telefones para fazer a inscrição são: 2224-9571 / 2507-0757 (das 10h às 15h) ou pelo email: atendimento @sinpol.org.br


Ano passado, café da manhã reforçado para associados e familiares

 

31/08/2020 - CONSIGNADO É SUSPENSO POR 4 MESES EM TODO PAÍS

      Consignado é suspenso por quatro meses

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou (Dia 20/08) que os bancos suspendam o débito em folha dos empréstimos consignados tomados por aposentados, do INSS ou servidores públicos, por quatro meses. A decisão já está em vigor e vale para todo o Brasil.

O juiz Renato Coelho Borelli, da Justiça Federal da 1.ª Região do DF, diz em seu despacho que a liberação de cerca de R$3,2 trilhões pelo Banco Central, “não chegou, em sua grande totalidade, às mãos daqueles atingidos pela pandemia”.

A determinação atende a um pedido feito em ação popular pelo advogado Márcio Casado. A ação requer que os bancos repassem aos correntistas e tomadores de empréstimos as medidas tomadas pelo BC para injetar recursos no sistema financeiro e que fazem parte de um conjunto de ações adotadas para minimizar os efeitos da Covid-19 na economia.

Bancos não repassam R$ 3,2 trilhões a aposentados e correntistas

Na ação popular, o advogado cita, com base nas informações do BC, que a instituição injetou R$ 3,2 trilhões nos bancos, que, por sua vez, não teriam repassado as mesmas vantagens a empresas e aposentados e pensionistas. “É um escândalo que esse dinheiro não chegue no setor produtivo, no aposentado, no grande e pequeno empresário”, disse Casado.

Segundo o advogado, a decisão beneficia diretamente pelo menos 62 milhões de pessoas, entre aposentados, correntistas e donos de empresas.

A ação popular justifica que as dívidas dos aposentados brasileiros chegam a R$ 138 bilhões, com descontos mensais de R$ 1,1 bilhão. “Isso justificaria a suspensão dos descontos efetuados em suas aposentadorias.”

A ação tem como réus a União, o Banco Central e o presidente da instituição, Roberto Campos Neto. O BC foi procurado para comentar a decisão, mas não se manifestou.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou, em nota, que a decisão vai causar insegurança jurídica e um quadro maior de incertezas, “o que prejudicará os próprios aposentados”. Segundo a entidade, a carteira de crédito do consignado do INSS é de R$ 142 bilhões.

Márcio casado, autor da ação popular







 

27/08/2020 - SINPOL CONVOCA ASSOCIADOS PARA GEAT

 SINPOL convoca associados para GEAT

A GEAT está em fase de conclusão para pagamento. Todos os cálculos já foram feitos para o recebimento da gratificação. De acordo com o perito-contador, contratado pelo SINPOL, os valores a receber variam de R$ 10 mil a R$ 50 mil para mais de 600 associados inclusos na ação. Todos os policiais associados aposentados têm direito a receber a gratificação, no período que ela esteve em vigor: entre maio de 2000 a junho de 2002. O juiz da 9ª Vara de Fazenda Pública – onde corre o processo – determinou que o perito judicial confirmasse os cálculos já realizados pelo SINPOL. Este perito, já informou ao Sindicato, que o custo para o cálculo oficial de cada associado ficará em R$ 210,00 por pessoa. Com o objetivo de validar o recebimento da gratificação, compareça ao Sindicato (Rua Riachuelo nº 191 A – Térreo). A GEAT deixou de ser paga no governo Garotinho com a implantação do Plano de Cargos e Salários, chamado “Casas Bahia”.     

Associado terá que pagar R$ 210 para perito oficial

Uma luta que o SINPOL trava na Justiça há anos está prestes a chegar ao fim. Portanto, todos os policiais que participam do processo devem pagar a quantia de R$ 210,00, para que os cálculos sejam juntados aos autos, aguardando a conclusão do juiz em favor dos associados ou seus representantes. Uma força tarefa foi montada no SINPOL para atender os associados, que devem agendar na secretaria, um horário para ser recebido pelo advogado, Dr.Daniel Rodrigues -  as terças ou quintas-feiras, das 10h às 15h.                                  No ato do atendimento, será expedida a guia de pagamento de R$ 210,00 do perito oficial nomeado pela Justiça. O SINPOL já patrocinou os cálculos do perito contábil, no valor de R$ 12 mil. Agora, por determinação judicial, esses cálculos precisam ser confirmados para que os interessados na ação recebam a gratificação com juros e correção monetária. Para ser atendido pelo nosso jurídico, ligue 2224-9571.

 

14/08/2020 - POLICIAIS DO INTERIOR RECLAMAM DO ABANDONO DO ESTADO - EFETIVO CRÍTICO


INTERIOR SOFRE COM A CRISE DE EFETIVO POLICIAL

O SINPOL fez ontem, dia 13/08, uma de suas melhores visitas às delegacias do estado. Foi em municípios que, pela primeira vez, receberam a visita do SINPOL como Búzios, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim, por exemplo. Na oportunidade, o jornal do SINPOL foi distribuído. Na 127ª DP Búzios, O SINPOL foi recebido pelo inspetor, Roberto Medina. Ele se queixou que o estado não paga a diária para o policial que mora no Rio e trabalha na Região dos Lagos, prevista no estatuto da Polícia Civil. Medina disse que só de passagem gasta cerca de R$ 100,00 ida e volta, para tirar um plantão. Outra reclamação dos policiais é o critério de promoção. De acordo com o inspetor Medina, que tem 31 anos de Polícia Civil, depois de décadas de trabalho é que ele passou de inspetor de 4ª classe para inspetor de 3ª classe.

Promoção na Civil tinha que ser automática a cada cinco anos

Ele lembra que apadrinhados de delegados que recebem elogios e fazem cursos on-line, com apenas 14 anos de polícia, chegam a comissário. Medina defendeu que a promoção por merecimento do jeito que está tem que acabar. “Esse critério do governo não é justo com os mais antigos” – disparou o inspetor, Roberto Medina. “Tinha que ser como na Polícia Militar: Há cada cinco anos o policial é promovido automaticamente” – diz o inspetor da Delegacia de Búzios.

                      “Sem o RAS perdemos dinheiro” – diz policial do interior

Já na Delegacia de Casimiro de Abreu (121ª DP), os policiais disseram que o interior está largado. “Ninguém olha para nós – diz o plantonista, Matheus – que foi vigilante e lembrou as greves da categoria, tendo à frente o Bandeira, presidente do SINPOL.

De acordo com o policial, a falta de efetivo é crítica e o estado ainda suspendeu o concurso em função do coronavírus, conta. Têm delegacias que operam com apenas um policial de plantão, dispara Matheus. O inspetor disse que nem reclama de salário diante dessa pandemia da Covid-19. Mas se queixou da diminuição do RAS imposta pelo governo estadual que faz todos perderem dinheiro, num momento de extrema crise. “Cada RAS de 12 horas vale R$ 444,00 e de 6 horas R$ 222,00 – veja o quanto estamos perdendo com o corte do RAS pela metade? Questionou o inspetor Matheus.

Na delegacia de Silva Jardim (120ª DP), o delegado Alexandre disse que sente também a falta de pessoal, além do problema de estrutura física, na entrada da delegacia, com os ferros da cobertura todos enferrujados. Ele informou à equipe do SINPOL que já comunicou ao DPI (Departamento de polícia do Interior) e à EMOP para que os reparos sejam feitos o mais rápido possível.

A equipe do SINPOL composto pelo inspetor, Pedro Jesuíno, Cláudio José (assessoria de imprensa) Berenaldo Lopes (colaborador) e motorista, Celso, ainda retornaram às delegacias de Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí.





Delegacia de Silva Jardim recebeu pela primeira vez a visita do SINPOL

Delegacia de Silva Jardim precisa de reparos urgentes - telheiro enferrujado


Fotos: Cláudio José e Berenaldo Lopes





09/08/2020 - FELIZ DIA DOS PAIS

Feliz dia à todos os pais Policiais Civis do Rio de Janeiro

07/08/2020 - PAGAMENTO DO ESTADO SAI DIA 15 DE AGOSTO COMO PREVISTO

PAGAMENTO DE SERVIDORES ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS SAI DIA 15 DE AGOSTO

 

Novo secretário de Fazenda, Guilherme Mercês


O pagamento do salário de maio dos servidores, aposentados e pensionistas do estado está garantido para cair nas contas bancárias até o dia 15, 10º dia útil do mês, conforme prevê o calendário oficial do estado. Foi o que confirmou o novo secretário estadual de Fazenda, Guilherme Mercês.

A confirmação dá um alívio aos servidores, que estavam preocupados por conta do recente troca-troca de secretários no governo Witzel.

Mercês contou ao EXTRA que a quitação da folha de maio do funcionalismo era uma dúvida até o fim de semana passado, porque o socorro da União para o Rio de R$ 2,5 bilhões aprovado pelo Senado não vai chegar a tempo do pagamento. O secretário não confirmou se a quitação desse mês pode ser antecipada.

— Quando assumi a secretaria a informação era de que não haveria recurso para pagar o salário. Junto com a equipe técnica, solicitei cinco propostas de soluções. Na madrugada de fim de semana conseguirmos fechar a questão.

 

Witzel sanciona lei que concede pensão especial para herdeiros de servidores mortos por Covid

— A nossa principal missão é honrar o salário dos servidores, estamos investindo fortemente em uma equipe da secretaria formada por servidores do estado. É importante perceber que a expectativa inicial (do repasse da União) iera de R$ 10 bilhões, com R$ 2,5 bi, isso vai nos obrigar a lançar um pacote de medidas necessárias, adicionais, que na semana que vem ou na outra devemos divulgar para equilibrar o caixa — finalizou.

Fonte: Economia do EXTRA

07/08/2020 - OBITUÁRIO: ASSOCIADOS QUE FALECERAM NOS ÚLTIMOS DOIS MESES

Cinco associados faleceram nos últimos dois meses - Junho/Julho:

João Valentim Dantas (Detetive Inspetor),

Carmelino Rangel (Inspetor),

Lecy Vivane (Detetive Inspetor),

Carlos Alberto da Silva (Inspetor),

Alex Vivas da Conceição (Inspetor)

A diretoria do SINPOL se solidariza com os familiares, colocando-se à disposição para quaisquer eventualidades.

 

05/08/2020 - POLICIAIS DA REGIÃO DOS LAGOS NA BRONCA - ESTADO NÃO PAGA TRIÊNIO E NEM PROMOÇÕES

Policiais da Região dos Lagos reclamam falta de pagamentos 

Após um ano, a equipe do SINPOL retornou ontem à Região dos Lagos para conversar com os policiais, ouvir suas queixas e sugestões, além de distribuir a última edição do jornal do SINPOL. Foram visitadas as delegacias de Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Também receberam a visita do SINPOL, a perícia, DPA e IML de Araruama e a Perícia, DEAC e DEAM de Cabo Frio. O delegado Sérgio Caldas, que concedeu entrevista ao jornal e site do SINPOL, e era titular da 126ª DP Cabo Frio, foi transferido para o 7º DPA (Departamento de Policiamento de Área) de Volta Redonda, com a mudança do secretário de Polícia Civil. A equipe estava formada pelo inspetor Denílson, assessor de imprensa, Cláudio José, colaborador, Berenaldo Lopes e motorista, Celso.

Na Delegacia de Saquarema (124ª DP), o inspetor Jair, levantou uma questão que tem preocupado os policiais que já fizeram 60 anos. Ele disse que decretos estaduais e recomendações da OMS e Ministério da Saúde, recomendam que os acima de 60 fiquem em casa durante a pandemia do Coronavírus, visando preservar a saúde dos que estão na terceira idade. Jair citou que professores promotores, juízes e serventuários da Justiça com 60 anos, entre outros trabalhadores da iniciativa privada, trabalham de casa no sistema “Home Oficce ou Remot Work”. Porque nós temos que vir trabalhar, tendo acima de 60? Questionou. “Na mesma situação, estão outros três policiais da DP que estão com 60 ou mais anos” – dispara Jair.

Estado não paga triênio e nem promoção

“Pago um plano de saúde para minha mulher e filho. Não consigo pagar para mim”, diz o inspetor Glayson, que reforça a necessidade do Estado pagar uma boa assistência médica para os policiais e dependentes, já que a policlínica do Estácio, não tem emergência e nem todas as especialidades clínicas. Assim como ele, outros policiais da 118ª DP Araruama fazem coro que um plano de saúde, pago pelo governo, iria vir de encontro às necessidades dos agentes que têm o orçamento impactado com assistência médica particular.

Quanto ao triênio, que o estado deixou de pagar em abril, muitos policiais que têm três triênios, deixaram de receber agora em Julho, 30% que incide em seus vencimentos, já que a cada triênio, o policial tem direito a 10% sobre o salário base – explica o policial Sandro, da 132ª DP Arraial do Cabo. Ele reclamou também da promoção. As que saíram, o governo estadual deixou de pagar as diferenças entre uma e outra classe. “Um inspetor promovido a 2ª classe continua recebendo como inspetor de 3ª classe”, diz o inspetor Sandro, informando que o Estado suspendeu esses pagamentos devido à pandemia do Coronavírus.

O SINPOL se coloca à disposição dos policiais associados, a fim de resolverem  seus pleitos administrativamente ou na Justiça.

Denilson (E) com o inspetor Jair, da 124 DP Saquarema


Delegacia de Saquarema precisando urgente de reparos


(E) Denilson, do Sinpol, e Glayson, da DP de Araruama



Carro se deteriora em frente à DP Araruama


Falta de agentes - processos se acumularem em uma delegacia da Região dos Lagos


Motos apreendidas se estragam na Perícia de Araruama


Arraial do Cabo -  policiais querem plano de saúde


DP de São Pedro da Aldeia com baixo efetivo


Policiais de Saquarema reclamam da demora nas promoções

Fotos

Cláudio José

Berenaldo Lopes

 










03/08/2020 - DELEGACIAS DE ITABORAÍ E REGIÃO RECEBEM A VISITA DO SINPOL

DELEGACIAS DE ITABORAÍ E REGIÃO RECEBEM A VISITA DO SINPOL

Dando prosseguimento a visita às delegacias, o SINPOL esteve hoje, dia 3 de agosto, nos órgãos policiais de Tanguá, Rio Bonito, Itaboraí e São Gonçalo. A equipe, tendo à frente o inspetor Denilson (SINPOL), esteve distribuindo o jornal e conversando com policiais das seguintes delegacias: 70ª DP Tanguá, 119ª DP Rio Bonito, 71ª DP Itaboraí, Corregedoria São Gonçalo, Perícia – SG, DEAM SG, 74ª DP Alcântara e 78ª DP Alameda.

Na delegacia de Tanguá (70ª DP), a equipe do SINPOL foi recebida logo na entrada pelo inspetor Tinoco, e pelo comissário, Augusto Biggs. Ao assessor de imprensa, Cláudio José, Briggs disse que o único que fez alguma coisa pela categoria foi Fernando Bandeira, presidente do SINPOL.

(E) Denilson, do Sinpol, com Briggs, na Delegacia de Tanguá
DP Itaboraí - baixo efetivo

Motos se estragam na DP de Rio Bonito

Fachada da DP Rio Bonito. Denilson (D) e Cláudio José

A melhor lei da polícia foi feita por Bandeira                                                                     

Quando era deputado, em 1983, Bandeira foi quem brigou pela categoria – lembra Briggs – criando a Lei 699/83, vinculando em 70% o salário do detetive-inspetor e escrivão de 1ª classe ao vencimento do delegado de 3ª classe. Da turma 174, a mesma de Bandeira, Briggs reconhece a importância da lei que, na época, melhorou em muito as condições salariais dos policiais civis. Com 45 anos de polícia, José Augusto Briggs, agora só pensa em se aposentar. “Já dei meu sangue à PCERJ e à sociedade, investigando e prendendo bandidos de toda espécie”, conta ele, orgulhoso.

Já o inspetor Ferraz, da Delegacia de Itaboraí, se queixou da falta de um plano de saúde pago pelo Estado. “Os policiais arcam do próprio bolso um plano de assistência médica para si e dependentes, onerando seus recursos.                           

– Se o Estado pagasse um bom plano, ficaríamos livres dessa alta despesa – explica o inspetor, acrescentando que a policlínica do Estácio, não tem emergência e nem todas as especialidades médicas.

Na corregedoria de São Gonçalo, policiais foram unânimes em reclamar do critério adotado pelo governo estadual, que muitas vezes promovem policiais com 10, 15 anos de casa em detrimento aos mais antigos com 25, 30 anos de serviço que ficam na fila aguardado surgir as vagas.

Em todas essas delegacias foi constatada o baixo efetivo e a necessidade urgente de abrir o concurso para a Polícia Civil, sempre cobrado pelo SINPOL, e suspenso pelo governo, durante a pandemia do coronavírus.




Exibindo 127 a 147 de 1741 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11