• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16/08/2006 - COBRAPOL E SINPOL IMPEDEM MANIPULA??O EM ENCONTRO NO DF

COBRAPOL E SINPOL IMPEDEM MANIPULA??O EM ENCONTRO NO DF

16/08/2006

Sob a coordena??o da Secretaria Nacional de Seguran?a P?blica - SENASP -, do Minist?rio da Justi?a, alguns sindicatos e associa??es de policiais civis, militares, federais, entre outras, organizaram o I ENLASP - Encontro Nacional dos L?deres de Associa??es e Sindicatos da Pol?cia, no Sal?o Negro do Minist?rio da Justi?a, em Bras?lia, nesta ?ltima segunda-feira, dia 14 de Agosto, "para discuss?o de temas relevantes para a Seguran?a P?blica no Brasil, al?m de temas para valoriza??o da categoria perante os Governos e a Sociedade".

Bandeira, Gandra e outros dirigentes sindicais dos policiais

Esperava-se a presen?a de 500 representantes dos "cerca de quinhentos mil policiais componentes das forcas de seguran?a brasileiras". E um dos objetivos do encontro seria "a cria??o de uma entidade representativa nacional, que fale em nome de todo esse grande contingente de profissionais". Estavam prevista as presen?as do presidente Lula, do Ministro M?rcio Tom?s Bastos (Justi?a), representante do Minist?rio de Trabalho e do Congresso Nacional, al?m do Secret?rio Nacional de Seguran?a P?blica, dr. Luiz Fernando Corr?a.

Bandeira quando discursava no Encontro, em Bras?lia.

PALANQUE PARA O LULA E CUP DO GOVERNO

A COBRAPOL - Confedera??o Brasileira dos Policiais Civis, que representa legalmente todos os policiais civis do Pa?s, bem como os sindicatos filiados, s? foram convidados na ?ltima hora, mesmo assim por press?o do seu presidente J?nio Gandra, que compareceu na ?ltima reuni?o preparat?ria do encontro. Ali percebeu-se que estava sendo preparado um palanque eleitoral para o presidente Lula, candidato a reelei??o, com o apoio de alguns dirigentes de sindicatos e associa??es, ligados ? c?pula da SENASP, que foram derrotados na Justi?a do Trabalho, na tentativa de formar outra Confedera??o representando os policiais civis.

Bandeira quando discursava no Encontro, em Bras?lia.

E ao mesmo tempo eleger uma dire??o para da CUP - Central ?nica dos Policiais, representando os policiais civis e PMs de todos os Estados, policiais federais, policiais do Legislativo, da Rodovi?ria Federal, da Ferrovi?ria Federal, controlada pelo Governo.

COBRAPOL E SINPOL DESMONTAM O CIRCO

A COBRAPOL entrou em contato com os sindicatos de todo o Pa?s, especialmente o SINPOL que, atrav?s do seu presidente licenciado Fernando Bandeira, ajudou o companheiro J?nio Gandra na mobiliza??o dos verdadeiros dirigentes sindicais dos policiais civis dos Estados.

No primeiro plano, o delegado Mazo, presidente do Sindicato

Al?m do Rio, l? estiveram companheiros de Alagoas, Acre, Santa Catarina, Paran?, Minas, S?o Paulo, Goi?s, Mato Grosso, entre outros, esvaziando e desmontando circo armado para as fotografias e a campanha do governo.

Compareceram pouco mais de 130 representantes. Nem foi o presidente, nenhum ministro, nem representante do Congresso. Apenas o Secret?rio da SENASP, que ficou s? na parte da manh? para as fala??es elogiosas e fotografias com os presidentes das associa??es, entre os quais o da Coliga??o dos Policiais do Rio.

NO DEBATE S?RIO, S? FICARAM 40

Depois do coquetel, os trabalhos foram reiniciados ?s 14 horas com apenas cerca de 40 dirigentes sindicais, que fizeram v?rias cr?ticas, cobrando das autoridades provid?ncias para se aprovar a lei org?nica da Pol?cia Civil, equipara??o salarial com a Federal e com a Pol?cia do DF, al?m da inoportunidade de se criar uma central sindical com associa??es de v?rias pol?cias, que t?m associados que n?o s?o policiais, sem estarem sequer organizadas em sindicato. O presidente licenciado do SINPOL, Fernando Bandeira, discursou dizendo que a legisla??o que est? sendo discutida no Congresso, visando reconhecer as centrais sindicais, n?o permite central sindical representando apenas uma categoria. Como tamb?m associa??o n?o pode fazer parte de central. Bandeira cobrou tamb?m da SENASP empenho para que os Estados promovam o desconto da contribui??o sindical (um dia de sal?rio por ano) e o seu repasse para os sindicatos, as federa??es e a COBRAPOL.

O descumprimento da lei por parte dos Estados, impede o crescimento dos sindicatos pela falta de recursos oriundos do antigo imposto sindical, previsto na CLT para os trabalhadores em geral e na CF para os servidores p?blicos.

13/08/2006 - DF: MAIS DE 21% DA SEGURAN?A P?BLICA EST? EM OUTRAS FUN??ES

DF: MAIS DE 21% DA SEGURAN?A P?BLICA EST? EM OUTRAS FUN??ES

13/08/2006

Fonte : Fab?ola G?is e Renato Alves - Correio Brasiliense

Extra?do do site da ADEPOL/RJ

Pelo menos 5.656 policiais e bombeiros est?o longe dos quart?is, das delegacias e das ruas. A baixa ? fruto da burocracia das corpora??es, cess?o a outros ?rg?os e licen?as. Um em cada cinco bombeiros, policiais militares e civis que prestaram concurso p?blico, assumiram a vaga e est?o na ativa, n?o exerce a fun??o para qual estudou e foi treinado. Pelo menos 21,18% do efetivo das tr?s for?as de seguran?a p?blica do Distrito Federal est?o fora das corpora??es. S?o 5.656 homens e mulheres que deixam de fazer a atividade-fim ? investigar, fazer policiamento preventivo, combater inc?ndios, entre outros ? para trabalhar na burocracia de ?rg?os do governo local, federal, judici?rio, entre outros.

A quantidade de agentes de seguran?a fora das ruas ? ainda maior porque desse ?ndice est?o exclu?dos PMs e bombeiros lotados em quart?is mas que n?o fazem policiamento, inspe??es ou a??es contra inc?ndios. Eles cuidam da papelada das corpora??es ou trabalham como assessores de oficiais. Alguns fazem a limpeza e seguran?a interna das unidades, pois a PM e o Corpo de Bombeiros ? diferentemente das pol?cias Civil do DF e Federal, por exemplo ? n?o t?m contratos com firmas particulares para tais servi?os.

Os dados foram publicados no Di?rio Oficial de 6 de julho (veja quadro) e fazem parte do relat?rio das atividades realizadas pela Secretaria de Seguran?a P?blica no primeiro trimestre de 2006. Mas o balan?o n?o detalha os quadros dos quart?is da Pol?cia Militar e do Corpo de Bombeiros. N?o mostra quantos efetivamente est?o nas escalas de policiamento ostensivo ? no caso da PM ? e o n?mero de bombeiros designados para as a??es operacionais. Nem a quantidade de militares que trabalham apenas com a burocracia nos quart?is.

Distribui??o

A Pol?cia Militar tem 15.477 oficiais e pra?as, sendo que 1.786 (11,6% do total) est?o longe dos quart?is. S? no Gabinete de Seguran?a Institucional da Presid?ncia da Rep?blica h? 387 homens e mulheres. Na Casa Militar do governo local, s?o mais 427, e 35 no Gabinete Militar da vice-governadoria. Tamb?m ? significativo o n?mero de PMs presos ou licenciados por problemas m?dicos: 445 ? o relat?rio n?o separa os que est?o atr?s das grades dos doentes.

No Corpo de Bombeiros Militar, a propor??o de militares fora da corpora??o ? ainda maior (25,5 %). Dos 6.035 profissionais, 1.539 est?o cedidos a outros ?rg?os ou "em situa??es diversas", segundo o balan?o da Secretaria de Seguran?a P?blica. H? ainda militares desviados de fun??o de forma totalmente ilegal, segundo o Tribunal de Justi?a do DF. Eles est?o nos pres?dios, cuidando de detentos, o que vai contra a Constitui??o Brasileira, que impede os agentes de seguran?a que prendem de vigiar, punir, educar infratores.

Trabalham como agentes penitenci?rios 320 PMs e bombeiros. Em novembro do ano passado, a Justi?a local considerou a atividade desvio de fun??o. Para suprir a car?ncia de funcion?rios nos pres?dios, o governo do DF prorrogou por mais um ano o trabalho, at? que seja realizado concurso p?blico para contrata??o de 800 agentes penitenci?rios. H? PMs e bombeiros exercendo fun??o de chefia nas unidades prisionais. Eles ganham R$ 1 mil de gratifica??o.

A Pol?cia Civil do DF nunca teve tantos delegados, agentes, escriv?es e peritos. A institui??o conta com 5.192 policiais. Desses, 3.634 ( 69,9% do total) atenderam 37.708 ocorr?ncias criminais nos tr?s primeiros meses de 2006. O restante ( 30,1%) est? em outros ?rg?os. A C?mara Legislativa do DF tem 39 policiais civis ? sua disposi??o. Eles trabalham na seguran?a da institui??o e tamb?m como assessores dos deputados distritais. O Tribunal de Justi?a do DF abriga outros 20, que tamb?m fazem vigil?ncia interna. Detalhes: os dois ?rg?os t?m carreira pr?pria de seguran?a.

Doen?as

O empr?stimo para essas ?reas ? criticado por quem ? especialista no assunto. O professor George Felipe Dantas, coordenador do N?cleo de Estudos em Defesa da Seguran?a e Ordem P?blica do Uni-DF, diz que a cess?o desses profissionais para outros ?rg?os responde apenas a uma parte do porcentual total de afastamentos da atividade fim. "O que resta por contabilizar se divide em diferentes afastamentos internos. Boa parte deles em situa??es m?dicas, inclusive de origem psicossom?tica, englobando doen?as laborais que v?o desde cardiopatias a dist?rbios posturais e psiqui?tricos, fruto de uma atividade cujo desgaste ? pouco conhecido da sociedade", observa.

Oficial reformado da PMDF, Dantas afirma que as policl?nicas do Corpo de Bombeiro, das pol?cias Civil e Militar sofrem de problemas cr?nicos de falta de recursos. "Tais profissionais dependem de conv?nios irregulares onde a t?nica ? o atendimento de emerg?ncia e n?o o preventivo", ressalta. Para ele, os desvios para a atividade prisional merecem cuidados especiais porque refletem uma situa??o-limite da capacidade operacional, n?o s? do DF como do restante do pa?s. "O sistema prisional do DF pode ser considerado exemplar pelos resultados que apresenta em termos de disciplina e conten??o das freq?entes rebeli?es que ocorrem no restante do pa?s. Aumentos de efetivo nesta ?rea s?o mais do que necess?rios e justificados."

A favor da terceiriza??o

A Associa??o dos Policiais e Bombeiros Militares (Aspol) do DF, uma das 17 entidades representativas de PMs, recebe diariamente reclama??es de militares inconformados com a situa??o. O ex-cabo Sidney Patr?cio n?o v? solu??o imediata para a sobrecarga do trabalho policial porque a criminalidade s? aumenta. Ele entende que algumas a??es poderiam aliviar o excesso de servi?o. "Os quart?is poderiam ter pessoal terceirizado para fazer a limpeza e a guarda das unidades. Os soldados deveriam estar nas ruas para garantir a seguran?a da popula??o", comenta.

O Correio entrou em contato, por telefone e por e-mail, com a Secretaria de Seguran?a P?blica e PMDF, mas n?o obteve retorno. A reportagem questionou os desvios de fun??o, os crit?rios de cess?o para outros ?rg?os e a necessidade de concurso p?blico.

09/08/2006 - CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO ENCERRAM DEBATES NA ABI E RECEBEM PAUTA DE REIVINDICA??ES DO SINPOL

CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO ENCERRAM DEBATES NA ABI E RECEBEM PAUTA DE REIVINDICA??ES DO SINPOL

09/08/2006

O ciclo de debates na ABI, promovido pela Adepol, presidida pelo delegado Wladimir Reale, contou no segundo dia (8/08/06) com a presen?a de tr?s candidatos. O primeiro a falar foi Carlos Lupi (PDT) que prometeu, se eleito, mudar radicalmente a vis?o da seguran?a p?blica adotada no Estado nos ?ltimos 8 anos. Para ele n?o ? mais poss?vel conviver com a pol?tica de confronto com as baixas de policiais civis, militares mortos no exerc?cio da profiss?o ou em outras situa??es, bem como dos cidad?os. Lupi ressaltou que o termo de compromisso entregue pelo SINPOL ? justo e empenhar? sua palavra que, se eleito, vai atender as reivindica??es apresentadas. O candidato do PDT se comprometeu a aumentar o efetivo da Pol?cia Civil para 23 mil agentes, respeitando a Lei 699/83, valorizar o policial com sal?rios justos, capacit?-lo e retirar a influ?ncia pol?tica nas delegacias.

Bandeira (E), Carlos Corr?a (vice da chapa do Lupi) Carlos Lupi (candidato ao governo pelo PDT), Wladimir Reale (presidente da Adepol) e Vivaldo Barbosa (candidato a deputado federal pelo PDT)

O segundo candidato, Eduardo Paes (PSDB), tamb?m criticou a pol?tica de seguran?a p?blica institu?da no Rio, acrescentando que a principal raz?o para chegar ao estado ca?tico em que se encontra ? a impunidade, fruto da inefic?cia do Estado. ? necess?rio mudar as leis, modificar o c?digo penal, desconcentrar a renda e fortalecer a educa??o p?blica. Quanto ? seguran?a p?blica os pol?ticos t?m que ?manter suas garras longe dela? ? n?o mais nomear?o delegados titulares e comandantes de batalh?o da PM. As nomea??es de policiais para os cargos obedecer?o a crit?rios t?cnicos.

Na plat?ia, a soci?loga Maria Helena (de ?culos), Sebasti?o Neto, Oelinton e Fl?vio Amaral, todos do Movimento Sindical do PDT.

O ?ltimo participante foi o candidato do PT, Vladimir Palmeira. Segundo ele, no seu governo cinco pontos s?o priorit?rios. Educa??o, Sa?de, Defesa do Meio Ambiente e dos Direitos da Cidadania, Seguran?a P?blica e Combate ? Corrup??o. Ressaltou ainda que far? a ocupa??o social das favelas, atrav?s das escolas, postos de sa?de, obras culturais, entre outras medidas.

 O candidato ao governo do estado, Lupi (D), assina termo de compromisso com os policiais civis, observado por Bandeira, presidente do Sinpol, e Carlos Corr?a, vice de Lupi.

Todos os candidatos receberam e assinaram o termo de compromisso, contendo a pauta de reivindica??es com 18 itens, que reflete o pensamento da categoria.

Eduardo Paes, candidato do PSDB, tamb?m passou recibo no termo de compromisso que recebeu do SINPOL

Vladimir Palmeira (candidato do PT ao governo) assina a pauta de reivindica??es entregue pelo companheiro Bandeira

 

Eis uma c?pia do Termo de Compromisso entregue pelo companheiro Fernando Bandeira e assinado pelos candidatos ao Governo do Estado, Carlos Lupi, do PDT; Eduardo Paes, do PSDB; Vladimir Palmeira, do PT; e S?rgio Cabral, do PMDB:

 

TERMO DE COMPROMISSO

REIVINDICA??ES DO SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS ? SINPOL - PARA OS CANDIDATOS A GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NAS ELEI??ES DE 1 DE OUTUBRO DE 2006

TENDO EM VISTA QUE A POL?CIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PAGA UM DOS PIORES SAL?RIOS DO PA?S, TRABALHA COM UM EFETIVO DE APENAS 10.500 POLICIAIS, QUANDO A LEI N. 699/83 FIXA EM 23.000 O SEU EFETIVO, NUM ESTADO ONDE MAIS MORREM POLICIAIS EM TODO BRASIL. E POR ESSAS RAZ?ES TEM UM ?NDICE IRRIS?RIO DE INVESTIGA??ES CONCLU?DAS, CAUSANDO IMPUNIDADE E AUMENTO DA CRIMINALIDADE, A CATEGORIA REIVINDICA E PEDE COMPROMISSO DO CANDIDATO, CASO SEJA ELEITO GOVERNADOR:

  1. RESTABELECER O PRINC?PIO DA VINCULA??O DE VENCIMENTOS (ESCALONAMENTO VERTICAL) ENTRE O DELEGADO DE POL?CIA E OS DEMAIS POLICIAIS, FIXADO NA LEI 699/83,
  2. PROMOVER A INCORPORA??O DA GEAT PARA TODOS OS POLICIAIS CIVIS, COM BASE NO DECRETO N. 28.585 QUE INCORPOROU AOS VENCIMENTOS DE TODOS OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES, SEM DISTIN??O ENTRE OFICIAIS E PRA?AS E POR DISPOSI??O DA LEI ESTADUAL N. 3.691/01, QUE INCORPOROU ESSA GRATIFICA??O PARA OS DELEGADOS DE POL?CIA. A INCORPORA??O PARA OS DEMAIS POLICIAIS CIVIS. TRARIA UM REAJUSTE M?DIO DE 50% OU ELEVA??O DO ?NDICE ATUAL DE 0,5062300 PARA 0,87 QUE EQUIVALE A UM REAJUSTE DE 58%. ESSE PROCESSO ENCONTRA-SE PRONTO NA SARE.
  3. ESTENDER A GRATIFICA??O DE DELEGACIA LEGAL PARA TODOS OS POLICIAIS CIVIS, INDEPENDENTE DA LOTA??O.
  4. ATUALIZA??O DAS PENS?ES DE ACORDO COM A LEGISLA??O VIGENTE.
  5. REAJUSTE DOS VALORES DO VALE REFEI??O DE R$ 8,00 PARA R$ 20,00.
  6. ATENDIMENTO HOSPITAL ADEQUADO COM RECUPERA??O DO HOSPITAL DA POL?CIA CIVIL, COM EMERG?NCIA, INTERNA??O E REM?DIOS.
  7. CUMPRIMENTO DA PARIDADE, ESTABELECIDA NA CONSTITUI??O, ENTRE O POLICIAL DA ATIVA E O INATIVO.
  8. ABERTURA DE CONCURSO P?BLICO PARA OS CARGOS VAGOS, COM CURSO DE FORMA??O MAIS INTENSO, PERMITINDO UM MELHOR PREPARO PARA OS NOVOS POLICIAIS CIVIS.
  9. PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS E ADICIONAL NOTURNO.
  10. AUX?LIO MORADIA E VALE TRANSPORTE.
  11. DEFINIR ATRIBUI??ES DO COMISS?RIO DE POL?CIA, COM VENCIMENTOS ADEQUADOS NA ESTRUTURA DA POLICIA, EXIG?NCIA DE CURSO DE DIREITO E COMO UM ELO ENTRE A AUTORIDADE POLICIAL E OS AGENTES.
  12. CONCLUIR O PROGRAMA DE DELEGACIA LEGAL, COM A CONSTRU??O DAS UNIDADES QUE FALTAM, REALIZANDO AS NECESS?RIAS MODIFICA??ES PARA OS DIAS DE HOJE. E AINDA A TRANSFER?NCIA DOS PRESOS DAS DELEGACIAS, COM A RECUPERA??O DAS DEPEND?NCIAS POLICIAIS QUE SE ENCONTRAM EM P?SSIMAS CONDI??ES DE USO.
  13. RECICLAGEM PERI?DICA PARA TODOS OS POLICIAIS, COM TREINAMENTO CONSTANTE NA ACADEPOL NA PARTE F?SICA E DE INTELIG?NCIA
  14. CORRE??O DO ESCALONAMENTO VERTICAL ENTRE OS INSPETORES E OFICIAIS DE CART?RIO COM OS INVESTIGADORES. E AINDA: O INVESTIGADOR COM O T?CNICO DE NECROPSIA; E O M?DICO POLICIAL COM O PERITO LEGISTA.
  15. TRANSFER?NCIA PARA OS SEUS ?RG?OS DE ORIGEM DE TODOS OS SERVIDORES QUE SE ENCONTRAM LOTADOS NAS DEPEND?NCIAS DA POL?CIA CIVIL, QUE N?O SEJAM POLICIAIS CIVIS, ESPECIALMENTE OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES, INTEGRANTES DO SISTEMA PENITENCI?RIO ETC.
  16. TRANSFER?NCIA DO IML PARA UM LOCAL ADEQUADO, DANDO AOS SEUS INTEGRANTES MELHORES CONDI??ES DE TRABALHO.
  17. DAR CONDI??ES ? POL?CIA T?CNICA DE FUNCIONAR ADEQUADAMENTE, INTEGRANDO COM OS DEMAIS POLICIAIS CIVIS, NO SEU PRIMORDIAL OBJETIVO QUE ? A INVESTIGA??O.
  18. DEFINIR E FAZER CUMPRIR AS ATRIBUI??ES LEGAIS DA POL?CIA CIVIL, POL?CIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS, EVITANDO-SE QUE AS FUN??ES DA POL?CIA CIVIL, DEFINIDAS NA CONSTITUI??O, NO CPP E EM OUTROS DISPOSITIVOS, SEJAM EXECUTADAS POR OUTROS ?RG?OS.

 

EU, (NOME DO CANDIDATO), ASSUMO O COMPROMISSO DE, SE ELEITO FOR, CUMPRIR AS REIVINDICA??ES FEITAS PELO SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

ASSINATURA DO CANDIDATO

09/08/2006 - INVESTIGADORES: EXCEDENTES FORAM APROVADOS!!!

INVESTIGADORES: EXCEDENTES FORAM APROVADOS!!!

09/08/2006

Nosso associado Miranda nos enviou e-mail com cr?ticas aos excedentes do concurso de investigador realizado no in?cio deste ano, divulgado no espa?o democr?tico destinado a todos os policiais, associados ou n?o ao SINPOL, desde que devidamente identificado. Por essa raz?o, estamos abrindo espa?o para a comiss?o dos excedentes, que nos procurou e enviou um e-mail, assinado pelo companheiro Alexandre Cafu, contestando as cr?ticas enviadas pelo Miranda. Eis, na ?ntegra, o texto enviado pelo CAFU:

"Sindicalizados e demais visitantes do espa?o criado pelo SINPOL, o debate em torno de id?ias e ideais ? a maneira democr?tica de se expor opini?es e argumentos e parabenizo esta iniciativa adotada pelos companheiros. Mas quando expomos nosso posicionamento e fazemos cr?ticas, se faz necess?rio conhecer os assuntos levantados e suas respectivas conseq??ncias.

No recente email enviado pelo associado Miranda, o mesmo cita o movimento dos investigadores APROVADOS excedentes e usa de argumentos err?neos em rela??o a  este concurso. Cabe a mim, na condi??o de membro ativo e atuante deste pac?fico e ordeiro movimento, pedir a devida corre??o das informa??es passadas.

Nosso concurso foi realizado no dia 18 de fevereiro de 2006, com 250 vagas autorizadas pelo Governo. Do total de 50.204 candidatos inscritos, apenas 2.024 foram aprovados (4,03% de aprova??o). O grupo de excedentes compreende o total de 1774 candidatos que foram APROVADOS no certame, podem al?m do quadro de vagas oferecido. Cabe ressaltar que esse foi um dos mais dif?ceis concursos desta institui??o, onde a primeira prova foi anulada por fraude e a segunda realizada por um forte esquema de seguran?a e vigil?ncia policial. Fica evidente que os 2.024 candidatos aprovados s?o, sem d?vida, mais que capacitados para ocuparem o cargo em quest?o. Todos fizeram os pontos m?nimos necess?rios para estar nesta condi??o. N?o h? nenhum reprovado em nosso organizado grupo. Est? informa??o pode ser comprovada diretamente no site da organizadora do concurso a CESGRANRIO. Lembro a todos que o concurso anterior em 2002, para o cargo de inspetor, teve uma oferta de 1.000 vagas iniciais e foram chamados mais de 3.000 pol?cias ao longo da validade do certame. J? ? quase que uma tradi??o o aproveitamento dos excedentes devido aos longos per?odos entre um concurso e outro.

Outro detalhe interessante e digno de ser citado ? que a maioria dos excedentes j? possui n?vel superior cursado ou em curso. Portanto n?o procede a cita??o de uma pol?cia burra.

Outra informa??o passada pelo companheiro Miranda ? tamb?m digna de ser questionada e debatida, pois ao meu ver ? de um posicionamento provinciano e leviano. Dizer que a luta por melhores sal?rios ? prejudicada com a entrada de mais policias ? ir contra um dos principais ingredientes para o sucesso. Algu?m ainda se lembra que ? a UNI?O que faz a FOR?A?

Com a entrada de todos os aprovados a pol?cia receber? uma oxigena??o de cerca de 20 % em seus quadros. Esta entrada dar? mais for?a ao j? sofrido quadro de policias, aumento o poder de pleito e mobiliza??o. Informo ao companheiro Miranda que nossas reuni?es semanais na capital tem em m?dia 300 participantes e estamos presentes tamb?m em reuni?es regionais nas demais cidades. Possu?mos site informativo, grupo de debate, comiss?o representativa, telefones para contato, gr?fica r?pida, equipes de apoio, radio comunica??o, equipes de filmagem e de fotografia, participamos de campanhas sociais e estamos constantemente presentes na m?dia sempre com algo positivo a dizer. N?o acredito que esta for?a e uni?o devam ser dispensadas t?o logo ingresse no valoroso quadro de funcion?rios do Estado.

Informo que nossa comiss?o disciplinada e motivada atua e dialoga com diversos ?rg?os como chefia de pol?cia civil, SINPOL, secretaria de seguran?a p?blica, gabinete e escrit?rios dos atuais deputados estaduais e seus respectivos assessores, delegacias que ap?iam o movimento, gabinete do atual governo, etc. Estamos sempre abertos para ouvir cr?ticas e sugest?es. N?o quero aqui gerar polemicas e me senti no dever de mostrar um pouco deste grupo que nas palavras do senhor Miranda foi classificado como REPROVADO e BURRO. Nosso posicionamento pol?tico pode ser criticado, mas deve ser respeitado como sempre respeitamos todos os pleitos honestos e justos de todas as categorias.

Se optamos hoje por este ou aquele candidato ? nas urnas que saberemos se estaremos certos ou errados.

Deixo aqui registrado o meu muito obrigado ao Presidente do sindicato o sr. Fernando Bandeira, que sempre nos atendeu em momentos de necessidade e acolheu nossas reuni?es quando n?o t?nhamos um espa?o para tal. Seus conselhos de mobiliza??o, uni?o e di?logo s?o usados at? hoje em nossas caminhadas. Aos demais policias que visitam este espa?o deixarei nossos meios de contato para que, se assim desejarem, possam se interar e participar de nosso pac?fico e ordeiro movimento.

Desejo a todos muito sucesso ao longo da vida.

Forte abra?o,

Alexandre CAFU.

INVESTIGADOR EXCEDENTE APROVADO".

09/08/2006 - SINPOL PEDE INVESTIGA??O RIGOROSA DO ASSASSINATO DA LUDMILA

SINPOL PEDE INVESTIGA??O RIGOROSA DO ASSASSINATO DA LUDMILA

09/08/2006

A diretoria do SINPOL, consternada com o assassinato da associada, inspetora Ludmila Maria Fernandes Fragoso, de 24 anos, na ?ltima quinta-feira, em Mag?, encaminhou carta ao Chefe de Pol?cia Civil, delegado Ricardo Hallak, nesta segunda-feira, dia 7 de Agosto, pedindo rigorosa investiga??o desse crime. O SINPOL pede ainda que seja apurado o motivo pelo qual o delegado titular da Delegacia de Nil?polis, sabedor das amea?as que a companheira estava sofrendo em fun??o do exerc?cio de suas atividades profissionais, n?o tomou nenhuma provid?ncia que seja do conhecimento da fam?lia.

Nesta ter?a-feira, dia 8 de Agosto, o jornal O DIA publicou uma mat?ria, assinada pelo jornalista Bruno Menezes, que retrata, com detalhes as amea?as que Ludmila estava sofrendo e o desespero da fam?lia.

Eis, na ?ntegra, a reportagem do jornal O DIA, de 8 de Agosto de 2006:

"M?e de policial assassinada revela que filha teve a vida amea?ada

Bruno Menezes

Rio - A policial civil Ludmila Maria Fernandes Fragoso, 24 anos, torturada e assassinada quinta-feira no Parque Estrela, em Piabet?, Mag?, vinha sendo amea?ada por um pol?tico de Nil?polis, de acordo com Zoraide Vidal, 58 anos, m?e da v?tima. Zoraide conta que sua transfer?ncia, h? dois meses, da 57? DP (Nil?polis) para a 22? DP (Penha), foi motivada pelo medo de que as amea?as se concretizassem. A advogada n?o queria que a filha trabalhasse na pol?cia.

"Minha filha estava investigando e denunciando o envolvimento desse pol?tico em falcatruas, mortes e desvio de dinheiro. Ele falou que ela estava atrapalhando a transa??o e a vida dele e que aquilo n?o ficaria assim. Ludmila contou que ele disse que ela ia ser uma boa detetive embaixo da terra. Com medo, ela pediu para sair do processo e fez quest?o de sair da delegacia, de pedir a mudan?a", recorda Zoraide, que alega n?o lembrar o nome do pol?tico.

Ludmila, que se casou em setembro do ano passado, foi morta no dia em que se mudaria para Imbari? com o marido. ?s 22h, quando deixou a m?e em casa, no Andara?, a policial comentou que queria chegar logo em casa para o primeiro "dia de lua-de-mel". Meia hora depois, ligou a Zoraide perguntando se sabia a raz?o de um congestionamento.

"?s 23 horas, quando liguei para contar, o telefone caiu na secret?ria. Falei:Ludmila, se voc? ouvir a mensagem me liga para dizer se entendeu e que horas voc? vai chegar em casa. Ela n?o ligou e nunca fazia isso".

Zoraide passou a noite tentando falar com a filha. "O que mais me angustiou foi a falta de retorno. Sempre que eu ligava, ela retornava.

Nunca me deixava sem not?cia. Liguei para o marido dela e ficamos telefonando de hora em hora e ela n?o chegou a hora nenhuma. A gente se desesperou", lembra ela, acrescentando: "Quando ela me deixou em casa disse que n?o queria se atrasar para a primeira lua-de-mel na casa nova. Ela passou quase um ano reformando aquela casa, comprando os m?veis, arrumando".

Amiga de Zoraide, Edileusa Andrade, 58 anos, que viu Ludmila crescer, conta que a oficial de cart?rio evitava andar com a identidade de policial. "Quando entrava no carro, a primeira coisa que ela fazia era tirar a carteira da bolsa e colocar embaixo do tapete. Ela tinha medo de ser assaltada e identificada como policial", conta prima de Ludmila, que pediu para n?o ser identificada.

Ludmila fez prova para a pol?cia por acaso. "Ela sempre foi uma aluna nota 10. No vestibular acertou 97% da prova e ganhou bolsa. Quando fez o concurso, todos da turma fizeram, foi a ?nica que passou. Lembro que na formatura, ela foi homenageada por ser a ?nica aluna a estar empregada", conta, emocionada, a m?e.

07/08/2006 - S?RGIO CABRAL RECEBE DO SINPOL A PAUTA REIVINDICAT?RIA DOS POLICIAIS CIVIS DURANTE DEBATE NA ABI

S?RGIO CABRAL RECEBE DO SINPOL A PAUTA REIVINDICAT?RIA DOS POLICIAIS CIVIS DURANTE DEBATE NA ABI

07/08/2006

O debate com os candidatos a governador, visando as elei??es de outubro pr?ximo, est? contando com a participa??o de dirigentes do Sindicato nesta segunda e ter?a-feira, dias 7 e 8 de Agosto, a partir das 14 horas, na sede da ABI (Associa??o Brasileira de Imprensa) - Rua Ara?jo Porto Alegre, 71 - 9? andar, no Centro. Os trabalhos est?o sendo conduzidos pelo presidente da Adepol, Wladimir Reale.

O senador S?rgio Cabral recebe e assina o termo de compromisso entregue por Bandeira, presidente do SINPOL

A convite da Adepol - Associa??o dos Delegados de Pol?cia, organizadora do evento, o SINPOL esteve presente ao debate desta segunda-feira, e entregou para o candidato do PMDB, S?rgio Cabral, um termo de compromisso contendo 18 itens que atende plenamente as categorias que integram a institui??o. O candidato S?rgio Cabral leu e passou recibo ao companheiro Bandeira, presidente do Sindicato.

O senador S?rgio Cabral recebe e assina o termo de compromisso entregue por Bandeira, presidente do SINPOL

O mesmo documento seria entregue aos candidatos Marcelo Crivela e Denise Frossard, que n?o foram ao debate, perdendo uma ?tima oportunidade de explanarem a plat?ia lotada de delegados, inspetores, oficiais de cart?rio, investigadores, peritos e excedentes do ?ltimo concurso para a Pol?cia Civil, o compromisso de cada um com a seguran?a p?blica e com as reivindica??es dos policias. Al?m do SINPOL, todas as outras entidades das pol?cias civil e militar prestigiaram o evento.

Bandeira (D) acompanhado de Cheila, Rochinha (de ?culos) e Fl?vio Amaral, dirigentes do Sindicato.

Cabral acha justo GEAT, mas quer ver impacto

A inspetora Cheila Masioli, diretora do SINPOL, perguntou ao senador se eleito governador atenderia o pagamento da GEAT, gratifica??o que foi incorporada aos vencimentos de delegados e policiais militares em 2001. S?rgio Cabral respondeu que precisa ter em m?os o impacto na FP, e se os delegados e os PMs j? est?o recebendo, achava justo que os demais policiais tamb?m recebessem a gratifica??o - sendo bastante aplaudido pelo p?blico presente. S?rgio Cabral estava acompanhado do candidato a vice-governador, Luiz Fernando Pez?o, ex-prefeito de Pira?.

 Bandeira (E) Cheila, Maur?cio Az?do (pres. da ABI), Fl?vio Az?do do Amaral, Rochinha (96 anos) e o companheiro R?bio, em foto hist?rica durante os debates com os candidatos ao governo do estado, promovidos pela Adepol.

Nesta ter?a-feira, dia 8, o debate prossegue com os candidatos Eduardo Paes (PSDB), Carlos Lupi (PDT) e Vladimir Palmeira (PT). Os colegas que comparecerem poder?o ainda fazer pergunta que seja do interesse da categoria. O SINPOL voltar? a entregar a pauta de reivindica??es dos policiais civis, objetivando arrancar um compromisso dos candidatos.

Rep?rter do Globo, C?ssio Bruno, entrevista Bandeira sobre o compromisso de cada candidato com a Pol?cia Civil.

 

Eis uma c?pia do Termo de Compromisso entregue pelo companheiro Fernando Bandeira e assinado pelo candidato ao Governo do Estado, S?rgio Cabral:

 

PARA O CANDIDATO A GOVERNADOR S?RGIO CABRAL

TERMO DE COMPROMISSO

REIVINDICA??ES DO SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS ? SINPOL - PARA OS CANDIDATOS A GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NAS ELEI??ES DE 1 DE OUTUBRO DE 2006

TENDO EM VISTA QUE A POL?CIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PAGA UM DOS PIORES SAL?RIOS DO PA?S, TRABALHA COM UM EFETIVO DE APENAS 10.500 POLICIAIS, QUANDO A LEI N. 699/83 FIXA EM 23.000 O SEU EFETIVO, NUM ESTADO ONDE MAIS MORREM POLICIAIS EM TODO BRASIL. E POR ESSAS RAZ?ES TEM UM ?NDICE IRRIS?RIO DE INVESTIGA??ES CONCLU?DAS, CAUSANDO IMPUNIDADE E AUMENTO DA CRIMINALIDADE, A CATEGORIA REIVINDICA E PEDE COMPROMISSO DO CANDIDATO, CASO SEJA ELEITO GOVERNADOR:

  1. RESTABELECER O PRINC?PIO DA VINCULA??O DE VENCIMENTOS (ESCALONAMENTO VERTICAL) ENTRE O DELEGADO DE POL?CIA E OS DEMAIS POLICIAIS, FIXADO NA LEI 699/83,
  2. PROMOVER A INCORPORA??O DA GEAT PARA TODOS OS POLICIAIS CIVIS, COM BASE NO DECRETO N. 28.585 QUE INCORPOROU AOS VENCIMENTOS DE TODOS OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES, SEM DISTIN??O ENTRE OFICIAIS E PRA?AS E POR DISPOSI??O DA LEI ESTADUAL N. 3.691/01, QUE INCORPOROU ESSA GRATIFICA??O PARA OS DELEGADOS DE POL?CIA. A INCORPORA??O PARA OS DEMAIS POLICIAIS CIVIS. TRARIA UM REAJUSTE M?DIO DE 50% OU ELEVA??O DO ?NDICE ATUAL DE 0,5062300 PARA 0,87 QUE EQUIVALE A UM REAJUSTE DE 58%. ESSE PROCESSO ENCONTRA-SE PRONTO NA SARE.
  3. ESTENDER A GRATIFICA??O DE DELEGACIA LEGAL PARA TODOS OS POLICIAIS CIVIS, INDEPENDENTE DA LOTA??O.
  4. ATUALIZA??O DAS PENS?ES DE ACORDO COM A LEGISLA??O VIGENTE.
  5. REAJUSTE DOS VALORES DO VALE REFEI??O DE R$ 8,00 PARA R$ 20,00.
  6. ATENDIMENTO HOSPITAL ADEQUADO COM RECUPERA??O DO HOSPITAL DA POL?CIA CIVIL, COM EMERG?NCIA, INTERNA??O E REM?DIOS.
  7. CUMPRIMENTO DA PARIDADE, ESTABELECIDA NA CONSTITUI??O, ENTRE O POLICIAL DA ATIVA E O INATIVO.
  8. ABERTURA DE CONCURSO P?BLICO PARA OS CARGOS VAGOS, COM CURSO DE FORMA??O MAIS INTENSO, PERMITINDO UM MELHOR PREPARO PARA OS NOVOS POLICIAIS CIVIS.
  9. PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS E ADICIONAL NOTURNO.
  10. AUX?LIO MORADIA E VALE TRANSPORTE.
  11. DEFINIR ATRIBUI??ES DO COMISS?RIO DE POL?CIA, COM VENCIMENTOS ADEQUADOS NA ESTRUTURA DA POLICIA, EXIG?NCIA DE CURSO DE DIREITO E COMO UM ELO ENTRE A AUTORIDADE POLICIAL E OS AGENTES.
  12. CONCLUIR O PROGRAMA DE DELEGACIA LEGAL, COM A CONSTRU??O DAS UNIDADES QUE FALTAM, REALIZANDO AS NECESS?RIAS MODIFICA??ES PARA OS DIAS DE HOJE. E AINDA A TRANSFER?NCIA DOS PRESOS DAS DELEGACIAS, COM A RECUPERA??O DAS DEPEND?NCIAS POLICIAIS QUE SE ENCONTRAM EM P?SSIMAS CONDI??ES DE USO.
  13. RECICLAGEM PERI?DICA PARA TODOS OS POLICIAIS, COM TREINAMENTO CONSTANTE NA ACADEPOL NA PARTE F?SICA E DE INTELIG?NCIA
  14. CORRE??O DO ESCALONAMENTO VERTICAL ENTRE OS INSPETORES E OFICIAIS DE CART?RIO COM OS INVESTIGADORES. E AINDA: O INVESTIGADOR COM O T?CNICO DE NECROPSIA; E O M?DICO POLICIAL COM O PERITO LEGISTA.
  15. TRANSFER?NCIA PARA OS SEUS ?RG?OS DE ORIGEM DE TODOS OS SERVIDORES QUE SE ENCONTRAM LOTADOS NAS DEPEND?NCIAS DA POL?CIA CIVIL, QUE N?O SEJAM POLICIAIS CIVIS, ESPECIALMENTE OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES, INTEGRANTES DO SISTEMA PENITENCI?RIO ETC.
  16. TRANSFER?NCIA DO IML PARA UM LOCAL ADEQUADO, DANDO AOS SEUS INTEGRANTES MELHORES CONDI??ES DE TRABALHO.
  17. DAR CONDI??ES ? POL?CIA T?CNICA DE FUNCIONAR ADEQUADAMENTE, INTEGRANDO COM OS DEMAIS POLICIAIS CIVIS, NO SEU PRIMORDIAL OBJETIVO QUE ? A INVESTIGA??O.
  18. DEFINIR E FAZER CUMPRIR AS ATRIBUI??ES LEGAIS DA POL?CIA CIVIL, POL?CIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS, EVITANDO-SE QUE AS FUN??ES DA POL?CIA CIVIL, DEFINIDAS NA CONSTITUI??O, NO CPP E EM OUTROS DISPOSITIVOS, SEJAM EXECUTADAS POR OUTROS ?RG?OS.

 

EU, S?RGIO CABRAL FILHO, ASSUMO O COMPROMISSO DE, SE ELEITO FOR, CUMPRIR AS REIVINDICA??ES FEITAS PELO SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

 

SERGIO CABRAL FILHO

02/08/2006 - TRAIDORES DA POL?CIA CIVIL

TRAIDORES DA POL?CIA CIVIL

01/08/2006

Dando prosseguimento ao espa?o democr?tico que mantemos em substitui??o ao livro de visitas do site do SINPOL, estamos publicando o e-mail enviado pelo nosso associado Miranda, sobre os traidores da Pol?cia Civil. Voc? tamb?m pode mandar sua mensagem para ser divulgada.

Eis, na ?ntegra, o e-mail do Miranda:

"Est? na hora do Sindicato divulgar a lista dos deputados que votaram CONTRA o Terceiro Grau na Pol?cia Civil - E, principalmente quem encabe?ou e fez passar a mensagem do N?o ao terceiro grau - S?RGIO CABRAL deve ter rejei??o total da Pol?cia Civil.

N?o podemos votar tamb?m no candidato ?lvaro Lins, que garantiu a perman?ncia de PMs na Pol?cia Civil e abriu concurso para ingresso na carreira - apenas a n?vel de 2? grau, garantindo assim a estagna??o da Pol?cia Civil.

Alerta deve ser dado ainda que os Candidatos - ?lvaro Lins e o S?rgio Cabral - garantiram no Palanque da Academia de Policia, que dariam posse a todos os candidatos que fizeram o ultimo concurso e n?o alcan?aram a nota m?nima - GARANTINDO ASSIM A POL?CIA MAIS BURRA e engordar ainda mais o efetivo - que com o crescimento do efetivo - BURRO, menos sal?rio teremos.

? hora do Sindicato agir e denunciar tais aberra??es, AGORA ? A NOSSA HORA DE DIZER N ? O N ? O e N ? O

ao Cabralzinho e ao ?lvaro e aqueles deputados que sempre votam contra a Pol?cia Civil."

01/08/2006 - LIVRO DE VISITAS SAIU. VEIO O DEBATE DEMOCR?TICO

LIVRO DE VISITAS SAIU. VEIO O DEBATE DEMOCR?TICO

01/08/2006

A dire??o do SINPOL retirou do site o Livro de Visitas, porque algumas pessoas, n?o identificadas, estavam usando de forma indevida o espa?o para ofender colegas, autoridades e at? mesmo o Sindicato, protegidos, covardemente, pelo anonimato.

Numa demonstra??o clara e inequ?voca de que a nossa institui??o defende e pratica o debate democr?tico, est? divulgando o e-mail recebido do perito Erlon Reis, com muitas cr?ticas aos sindicalistas e a resposta do SINPOL, atrav?s do presidente licenciado Fernando Bandeira. E depois o retorno do Erlon.

EIS, NA ?NTEGRA, O DEBATE:

Senhores e Senhoras Policiais Civis Sindicalistas;

Pe?o licen?a a todos para expor questionamentos, alguns dos quais repetidamente negligenciados pelos representantes sindicais dos policiais civis, sobre recente not?cia divulgada na p?gina na Internet do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (SINPOL).

Pude ler que:

"Est? marcada para o dia 31 de Julho, segunda-feira, ?s 11 horas, a audi?ncia da diretoria do SINPOL com o chefe de Pol?cia Civil, delegado Ricardo Hallak. Nessa reuni?o, os sindicalistas v?o cobrar do dirigente maior da nossa institui??o um empenho junto ao governo, no sentido de que os 100% de n?vel superior que est?o sendo pagos aos papiloscopistas, sejam concedidos tamb?m aos inspetores e oficiais de cart?rio, que s?o tamb?m n?vel superior. At? pouco tempo, somente os peritos recebiam gratifica??o de n?vel superior, relativa a atividade t?cnico cient?fica."

Defendo plenamente a luta por melhores condi??es salariais e de trabalho dos policiais civis fluminenses. Reprovo a invas?o desta institui??o por membros alheios ao seu quadro. Repilo a influ?ncia pol?tica nociva em quest?es que deveriam ser tratadas com o enfoque t?cnico-policial. Exalto o nobre e aguerrido trabalho desenvolvido por policiais do Rio de Janeiro, a despeito das condi??es que vivenciam. Mesmo assim, envolvido com todas essas quest?es, causa-me estranheza a forma como o SINPOL tem tratado alguns desses pontos.

Recentemente o sindicato lutou pelo chamado REESCALONAMENTO que, segundo o SINPOL, objetivava corrigir desvios salariais envolvendo a hierarquia entre inspetores/oficiais de cart?rio e investigadores de pol?cia, al?m das perdas referentes ? GEAT. Com muito enfoque pol?tico neste embate, todos est?o cientes que os reclames n?o foram atendidos. Analisando criticamente esta fase percebo algumas a??es do sindicato que contribu?ram pouco para o alcance dos objetivos pretendidos. Os senhores sindicalistas sinceramente acreditam que a greve de policiais civis pode ter efeito junto ? opini?o p?blica? O que a sociedade quer ver ? o policial fardado na esquina da rua. Para muitos da sociedade, infelizmente, ainda hoje, mesmo com as delegacias legais, delegacia de pol?cia ? sin?nimo de "tapa na cara", m?o no bolso e inefici?ncia funcional e estrutural. Por outro lado, experimentem em uni?o com as atividades do setor pericial, desenvolver opera??o padr?o atendendo a todas as exig?ncias legais, que se cumpridas resultar?o na exposi??o do cad?ver na rua porque os peritos criminais n?o t?m condi??es de comparecerem ao local do delito acompanhados pela autoridade policial ou seus agentes, tornando ineficiente a investiga??o, ou ent?o que o sepultamento do familiar seja retardado porque o IML n?o apresenta condi??es de trabalho adequada ? higiene dos servidores e habilidade t?cnica. Agora tal uni?o de esfor?os ? poss?vel? Hoje, da forma como as quest?es t?m sido tratadas pelo SINPOL, considero quase que imposs?vel.

O SINPOL propaga ao quatro cantos que os policiais civis, inspetores e oficiais de cart?rio, s?o de "n?vel superior". Isso ? uma inverdade! Nenhum dos senhores prestou concurso para n?vel superior. Se quer a Lei 3586 de 2001 considerou o caso da forma como os senhores sindicalistas t?m tratado. A Lei 3586/2001 estabeleceu que o acesso aos referidos cargos exigisse forma??o de n?vel superior a partir de ent?o, O QUE AT? HOJE N?O OCORREU. No entanto, o legislador teve o bom senso de n?o alterar as atribui??es gen?ricas dos inspetores e oficiais de cart?rio. O texto diz, dentre outras coisas:

INSPETOR DE POL?CIA

- exercer atividades de N?VEL M?DIO, envolvendo supervis?o, coordena??o, orienta??o, controle e chefia de equipes de policiais civis, bem como assist?ncia ?s autoridades superiores, em assuntos t?cnicos especializados e fiscaliza??o de trabalhos de seguran?a, investiga??es e opera??es policiais.

OFICIAL DE CART?RIO POLICIAL

- exercer atividades de N?VEL M?DIO, envolvendo supervis?o, coordena??o, orienta??o, controle e chefia de equipes de oficiais de cart?rio policial, bem como a assist?ncia ?s autoridades superiores em assuntos t?cnicos especializados relacionados ao cumprimento das formalidades legais necess?rias em procedimentos de pol?cia judici?ria, e demais servi?os cartor?rios, em qualquer ?rg?o da Pol?cia Civil, compat?vel com suas atribui??es.

Fica claro que os inspetores e oficiais de cart?rio continuam a EXERCEM ATIVIDADES DE N?VEL M?DIO, por?m o acesso aos cargos a partir da Lei 3586 seria poss?vel ?queles que comprovassem forma??o universit?ria. Medida correta, pois como poderiam aqueles que j? fazem parte do quadro e que n?o prestaram concurso para cargo de n?vel superior, serem enquadrados no novo ordenamento? Ocorre que o SINPOL trata o assunto de outra forma... Apesar de estar pessoalmente ciente que alguns inspetores e oficiais de cart?rio possuem forma??o acad?mica at? mesmo superior a minha, muitos dos senhores n?o possuem tal forma??o universit?ria. E como seria poss?vel ao servidor policial que n?o possui forma??o universit?ria passar, da noite para o dia, a exercer atividades de n?vel superior com base na "canetada" irrespons?vel de algu?m? Por?m, tal descalabro ocorreu recentemente no caso dos papiloscopistas policiais...

O adicional de 100% de ATIVIDADE T?CNICA que foi conferido aos papiloscopistas antecede a referida insanidade legislativa do deputado L?o Vivas e acompanhada a reboque e de forma equivocada pelos ilustr?ssimos deputados da ALERJ, que se estivessem a par do tema certamente n?o teriam aprovado a mudan?a de cargo em quest?o. A concess?o dos 100% de GRATIFICA??O DE ATIVIDADE T?CNICO-CIENT?FICA DE N?VEL SUPERIOR j? foi algo absurdo, uma vez que NENHUM PAPILOSCOPISTA PRESTOU CONCURSO PARA N?VEL SUPERIOR e quando foi feita tal concess?o se quer havia sido aprovada a proposta da ALERJ. O SINPOL demonstra trabalhar apenas em fun??o de inspetores e oficiais de cart?rio e papiloscopistas. Insiste em promover a qualquer custo e negociam at? mesmo o reescalonamento a favor apenas dos inspetores e oficiais de cart?rio e papiloscopistas, esquecendo-se dos investigadores, t?cnicos e auxiliares de necropsia, e alijando os peritos do processo, defendendo uma EQUIPARA??O SALARIAL QUE N?O ? ACOMPANHADA EM NENHUM DOS ESTADOS DA FEDERA??O OU NA POL?CIA FEDERAL. Mesmo assim, o SINPOL divulga mais uma inverdade ao insinuar no contexto uma virtual paridade entre os agentes da pol?cia federal e os peritos, citados como "profissionais da pol?cia t?cnica":

"Embora o Sindicato esteja de posse de parecer contr?rio da administra??o nos pedidos feitos formalmente pelos oficiais de cart?rio e inspetores, solicitando os 100% de gratifica??o de n?vel superior, citando o caso dos papiloscopistas com rela??o aos peritos, os diretores do SINPOL acham que ? poss?vel que o governo, por uma quest?o de justi?a, venha conceder essa vantagem para os demais cargos de n?vel superior. Vamos citar tamb?m a paridade existente entre os agentes e os profissionais da pol?cia t?cnica, tanto na Pol?cia Federal, como tamb?m no Distrito Federal, categorias essas de n?vel superior."

Ou seja, o reescalonamento que pretendia corrigir um desvio hier?rquico salarial na base j? nasceu criando outro desvio no topo ao propor a equipara??o salarial entre os agentes de pol?cia e os peritos. Como n?o obteve ?xito nas suas reivindica??es, o SINPOL tenta agora essa equipara??o com base em uma justificativa j? desconsiderada pela administra??o.

O SINPOL parece estar perdido e munido de uma metralhadora girat?ria atirando para qualquer lado, a fim de dar qualquer resposta que seja aos seus membros inspetores e oficiais de cart?rio e papiloscopistas. Usa de demagogia (que quest?o de justi?a ? essa?) e fact?ides (quem disse que os agentes de policia fluminenses s?o servidores de n?vel superior?) a todo custo, de forma id?ntica a pior classe pol?tica deste pa?s. Na verdade, parece-me que o SINPOL tornou-se t?o politizado que chega a fazer uma esp?cie de campanha velada. Com todo o respeito que tenho pelo senador Crist?vam Buarque, homem pol?tico que considero da maior credibilidade e honradez, fica suspeita a divulga??o de um e-mail mais velho que o meu ?ltimo processador de computador, atribu?do ao senador, na ?poca em que era Ministro da Educa??o e filiado ao PT, e hoje candidato ? presid?ncia pelo PDT, o mesmo partido do dirigente do SINPOL, senhor Fernando Bandeira. Ser? que na pr?xima assembl?ia do SINPOL todos os presentes dever?o usar um len?o vermelho no pesco?o? O SINPOL tornou-se uma sucursal do PDT?

Fa?o votos que no pr?ximo ano seja levantada uma Associa??o de Peritos do Estado do Rio de Janeiro (APERJ) efetivamente combativa. Espero que os peritos criminais e legistas retomem suas posi??es e sejam respeitados como profissionais de alto n?vel. Espero que a APERJ possa se colocar ao lado do SINPOL para lutar pelos interesses da coletividade e n?o de setores policiais. Isso enquanto durar a perman?ncia dos peritos neste ordenamento. Do jeito que as coisas est?o, cada vez mais tomo como verdade a frase muitas vezes ouvida por mim: "POL?CIA ? POL?CIA, PER?CIA ? PER?CIA".

Autonomia j? para os peritos!

Espero que esses questionamentos sejam desta vez respondidos pelos dirigentes sindicalistas, que divulgam na p?gina da Internet apenas os elogios dos policiais civis e se escusam de divulgar com a mesma clareza e responder a altura as cr?ticas oriundas da reflex?o de alguns.

Sauda??es cordiais.

Erlon Reis.

 


 

Caro Erlon Reis,

Obrigado pelas observa??es e cr?ticas que voc? nos enviou. Certamente voc? ? perito. E com certeza n?o ? associado do SINPOL. O Sindicato continua na luta pela reescalonamento n?o somente para resolver a quebra de hierarquia entre os investigadores com os inspetores e oficiais de cart?rio, como tamb?m para elevar os vencimentos de todos os policiais, incluindo o pessoal da per?cia, como forma de suprir a retirada da GEAT. E isso n?o impede, por sugest?o de alguns associados, que se lute pelos 100% que os papiloscopistas est?o recebendo, em benef?cio dos inspetores e oficiais de cart?rio.

Lembramos ao companheiro que o SINPOL foi fundado na luta, na greve de 1993, quando fechamos o IML por duas vezes e ganhamos a nossa reivindica??o na ?poca. Respondi um inqu?rito por quatro anos e fiquei sem vencimentos o mesmo per?odo. As demais associa??es nada fizeram...

A luta do SINPOL ? por todos os policiais, sem nenhuma exce??o. Estamos empenhados, ? frente desta entidade, com o mesmo esp?rito que tivemos, em 83, no exerc?cio do 1? mandato de deputado estadual, quando com ajuda de muitos colegas, elaboramos e o governador Brizola transformou em Mensagem, transformada em lei (Lei 699/83), a melhor lei de todos os tempos da Policia Civil. Por ela um perito ganhava 80% da remunera??o de um delegado de 1?. Um inspetor, escriv?o e papiloscopista - 60%. At? o servente de necropsia de ent?o tinha o vencimento vinculado com o delegado.

De qualquer forma, acredito que voc? tenha feito uma cr?tica  construtiva. Espero que voc? participe n?o somente da Associa??o dos Peritos, como tamb?m do SINPOL, para que todos n?s possamos discutir e encontrar o melhor caminho para as nossas conquistas.

Com o abra?o cordial

Fernando Bandeira - SINPOL.

 


 

Fernando Bandeira.

Agrade?o a resposta.

Mesmo estando h? pouco tempo nesta casa tenho conhecimento da sua atua??o, afinal a hist?ria tem muito a ensinar.

Como o senhor sabe bem, a situa??o salarial dos policiais civis fluminenses ? degradante. Enquanto no passado o perito recebia 80% do vencimento de um delegado de pol?cia, hoje recebe apenas 32%!

Apesar de algumas diverg?ncias de pensamento acredito que podemos lutar pelo mesmo ideal, a melhoria de condi??es salariais e de trabalho para todos os policiais civis.

Um abra?o;

Erlon.


01/08/2006 - SARE CHAMA PENSIONISTAS

SARE CHAMA PENSIONISTAS

01/08/2006

01/08/2006

Fonte : SITE DA SARE

A Sare est? convocando os 52. 173 servidores inativos e pensionistas que sequer iniciaram ou n?o completaram o processo de atualiza??o de dados do Programa Cidadania Funcional, para que o fa?am at? o o pr?ximo dia 10, pois, do contr?rio, ter?o seus vencimentos ou benef?cios cortados a partir de agosto. Do total de retardat?rios, 40. 139 n?o atualizaram os dados pela Internet, enquanto 12. 034 j? cumpriram essa obriga??o, mas n?o fizeram prova de vida. Vale salientar que os 40.139 totalmente omissos s? voltar?o a ter os vencimentos ou benef?cios liberados depois de tamb?m fazerem prova de vida.

A suspens?o do pagamento n?o atingir? os inativos e pensionistas que, incapacitados de locomo??o, j? solicitaram visita de equipe da Sare para a comprova??o de que est?o vivos, mas ainda n?o foram visitados. Eles podem aguardar tranq?ilos, pois, mais dias, menos dias, haver?o de receber uma equipe no endere?o que indicaram. Todas informa??es sobre como se recadastrar est?o no sitewww.sare.rj.gov.br. ? clicando no link "Cidadania Funcional" do mesmo site que o servidor aposentado ou pensionista d? in?cio ao processo de recadastramento: a atualiza??o de dados. Depois, ? s? fazer a prova de vida.

Aos servidores que residam em outros estados ou pa?ses, a prova de vida pode ser feita nas defensorias p?blicas ou em outras reparti??es que tenham prerrogativa para tanto, como as delegacias de pol?cia, e para quem mora no exterior, nos consulados e embaixadas.

Dos 230. 959 servidores ativos que constam da folha de pagamento do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, apenas 60 n?o atualizaram os dados. Estes, que est?o sem receber vencimentos desde abril, ser?o objetos de inqu?rito administrativo, para que seja avaliado o motivo da omiss?o.

01/08/2006 - DEBATE COM CANDIDATOS ADIA REUNI?O DO DIA 8

DEBATE COM CANDIDATOS ADIA REUNI?O DO DIA 8

01/08/2006

A assembl?ia dos policiais civis marcada para o pr?ximo dia 8 de Agosto, foi adiada para uma nova data a ser divulgada, em fun??o do debate com os candidatos a governador, que o ocorrer? nos dia 7 de 8 de Agosto, a partir das 14 horas, na sede da ABI, na Rua Ara?jo Porto Alegre, 71 - 9? andar, no Centro.

Convidado pela ADEPOL - Associa??o dos Delegados de Pol?cia, organizadora do evento, o SINPOL vai participar do debate. E para isso est? convidando todos os associados para comparecer na ABI, na segunda e ter?a-feira, para ajudar o Sindicato a arrancar dos candidatos compromisso em atender ?s nossas reivindica??es. Podendo ainda fazer pergunta que seja do interesse da categoria.

01/08/2006 - CHEFE DE POL?CIA RECEBE SINPOL E NADA RESOLVE

CHEFE DE POL?CIA RECEBE SINPOL E NADA RESOLVE

01/08/2006

Mesmo mostrando-se favor?vel ?s reivindica??es dos policiais civis, com rela??o ao reescalonamento, aos 100% para inspetores e oficiais de cart?rio, gratifica??o de delegacia legal para todos e outros pontos alternativos para melhorar a situa??o salarial da categoria, o Dr. Ricardo Hallak disse que a governadora Rosinha n?o quer nem ouvir falar em despesa com pessoal, por causa da legisla??o fiscal.

A dire??o do SINPOL, tendo ? frente os presidentes licenciado e em exerc?cio, Fernando Bandeira e Natal?cio Ferreira, respectivamente, os diretores Fl?vio Azedo do Amaral e Cheila Masioli e os associados Elias (aposentado) e R?bio (ativa), foi recebida, por quase duas horas, pelo Chefe de Pol?cia Civil que em nenhum momento garantiu atendimento ao nosso pleito.

ESTRANHOS S?O NECESS?RIOS

Com rela??o aos estranhos trabalhando na Pol?cia Civil, o delegado Hallak disse que existem apenas 77 PMs e uns 10 bombeiros lotados nas depend?ncias da institui??o. E todos s?o necess?rios pela falta de pessoal. Os titulares das delegacias fazem quest?o de mant?-los porque eles tem ajudado no trabalho da Policia pelo efetivo pequeno existente.

ATRIBUI??ES RETIRADAS PELA PM

Sobre a posi??o da Pol?cia Militar que a cada dia assume atribui??es que s?o legalmente da Pol?cia Civil, o Dr. Ricardo Hallak disse que em Minas Gerais, hoje, em todo o Estado s? se v? a Pol?cia Militar, at? mesmo nas delegacias policiais. E n?o mostrou nenhuma vontade de resolver o problema. Possivelmente por n?o ter autonomia para essa tarefa.

CONV?NIO COM HOSPITAIS

Na discuss?o sobre a falta de interna??o e medicamentos que se verifica no Hospital da Policia Civil, o delegado Ricardo Hallak sugere que se faca um conv?nio entre os hospitais da Pol?cia Civil, com os da PM e do Corpo de Bombeiros, com cada um fazendo determinados procedimentos, permitiria dessa forma um excelente atendimento a toda a clientela da civil, da militar e dos bombeiros.

PROCURAR S?RGIO CABRAL

Depois de muita conversa, sobre v?rios assuntos e com muita simpatia, o Chefe de Pol?cia Civil disse que n?s procur?ssemos o senador S?rgio Cabral, que ? o prov?vel governador a ser eleito, e entregasse a ele as nossas reivindica??es. E ainda cobrasse compromisso com o pleito.

S? que essa medida n?s j? t?nhamos tomado em fun??o com debate com os candidatos que a ADEPOL vai promover, com a participa??o do SINPOL, nos dias 7 e 8 de Agosto, na ABI.


01/08/2006 - SINPOL VAI PARTICIPAR DO DEBATE COM OS CANDIDATOS A GOVERNADOR ADEPOL ORGANIZOU O EVENTO QUE SER? NA ABI DIAS 7 E 8 DE AGOSTO

SINPOL VAI PARTICIPAR DO DEBATE COM OS CANDIDATOS A GOVERNADOR
ADEPOL ORGANIZOU O EVENTO QUE SER? NA ABI DIAS 7 E 8 DE AGOSTO

01/08/2006

ADEPOL - Associa??o dos Delegados de Pol?cia, como sempre faz nas elei??es de governador do Rio, vai realizar nos pr?ximos dias 7 e 8 de Agosto, segunda e ter?a-feira, a partir das 14 horas, na ABI - Associa??o Brasileira de Imprensa, debate com os candidatos ao Executivo Estadual nas elei??es de Outubro deste ano. Convidado pela ADEPOL, a diretoria do SINPOL vai participar das discuss?es, levando aos candidatos as reivindica??es da categoria, e ao mesmo tempo firmando compromisso para que, uma vez eleito governador, o candidato se comprometa a cumprir os termos do compromisso.

SINPOL PEDE PRESEN?A DOS ASSOCIADOS

O SINPOL pede a todos os associados que compare?am na ABI na segunda e ter?a feira, dias 7 e 8 deste m?s, a partir das 14 horas, na Rua Ara?jo Porto Alegre, 71 - 9? andar - no Castelo, a fim de que possam fazer perguntas aos candidatos, principalmente o senador S?rgio Cabral, que o candidato apoiado pelo atual governo do Rio.

A ADEPOL j? divulgou no seu site a informa??es sobre o evento, que estamos transcrevendo agora:

a) Local: Associa??o Brasileira de Imprensa (ABI), situada na Rua Ara?jo Porto Alegre, 71, Castelo, 9? andar.

b) Dias: 7 e 8 de Agosto (2? e 3?), a partir das 14:00 horas.

c) Seq??ncia das apresenta??es dos candidatos:

Dias 7 (2? feira) ? Sergio Cabral (PMDB), Marcelo Crivella (PRB) e tendo em vista problemas de agenda com a Dep. Denise Frossard (PPS) haver? a sua substitui??o.

Dia 8 (3? feira) - Eduardo Paes (PSDB), Carlos Lupi (PDT) e Vladimir Palmeira (PT).

Saliente-se, por oportuno, que as exposi??es ser?o iniciadas sempre ?s 14:00 horas, com dura??o m?dia de 1 h 30 min para cada candidato, incluindo o tempo para as perguntas da plat?ia, sempre por escrito, segundo o que ficou combinado com os candidatos. O Evento ser? todo gravado em v?deo no sistema digital, inclusive, com tel?o de proje??o.

Haver?, em cada intervalo, Coffee Break com oferecimento de salgados, bebidas, etc., tudo organizado por empresa especializada.

N?o falte !!!

A luta continua !!!


26/07/2006 - COBRAPOL VAI AO STF EM DEFESA DO ADICIONAL NOTURNO

COBRAPOL VAI AO STF EM DEFESA DO ADICIONAL NOTURNO

26/07/2006

A Confedera??o Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis -  COBRAPOL -), entidade nacional que o SINPOL ? filiado, atendendo ao Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindipol), ajuizou A??o Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3765), com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal, contra dispositivo da Lei estadual 6.592 de 08/04/2005, sancionada pelo Governador do Estado de Alagoas, no seu artigo 5?, por entender que fere a determinados preceitos constitucionais. A atacada Lei de Alagoas , segundo a entidade retira o direito dos policiais de perceberem o Adicional Noturno, equivocando-se no entendimento da emenda constitucional 19/98 que modificou o sistema remunerat?rio dos agentes p?blicos, incorporando, dentre as esp?cies j? tradicionalmente existentes, o subs?dio, o qual ? obrigat?rio e facultativo. A COBRAPOL afirma que o conceito de parcela ?nica s? visa impedir os acr?scimos de esp?cies remunerat?rias do trabalho normal do policial (servidor), mas n?o impede que ele perceba outras verbas pecuni?rias que tenham fundamentos na constitui??o brasileira, como ? o caso.

A COBRAPOL espera que a Ministra presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, julgue o quanto antes o pedido de liminar da A??o impetrada no dia 21/07, visando restabelecer e garantir o direito consagrado dos policiais alagoanos, o que ser? extensivo aos policiais brasileiros.

25/07/2006 - PM REALIZA SEMIN?RIO: QUER FAZER ATRIBUI??ES DA POL?CIA CIVIL SINPOL PEDE ? CHEFIA E A ADEPOL ENCONTRO PARA DISCUTIR O TEMA

PM REALIZA SEMIN?RIO: QUER FAZER ATRIBUI??ES DA POL?CIA CIVIL

SINPOL PEDE ? CHEFIA E A ADEPOL ENCONTRO PARA DISCUTIR O TEMA

25/07/2006

Em Semin?rio realizado pela Pol?cia Militar, na semana passada, com o t?tulo "A Pol?cia que queremos", o comando da institui??o, mais uma vez se arvora em querer exercer as atividades da Pol?cia Civil, em total desrespeito ? Constitui??o e a legisla??o penal. Entre as reivindica??es est?o: fazer registro de crimes sem necessidade de levar para DP, cria??o de mais delegacias de pol?cia judici?ria e acesso ao bando dados de v?rias institui??es, inclusive ao programa de delegacia legal.

O SINPOL vai pedir ao Dr. Ricardo Hallak, chefe de Pol?cia Civil, no pr?ximo dia 31, e tamb?m a diretoria da Associa??o dos Delegados de Pol?cia, para que se organize um encontro com as demais entidades da Pol?cia Civil, os delegados, comiss?rios, peritos, inspetores, oficiais de cart?rio, papiloscopistas, investigadores, t?cnicos e auxiliares de necropsia, para discutir o tema. E que o resultado da discuss?o, seja encaminhado aos Poderes Executivo, Legislativo e Judici?rio.

Eis, na ?ntegra, a mat?ria extra?da do site da SSP, sobre o Semin?rio da PM:

"A Pol?cia que Queremos": comando da PM considera positivo resultado do semin?rio Walter Mesquita/Viva Rio

Numa iniciativa pioneira, a Pol?cia Militar do Rio de Janeiro realizou, nos dias 18,19 e 20 de julho, o semin?rio "A Pol?cia que Queremos! Compartilhando a Vis?o e Construindo o Futuro", na Casa de Espa?a, no Humait?. Ao fim dos debates em torno das cerca de 1.500 propostas de mudan?as enviadas e discutidas em 11 eixos tem?ticos, com vistas a melhorar as rela??es entre pol?cia e sociedade, um documento final foi elaborado e encaminhado para as diversas ?reas de compet?ncia e candidatos ao Governo do Estado, para avalia??o e verifica??o da possibilidade de aplica??o.

O semin?rio foi fruto de trabalho de pesquisa iniciado h? 15 meses, e as propostas, enviadas por policiais de todos os n?veis hier?rquicos e unidades da Pol?cia Militar, representantes do Governo, pesquisadores e cidad?os de todas as camadas sociais. Desde o primeiro momento, o objetivo foi identificar problemas e apontar solu??es. "Buscamos caminhos para chegar ? pol?cia que queremos. N?o h? o que esconder. A Pol?cia Militar abriu suas portas ? sociedade, numa oportunidade ?nica para interagirmos e melhorarmos os servi?os prestados", destacou o coronel Hudson de Aguiar, comandante-geral da corpora??o.

Foram apresentadas sugest?es nas ?reas de pessoal, ensino e instru??o, intelig?ncia, operacional, comunica??o social, apoio log?stico, or?amento e finan?as, sa?de, controle interno, moderniza??o administrativa e tecnol?gica e vis?o do cliente (sociedade). Eis algumas das propostas finais:

  1. Taxas de seguran?a: uma para equipar a PM, tal como a Taxa de Inc?ndio cobrada pelo Corpo de Bombeiros, e outra para proporcionar remunera??o extra aos soldados que trabalhem em eventos particulares com p?blico pagante.
  2. Escala: implanta??o de turnos de oito horas di?rias de trabalho.
  3. Intelig?ncia: cria??o da Diretoria Geral de Intelig?ncia.
  4. Integra??o: acesso da PM aos bancos de dados da Receita Federal, do Programa Delegacia Legal, do sistema penitenci?rio, do Detran, da Junta Comercial, do Servi?o de Prote??o ao Cr?dito, do Serasa e da Pol?cia Federal.
  5. Centr?o: cria??o de central de atendimento reunindo PM, Pol?cia Civil, Pol?cia Rodovi?ria Federal e Bombeiros.
  6. Aproxima??o: com a sociedade, por meio de caf?s comunit?rios e trabalhos sociais, como oficinas de m?sica e profissionalizantes, competi??es esportivas e palestras em escolas e nos pr?prios batalh?es. Remunera??o: melhores sal?rios e pagamento de trabalho extra, de forma a desestimular o segundo emprego (bico).
  7. Espa?o: em programas de r?dio e TV para divulgar mais e melhor o trabalho da corpora??o.
  8. Benef?cios: avalia??o psicol?gica anual, assist?ncia jur?dica, cria??o de novos col?gios da PM para filhos de policiais, aux?lio-uniforme anual, amplia??o da rede assistencial de sa?de e concess?o de carta de cr?dito imobili?rio.
  9. Comunidade: amplia??o do policiamento comunit?rio.
  10. Agilidade: permiss?o para que PM volte a lavrar o Termo Circunstanciado, para crimes de menor potencial ofensivo, sem necessidade de ida ? delegacia policial, como forma de evitar espera na confec??o dos registros de ocorr?ncias, com preju?zo do atendimento cidad?o.
  11. DPJM: cria??o de novas delegacias de Pol?cia Judici?ria Militar.

Diretor de ensino e instru??o da PM e coordenador do semin?rio, o coronel Ubiratan ?ngelo considerou positivos os resultados do evento: "As propostas s?o compat?veis, fact?veis e sinceras. Algumas j? estavam nos planos da Pol?cia Militar e outras s?o inovadoras", destacou.

22/07/2006 - POLICIAL D? APOIO A SINDICALIZA??O

POLICIAL D? APOIO A SINDICALIZA??O

22/07/2006

O companheiro associado Marcos Portela, em e-mail enviado ao SINPOL, ? mais um colega que tem dado todo apoio a nossa entidade, pedindo a todos que se sindicalizem para fortalecer a luta da categoria. Eis, na ?ntegra, a mensagem de Marcos Portela:

"Apesar de n?o puder participar ativamente do movimento, tenho voc?s como meus representantes. E pelo que acompanhei do movimento do SINPOL, passei a acreditar. E saibam que mesmo que muitos de n?s n?o estejamos presentes nos protestos, somos sindicalizados e nossos nomes respaldam as atitudes do SINPOL.

Para os colegas que por algum motivo n?o participem ativamente do movimento do SINPOL, sindicalizem-se e pelo menos colaborem com o seu nome para dar mais for?a de luta ao NOSSO SINDICATO. Que ? a ?nica entidade vis?vel, que luta por melhorias para os Policiais em nosso Estado."

22/07/2006 - SINPOL TEM CONTAS E PREVIS?O OR?AMENT?RIA APROVADAS

SINPOL TEM CONTAS E PREVIS?O OR?AMENT?RIA APROVADAS

22/07/2006

Dos 1357 associados do SINPOL, apenas 11 votaram contra a aprova??o das contas de 2005 e a previs?o or?ament?rio deste ano, na assembl?ia realizada nesta sexta-feira, dia 21 de Julho, amplamente divulgada pelo site, jornais, telefonemas, e-mail e outros meios de comunica??o.

A maioria esmagadora dos presentes votaram a favor do parecer do conselho fiscal que, por unanimidade, j? havia se manifestado favoravelmente ?s contas e a previs?o or?ament?ria.

Muitos associados compareceram ao SINPOL para participar da reuni?o e logo se retiraram por causa da forma grosseira, agressiva e ofensiva que alguns colegas se comportavam. E com isso n?o puderam votar. Como o balancete das contas de 2005 e a previs?o or?ament?ria deste ano foram colocadas no site na noite do dia anterior, at? ?s 11 horas do dia 21, cerca de 126 associados j? tinham ligado para o SINPOL justificando a aus?ncia e dizendo que estavam favor?vel. E que por mais variados motivos (servi?o, bico, viagem, doen?a, etc.) n?o poderiam comparecer.

SINDICALISTAS DA NCST E DO PDT D?O APOIO AO SINPOL

Cerca de 22 sindicalistas da Nova Centra Sindical dos Trabalhadores - NCST, do Movimento Sindical do PDT, do Sindicato e da Federa??o dos Vigilantes, compareceram ao SINPOL para se solidarizar com os dirigentes sindicais dos policiais civis. Esses companheiros sempre participaram das manifesta??es promovidas pelo SINPOL, segurando faixas, panfletando, trazendo o carro de som de suas entidades, em passeatas, atos p?blicos e protestos, sem causar nenhuma despesa para o sindicato. No entanto, foram mal recebidos e at? ofendidos por alguns policiais que, agressivamente, impediam a presen?a no audit?rio do SINPOL. Esses mesmos policiais, tiveram o mesmo comportamento com a filmagem que o sindicato havia contratado para documentar a assembl?ia.

FL?VIO AMARAL ACALMA OS ?NIMOS E DIRIGE A ASSEMBL?IA

Com o seu sempre "calmo, tranq?ilo e consciente", o presidente do Conselho Fiscal, perito criminal Fl?vio Amaral, mesmo sabendo que a maioria dos associados presentes era favor?vel a filmagem e a presen?a dos sindicalistas, pede a eles que se retirem, para evitar que a gritaria e as ofensas continuem.

Com mais uma hora de atraso ? iniciada a assembl?ia, com v?rios associados se manifestando. A inspetora Cheila Masioli, secret?ria do SINPOL, disse que compareceu ao sindicato e examinou com todos os detalhes as contas com o conselho fiscal, a diretoria e o contador, n?o encontrando nenhuma irregularidade. Afirmou que o SINPOL faz milagre, porque com uma arrecada??o t?o pequena consegue virar o ano com um super?vit de quase 70 mil reais, arranjar 240 mil emprestado, com zero por cento de juro, construir uma sede, e j? ter pago 40 por cento da d?vida em menos de um ano. Temos que investir mais para aumentar e melhorar nosso atendimento aos associados.

"PEDROS" EMOCIONAM A PLEN?RIA

Ao final das discuss?es, o policial aposentado Pedro, de 80 anos, emociona todos os presentes, dizendo que esse tipo de discuss?o n?o leva a nada, basta uma comiss?o discutir e aprovar essas coisas, e que temos que unir os nossos policiais, com uma s? for?a, porque s? assim seremos vitoriosos. Temos que preservar e apoiar o nosso l?der Bandeira, porque ele ? ?nico que enfrentou as persegui??es, puni??es e amea?as, sem jamais se curvar para quem quer que seja. Como parlamentar e sindicalista, sempre foi o nosso maior defensor. Depois da vota??o, o outro Pedro, tamb?m aposentado, conhecido como "apito de ouro" (recebeu um apito de ouro do presidente Juscelino, no final dos anos 50, quando era guarda, em Botafogo), fez uma ora??o, finalizando dizendo que "onde existe a presen?a de Deus, o diabo s? faz barulho", recebendo o aplauso de todos.

CANDIDATOS PARTICIPAM

A assembl?ia tamb?m contou com a presen?a dos policiais civis. associados do SINPOL, candidatos a cargos eletivos nas pr?xima elei??es. Pelo PDT, candidato a deputado federal, o papiloscopista Tadeu Pitanga. E para deputado estadual, o inspetor (miojo) Professor Leonardo, que tamb?m ? diretor licenciado do SINPOL. Pelo PRONA, candidato a deputado estadual, o investigador ?lvaro Luiz. Ap?s o encerramento da reuni?o, os colegas candidatos falaram aos presentes, pedindo que se vote em policiais civis, que n?o sejam delegados, porque s? assim a "tiragem" vai ter forca na ALERJ e na C?mara Federal. O presidente licenciado do SINPOL, Fernando Bandeira, que integra a chapa de 1? suplente do Senado, da Dra. Edialeda - 122 - pelo PDT, agradeceu a presen?a dos associados e tamb?m dos que s?o candidatos, dizendo que toda oposi??o sempre faz bem a qualquer sindicato, mas que ? necess?rio respeito ao quadro social, disciplina nas assembl?ias, para se poder exercer plenamente a democracia.

20/07/2006 - SINPOL PRESTA CONTAS DE 2005 NO DIA 21

SINPOL PRESTA CONTAS DE 2005 NO DIA 21

20/07/2006

Conforme j? foi anunciado aqui no nosso site, e publicado no jornal POVO, da ?ltima sexta-feira, dia 14 de julho, o SINPOL est? convocando todos os associados, em dia com suas obriga??es, para assembl?ia geral de presta??o de contas do exerc?cio de 2005 e previs?o or?ament?ria deste ano. A AGE ser? realizada no dia 21 de Julho, sexta-feira, ?s 09 h em primeira convoca??o e ?s 0930 h em segunda e ?ltima convoca??o. O Conselho Fiscal j? deu parecer favor?vel e agora ser? submetida a aprecia??o e vota??o dos associados.

Para facilitar o entendimento dos associados que comparecerem ? assembl?ia, o SINPOL est? publicando o resumo da receita e das despesas ocorridas no ano de 2005, lembrando que a ?nica fonte de receita s?o as mensalidades dos associados. At? Agosto de 2005 a mensalidade era de R$ 10,20. A partir de setembro passou para R$ 20,00. A receita de 2005 foi de R$ 204.955,69 e a despesa foi de R$ 138.427,89. O resultado do exerc?cio financeiro de 2005 (super?vit) foi de R$ 66,527,80.

Para melhor esclarecer, a receita e a despesa, para se calcular por m?s, basta dividir o total por 12. E se quiser especificar cada despesa por m?s ? s? dividir tamb?m por 12 a despesa especificada.



20/07/2006 - PREVIS?O OR?AMENT?RIA PARA O EXERC?CIO DE 2006

PREVIS?O OR?AMENT?RIA PARA O EXERC?CIO DE 2006

20/07/2006

 

RECEITASR$
Renda Social320.640,00
Mensalidades320.640,00
Total das Receitas320.640,00
 
DESPESAS 
Desp. Administrativa87.750,00
Desp. C/Pessoal47.300,00
Desp. Enc. Sociais5.700,00
Assist. Social Associados12.900,00
  
Total das Despesas153.650,00
  
Super?vit Previsto166.990,00
  
Total Geral320.640,00

 

PARECER DO CONSELHO FISCAL

Como membros do Conselho Fiscal do Sindicato, procedemos ao exame das pe?as que comp?em a Previs?o Or?ament?ria para o exerc?cio de 2006, constatamos achar-se tudo na mais perfeita ordem e exatid?o, raz?o por que somos de opini?o seja a mesma aprovada pela Assembl?ia.

Rio de Janeiro, 05 de julho de 2006.

20/07/2006 - SINPOL SER? RECEBIDO PELO CHEFE DE POL?CIA VAMOS COBRAR 100% DE N?VEL SUPERIOR

SINPOL SER? RECEBIDO PELO CHEFE DE POL?CIA
VAMOS COBRAR 100% DE N?VEL SUPERIOR

20/07/2006

Est? marcada para o dia 31 de Julho, segunda-feira, ?s 11 horas, a audi?ncia da diretoria do SINPOL com o chefe de Pol?cia Civil, delegado Ricardo Hallak. Nessa reuni?o, os sindicalistas v?o cobrar do dirigente maior da nossa institui??o um empenho junto ao governo, no sentido de que os 100% de n?vel superior que est?o sendo pagos aos papiloscopistas, sejam concedidos tamb?m aos inspetores e oficiais de cart?rio, que s?o tamb?m n?vel superior. At? pouco tempo, somente os peritos recebiam gratifica??o de n?vel superior, relativa a atividade t?cnico cient?fica.

Atrav?s de simples requerimentos, a administra??o passou a interpretar a lei e conceder aos colegas papiloscopistas a gratifica??o recebida somente pelos peritos.

Embora o Sindicato esteja de posse de parecer contr?rio da administra??o nos pedidos feito formalmente pelos oficiais de cart?rio e inspetores, solicitando os 100% de gratifica??o de n?vel superior, citando o caso dos papiloscopistas com rela??o aos peritos, os diretores do SINPOL acham que ? poss?vel que o governo, por uma quest?o de justi?a, venha conceder essa vantagem para os demais cargos de n?vel superior. Vamos citar tamb?m a paridade existente entre os agentes e os profissionais da pol?cia t?cnica, tanto na Pol?cia Federal, como tamb?m no Distrito Federal, categoria essas de n?vel superior.


15/07/2006 - LI??O DE NACIONALISMO - VERDE E AMARELO

LI??O DE NACIONALISMO - VERDE E AMARELO

15/07/2006

A nossa companheira Cheila Masioli, diretora do SINPOL e da COBRAPOL, tem se destacado como uma das mais atuantes sindicalista, pela lealdade e coer?ncia na luta em defesa da nossa categoria. Mais uma vez ela contribui, nesse momento eleitoral que o Brasil est? vivenciando, nos trazendo um depoimento do professor Crist?vam Buarque, ex-reitor da Universidade de Bras?lia, ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educac?o, atual senador da Rep?blica e candidato a presidente pelo PDT.----- Repassado por S?rgio Robson Rodrigues da Conceicao/RJ/Petrobras em 14/07/2006 10:13 -----

Jose Carlos Souza

Lima/RJ/Petrobras Para:

cc: (cco: Sergio Robson Rodrigues da 08/06/2006 22:14 Conceicao/RJ/Petrobras)

Assunto: VERDE E AMARELO

----- Repassado por Jose Carlos Souza Lima/RJ/Petrobras em 08/06/2006 22:13 -----

 

Essa merece ser lida.

Afinal, n?o ? todo dia que um brasileiro d? um esculacho educad?ssimo nos americanos! (? poss?vel que esta mensagem j? tenha circulado entre n?s).

Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do DF, ex-ministro da educa??o e atual senador CRIST?VAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionaliza??o da Amaz?nia.

O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e n?o de um brasileiro.

Esta foi a resposta do Sr. Crist?vam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionaliza??o da Amaz?nia.

Por mais que nossos governos n?o tenham o devido cuidado com esse patrim?nio, ele ? nosso. Respondi que, como humanista, sentindo o risco da degrada??o ambiental que sofre a Amaz?nia, podia imaginar a sua internacionaliza??o, como tamb?m de tudo o mais que tem import?ncia para a humanidade.

Se a Amaz?nia, sob uma ?tica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos tamb?m as reservas de petr?leo do mundo inteiro. O petr?leo ? t?o importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amaz?nia ? para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extra??o de petr?leo e subir ou n?o o seu pre?o. Os ricos do mundo, no direito de queimar esse imenso patrim?nio da humanidade.

Da mesma forma, o capital financeiro dos pa?ses ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amaz?nia ? uma reserva para todos os seres humanos, ela n?o pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um pa?s.

Queimar a Amaz?nia ? t?o grave quanto o desemprego provocado pelas decis?es arbitr?rias dos especuladores globais. N?o podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar pa?ses inteiros na vol?pia da especula??o.

Antes mesmo da Amaz?nia, eu gostaria de ver a internacionaliza??o de todos os grandes museus do mundo. O Louvre n?o deve pertencer apenas ? Fran?a. Cada museu do mundo ? guardi?o das mais belas pe?as produzidas pelo g?nio humano. N?o se pode deixar que esse patrim?nio cultural, como o patrim?nio natural amaz?nico, possa ser manipulado e destru?do pelo gosto de um propriet?rio ou de um pa?s. N?o faz muito, um milion?rio japon?s decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

Durante o encontro em que recebi a pergunta, as Na??es Unidas reuniam o F?rum do Mil?nio, mas alguns presidentes de pa?ses tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu disse que Nova York, como sede das Na??es Unidas, deveria ser internacionalizada.

Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Bras?lia, Recife, cada cidade, com sua beleza espec?fica, sua hist?ria do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro. Se os EUA querem internacionalizar a Amaz?nia, pelo risco de deix?-la nas m?os de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. At? porque eles j? demonstraram que s?o capazes de usar essas armas, provocando uma destrui??o milhares de vezes maior do que as lament?veis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

Nos seus debates, os atuais candidatos ? presid?ncia dos EUA t?m defendido a id?ia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da d?vida. Comecemos usando essa d?vida para garantir que cada crian?a do mundo tenha possibilidade de ir ? escola.

Internacionalizemos as crian?as tratando-as, todas elas, n?o importando o pa?s onde nasceram, como patrim?nio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amaz?nia. Quando os dirigentes tratarem as crian?as pobres do mundo como um patrim?nio da humanidade, eles n?o deixar?o que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver.

Como humanista, aceito defender a internacionaliza??o do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amaz?nia seja nossa. S? nossa. "

 

 

"N?o basta que seja pura e justa a nossa causa, ? necess?rio que a pureza e a justi?a existam dentro de n?s."

Agostinho Neto

 

O original pode ser lido no endere?o http://www.cristovam.com.br/index.php?page=lernoticia&idmateria=473&idcanal=4

14/07/2006 - SINPOL ABRE SITE AOS ASSOCIADOS

SINPOL ABRE SITE AOS ASSOCIADOS

14/07/2006

Enquanto o Livro de Visitas n?o for restabelecido, permitindo a manifesta??o de todos os colegas associados, com a respectiva identifica??o, a diretoria do Sindicato est? disponibilizando os espa?os do seu site para todos os associados que queiram enviar cr?ticas, sugest?es, elogios, informa??es, not?cias ou qualquer outra forma de manifesta??o. Basta o associado utilizar o endere?o eletr?nico do SINPOL - atendimento@sinpol.org.br - e enviar o seu e-mail que ser? aproveitado e divulgado.

Essa forma de comunica??o tamb?m pode ser usada pelos colegas que queiram saber alguma informa??o sobre andamento de processos, atendimento jur?dico dos aposentados, pensionistas e outros associados. Informa??es sobre sindicaliza??o, mensalidades, descontos em folha, conv?nios e outros benef?cios tamb?m ser?o dadas atrav?s desse endere?o.



Exibindo 1576 a 1596 de 1741 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80