• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11/04/2006 - PROTESTO NO HOTEL GUANABARA - POLICIAIS E AGENTES PENITENCI?RIOS P?EM ?GUA NO CHOPE DO PMDB

PROTESTO NO HOTEL GUANABARA -  POLICIAIS E AGENTES PENITENCI?RIOS P?EM ?GUA NO CHOPE DO PMDB

11/04/2006

Festa de caciques

Policiais civis e agentes penitenci?rios mais uma vez estiveram juntos protestando contra o governo do estado. Na segunda-feira, dia 10/04, a manifesta??o das duas categorias foi em frente ao Hotel Guanabara, ?s 17h, onde se realizava um encontro dos cacifes do PMDB com a presen?a da governadora Rosinha Garotinho. O SINPOL levou para a porta do hotel a grande faixa de 10m com a seguinte inscri??o: " POLICIAIS CIVIS PEDEM SOCORRO". Dez companheiros entre ativos e aposentados compareceram ao ato p?blico, reivindicando a aprova??o do reescalonamento salarial que encontra-se parado desde novembro no gabinete civil da governadora. Entre outros, registramos a presen?a dos companheiros Fl?vio Amaral, Leonardo Mota, Jorge Boa Ventura, Rafael Ferrari, Denise, Barbosa e Cl?udio Jos? (assessoria de Imprensa), que ficaram at? o final, ?s 20h. O companheiro Bandeira n?o p?de comparecer porque estava participando de um Semin?rio da Confedera??o Brasileira de Policiais Civis, em Fortaleza.

Foto de Felipe Hidvegi

J? os agentes penitenci?rios, levaram faixas com os dizeres: "O governo que mente de verdade", com a figura do Garotinho e Rosinha com nariz de Pin?quio. Outra faixa pedia a convoca??o de 1.500 inspetores concursados. A todo momento os manifestantes cantavam palavras de ordem "Rosinha ingrata troca concursado por terceiriza??o ..." . O l?der do governo da ALERJ, deputado Noel de Carvalho, passou pelo grupo e sequer os cumprimentou. Na mesma linha de ignorar o protesto, foi o comportamento do presidente da ALERJ, deputado Jorge Picciani. A governadora Rosinha saiu pela porta lateral do hotel Guanabara, atrav?s de uma manobra do comandante do 13?BPM, que desviou a aten??o dos manifestantes na portaria principal.

Tamb?m estiveram presentes o jornal O Dia, a r?dio BandNews, a TV Bandeirantes e a TV Globo, que ficou cerca de uma hora no local fazendo imagens dos manifestantes.

08/04/2006 - AUDI?NCIA COM HALLACK: NOVAS DISCUSS?ES SOBRE REESCALONAMENTO

AUDI?NCIA COM HALLACK: NOVAS DISCUSS?ES SOBRE REESCALONAMENTO

08/04/2006

Depois de quase quatro horas de espera, o Chefe de Pol?cia Civil, delegado Ricardo Hallack, recebeu os representantes da categoria, na tarde-noite desta sexta-feira, dia 7 de abril, pela segunda vez nesta semana, e disse que continua discutindo com a assessora jur?dica da SSP, Dra. J?ssica, que tamb?m participou da reuni?o com o SINPOL, uma solu??o para as reivindica??es dos policiais. Bandeira, Denilson, P?ccolo, Euclides, Fl?vio Amaral, Marcos Vinicius (Associa??o de Inspetores) e Cl?udio Jos? (assessoria de imprensa), depois da audi?ncia, perceberam que o ?nico fato novo verificado agora ? a id?ia de elevar os vencimentos dos policiais que hoje s?o de n?vel superior (Inspetor e Oficial de Cart?rio), nivelando com os peritos, que j? eram de n?vel superior, com a gratifica??o de 100%, recebida pelos papiloscopistas.

REDUZIR CUSTOS

A todo tempo o Dr. Ricardo Hallack diz que o impacto financeiro do reescalonamento, cujo projeto se encontra no gabinete da Governadora, ? totalmente imposs?vel de ser aprovado como est?, pelas dificuldades econ?micas do Estado. E que somente com redu??o de custos ? poss?vel se conseguir alguma coisa nesse primeiro momento. Por isso, eles est?o tentando uma forma alternativa para atender parcialmente o nosso pleito. A Dra. J?ssica ficou que trazer para a Chefia, na pr?xima semana, uma proposta, nos termos acima citados, com o impacto financeiro. Depois disso, passaria para a dire??o do SINPOL.

MAIS EMBROMA??O, DISCUSS?O, REUNI?O, CONVERSA FIADA, ETC...

Certamente muitos colegas, associados ou n?o ao SINPOL, devem estar pensando isso tudo. E n?o ? para menos. N?s, que estamos ? frente dessa luta, nos expondo, respondendo sindic?ncias, sendo transferidos, perdendo nossos "bicos", por falta de tempo, nos incompatibilizando com "colegas" que trabalham com outros interesses, tamb?m sentimos que estamos sendo mais uma vez enrolados por um Governo de mentira e falsidade. Um governo que n?o tem palavra... No entanto, uma coisa ? certa:A NOSSA UNI?O, DENTRO DA POL?CIA E FORA DELA, NESSES ?LTIMOS MESES, EST? MUITO MAIS FORTE DO QUE ANTES. O NOSSO SINDICATO, COM POUCO MAIS DE 1.300 ASSOCIADOS, A MAIORIA APOSENTADOS, PROVOU QUE ? A NOSSA MAIOR (E ?NICA) ARMA EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS. COM A SINDICALIZA??O DE TODOS, DENTRO DE ALGUNS MESES, SEREMOS IMBAT?VEIS. TODOS OS COLEGAS QUE INTEGRARAM O COMANDO DE GREVE VIRAM, NA DIRETORIA DO SINPOL, TENDO ? FRENTE O EXPERIENTE SINDICALISTA E EX-DEPUTADO FERNANDO BANDEIRA, UMA MURALHA DE RESIST?NCIA CAPAZ DE DAR AOS NOVOS COMPANHEIROS O SUSTENT?CULO NECESS?RIO PARA VIT?RIA DE TODOS OS POLICIAIS CIVIS.

SUGEST?ES SER?O APROVEITADAS

No Livro de Visitas do SINPOL, cujo site ? acessado, em m?dia, 700 vezes por dia, os colegas est?o dando muitas sugest?es. Como greve por tempo indeterminado, acampar no Pal?cio, greve de fome e outras que achamos melhor n?o descrever. Todas est?o sendo anotadas e estudadas pelos nossos dirigentes do SINPOL e do comando de greve. Precisamos de mais ades?o na participa??o dos movimentos e manifesta??es que iremos continuar fazendo. As elei??es est?o chegando, e quase todos que nos enrolaram at? agora, s?o candidatos e v?o se esbarrar conosco pelas ruas na ca?a dos votos. Estar?o participando de inaugura??es, de reuni?es com cabos eleitorais, em palestras nas faculdades, nos clubes em todos os lugares do Estado.

Certamente, at? l? n?s estaremos mais organizados, com mais associados no SINPOL e mais participantes nos nossos protestos. N?s somos todos eleitores e, democraticamente, vamos nos posicionar perante esses candidatos e na frente dos seus supostos eleitores. E a imprensa e o TRE v?o tomar conhecimento da "campanha" desses candidatos...


06/04/2006 - HALLACK RECEBE PLEITO DOS POLICIAIS

HALLACK RECEBE PLEITO DOS POLICIAIS

06/04/2006

Na primeira audi?ncia com os l?deres dos  policiais, tendo ? frente a Dire??o do SINPOL, o novo Chefe de Pol?cia Civil, delegado Ricardo Hallack, recebeu na tarde desta ter?a-feira, dia 4 de abril, o pleito da categoria, com a tabela do reescalonamento vertical, com valores de cada cargo, o impacto financeiro e com os necess?rios esclarecimentos dos colegas Bandeira, Cheila, Ferrari e Denilson. Participaram ainda da reuni?o com o Chefe de Pol?cia, Leonardo, Euclides, Marcus Vinicius, Fl?vio Amaral e o assessor de imprensa do SINPOL, Cl?udio Jos?. Dizendo que esse projeto foi proposto pelo ex-secret?rio de seguran?a Anthony Garotinho, em maio de 2004, para substituir a GEAT, retirada dos policiais civis e incorporada aos delegados, PMs e  Bombeiros, os sindicalistas lembraram ao Dr. Ricardo Hallack as dificuldades por que est?o passando os colegas.

Demonstrando muita sensibilidade e interesse pelo problema, o delegado afirmou, como j? era esperado, que a decis?o sobre essa mat?ria ? da governadora, lembrando a quest?o da responsabilidade fiscal, face ao impacto financeiro do projeto. Disse ainda que levar? ao novo secret?rio de seguran?a e as autoridades superiores, na expectativa de que possa surgir alguma alternativa que possa assegurar aos policiais civis uma recupera??o de seus vencimentos. Demonstrou, por outro lado, muito vontade de gerenciar a Pol?cia Civil usando seus conhecimentos t?cnicos, influenciando a auto estima da categoria, trazendo benef?cios indiretos. Defende concurso p?blico anual para todas os cargos e ? contra a puni??o geogr?fica (determinou de imediato o cancelamento da remo??o do diretor do SINPOL Leonardo Mota, da DRACO para DP de Parati, publicado no BI do dia 3 de mar?o).

NOVA REUNI?O - SEXTA-FEIRA - DIA 7 DE ABRIL - 14 HORAS

Ficou acertada com o Dr. Ricardo Hallack nova reuni?o com o SINPOL, para a pr?xima sexta-feira, dia 7 de abril, ?s 14 horas, quando nos dir? alguma coisa a respeito das nossas reivindica??es, e ao mesmo tempo, se existem  outras alternativas que venham trazer benef?cios para os policiais. O novo chefe disse que estar? ? disposi??o do SINPOL para debater e encontrar solu??o para os diversos problemas que a categoria vem enfrentando.

05/04/2006 - FLAGRANTES DO MOVIMENTO REIVINDICAT?RIO DOS POLICIAIS CIVIS

FLAGRANTES DO MOVIMENTO REIVINDICAT?RIO DOS POLICIAIS CIVIS

05/04/2006

SINPOL protesta na frente do IFP - Rosinha n?o foi.

 

Ricardo Hallack toma posse como Chefe de Pol?cia na ACADEPOL, dia 31/03

 

Novo Chefe, delegado Ricardo Hallack, recebe o SINPOL em seu gabinete, prometendo interceder no Governo pela aprova??o do reescalonamento salarial.

02/04/2006 - POLICIAIS PEDEM SOCORRO AO CHEFE DE POL?CIA

POLICIAIS PEDEM SOCORRO AO CHEFE DE POL?CIA

02/04/2006

site do SINPOL tem recebido visita di?ria m?dia de 700 pessoas. Tem dia que chega a mais de mil, numa demonstra??o de que a categoria acompanha atentamente o trabalho do seu Sindicato. O LIVRO DE VISITAS se transformou em tribuna livre e democr?tica de todos os colegas, com sugest?es, cr?ticas e id?ias que tem sido muito ?teis para todos n?s. A diretoria do SINPOL quase sempre tem dado maior divulga??o a atua??o desses colegas. ? o caso de duas cartas enviadas ao novo Chefe de Pol?cia, delegado RICARDO HALLACK, por dois companheiros, registradas no Livro de Visitas, deste final de semana, ap?s a greve de cinco dias. O Inspetor Armando e o Comiss?rio Paulo Roberto.

Ilmo? Dr. Ricardo Hallak,

Primeiramente lhe dou as boas vindas, tendo a certeza de que este tamb?m ? o sentimento absoluto de toda a classe policial que h? muito vem sendo colocada em segundo plano nos ?ltimos anos. Lendo o seu discurso e de vosso antecessor, vejo que DEUS foi in?meras vezes citado e com base no que prega a palavra Dele, o Santo Nome jamais dever? ser citado em v?o! Arrisco dizer em nome de todos os policiais civis do Estado do Rio de Janeiro, que V.S? ? a nossa esperan?a para que a Justi?a seja feita, pois embora acreditemos piamente que parte de seu discurso n?o seja necessariamente a filosofia deste governo, acreditamos que seja o vosso: "... somente com homens realmente compromissados com os princ?pios basilares da propriedade, da honestidade, da moralidade, do profissionalismo, da intelig?ncia, e atrav?s de um incans?vel combate ? corrup??o, seremos capazes de vencer o crime organizado."

A nossa luta, que ? do conhecimento de todos o que comp?em a Pol?cia Civil, ? marcada por muito sangue dos que tombaram e, pior do que isto, pela indiferen?a dos que se recusam a reparar um erro grav?ssimo que nos rouba a dignidade e o est?mulo por fazer o nosso trabalho dando o nosso melhor!

Sr. Chefe de Pol?cia, bem sabeis que o policial civil n?o ? uma m?quina, mas um homem (ou mulher) provido de sentimento e, como todo o ser humano, de necessidades! Tamb?m temos vontade de nos vestir bem, nos alimentarmos bem, dar assist?ncia m?dica ?s nossas fam?lias, ver nossos filhos estudarem em boas escolas para que amanh? sejam cidad?os que contribuam com o desenvolvimento de nosso pa?s, e, por que n?o?, usufruir de algum conforto. Tenha a certeza de que somente recuperando a dignidade e a auto estima do policial ? que poder? se ver uma mudan?a, n?o significativa, mas efetiva da Pol?cia Civil!

Como sabemos, o homem n?o ? infal?vel, mas com a valoriza??o do policial, os epis?dios de corrup??o ser?o minimizados ao m?ximo. Fazendo uma alus?o aqueles que lidam com a sa?de, sabemos que os profissionais que lidam nessa ?rea est?o em contato direto com o que ? de mais insalubre e correndo o risco de contamina??o. Em nosso caso, estamos em contato direto com as doen?as da sociedade e se nada for feito para proteger o policial das contamina??es, ele ser? infectado.

N?o adianta tratar o doente aplicando a eutan?sia, ou seja, apenas punindo os que erram. Temos que vacin?-los para ao menos previnir estes cont?gios! As ofertas do mal s?o constantes e temos que incutir na cabe?a do profissional que n?o vale ? pena o pre?o de se vender.

Temos que faz?-lo acreditar no seguinte: "N?o vale ? pena porque sou honesto e PORQUE EU N?O PRECISO DISTO! N?O PRECISO!" Sr. Chefe de Pol?cia, que Deus esteja convosco e que ao final desta sua nobre miss?o o senhor possa descansar em paz com sua consci?ncia, com a certeza do dever cumprido verdadeiramente! A classe policial tamb?m n?o se esquecer? disso como jamais esquecer? daqueles que fizeram ou deixaram de fazer pelo profissional policial.

Inspetor Armando - matr?cula 871.286-1 - 82? DP


Para: Fernando Bandeira, Velho Guerreiro, todos do SINPOL Abaixo, segue c?pia de uma correspond?ncia encaminhada ao novo Chefe de Pol?cia Civil para reflex?o

Sr. Chefe de Pol?cia.

Li o discurso de posse de V. Sa. no site da PCERJ, notei e percebi muito a presen?a de Deus e do Esp?rito Santo nas palavras de V. Sa.. Sou evang?lico, Comiss?rio de Pol?cia readaptado em Cabo Frio com aproximadamente 25 anos de casa. Nesta hora, humildemente, dirijo-me ? V. Sa.para desejar uma excelente administra??o pois vejo que est? embasada na vontade e prote??o de Deus. A Pol?cia Civil foi escolhida por mim como minha segunda casa e, durante muitas vezes, foi minha primeira, quando n?o, a ?nica. Dediquei-me muito e hoje sinto as consequ?ncias de tanta dedica??o. At? Curso de Investiga??o Criminal para Detetives na Inglaterra Deus me deu a oportunidade de fazer, sendo, que, ao retornar, alguns Delegados, infelizmente, chegaram a me dizer frontalmente, "Isto ? para Autoridades, policiais n?o podem ter este tipo de informa??o e treinamento". Resultado, fui parar em Mangaratiba ap?s tr?s meses de curso e a Pol?cia Civil terr gasto mais de US$ 20.000 com cada Policial.

Acompanho e vejo o escrito no Livro de Visitas do SINPOL, e, percebo que a maioria dos policiais anseiam por melhores condi??es de trabalho, a ser primordial o cumprimento do que o atual governo mesmo tomou a iniciativa de propiciar aos policiais, e, infelizmente, apesar de compromissados com Deus tamb?m, preferiram a omiss?o e a "enrola??o com a barriga". Sr. Chefe de Pol?cia, quando entrei para a Pol?cia Civil em 1981, ganhava como Escriv?o de Pol?cia quase 20 sal?rios m?nimos. Hoje, n?o consigo ganhar 10, com n?vel superior, forma??o no exterior, etc. ? preciso resgatar a dignidade do Policial Civil, aviltada pelo atual governo com tratamento desigual aos Delegados, Policiais Militares, Bombeiros. Nossas fam?lias sentem e sofrem muito estas anomalias administrativas, d?o gratifica??o, s? pagam parte dela, enganam a todos, alguns entram na Justi?a, ganham, n?o recebem ... Estamos diante de uma polariza??o: de um lado, os policiais honestos, que querem apenas o que a Lei j? lhes garante, pois foi elaborada pelo governo, sancionada pelo governo, e aplicada, em parte, por omiss?o do pr?prio governo, levando muitos policiais ? justi?a e, ? greve; do outro, os policiais que est?o acostumados aos ganhos escusos, os quais n?o aderiram ? greve baseada em fundamentos leg?timos, pois o governo foi condenado a pagar o que ?, agora, reivindicado por toda a classe, a compensa??o pela retirada da GEAT dos Policiais Civis, sendo que as outras classes conseguiram uma forma compensat?ria. Ficou clara esta polariza??o quando policiais da POLINTER foram presos pela Corregedoria durante o per?odo de greve praticando extors?es, com amplamente divulgado.Sinceramente, creio que Deus o iluminar? e o capacitar? para ser sua voz, m?o, etc, aqui na terra. Que V. Sa. seja tocado por Deus atrav?s do Seu Esp?rito Santo para ser, simplesmente, JUSTO, e tratar os Policiais Civis com a import?ncia e respeito que merecem, pois em analogia a pr?pria B?blia, Deus ? a cabe?a, Jesus Cristo ? o corpo, e os servos s?o seus membros. Enquanto a cabe?a pensa e decide, seu corpo recebe e mobiliza os membros para cumprir e executar aquilo que foi decidido e determinado.

Com certeza, sei que estamos esperando apenas ser reconhecidos e tratados como merecemos, com dignidade e respeito, para que V. S.a, tenha a melhor administra??o da Pol?cia Civil, com seus subordinados exercendo suas fun??es com ?nimo e profissionalismo, servindo de exemplo a todos que necessitam dos servi?os da Pol?cia Civil.

Que Deus lhe aben?oe e que estas humildes palavras sirvam de reflex?o ? V. Sa. dos anseios de uma classe, suas esposas, filhos, os quais dependem diretamente das atos e atitudes que vier a tomar ? frente da Pol?cia Civil.

Boa sorte ? V. Sa. e a todos n?s.

Paulo Roberto.

01/04/2006 - GREVE DOS POLICIAIS ? COMENTADA PELA CATEGORIA

GREVE DOS POLICIAIS ? COMENTADA PELA CATEGORIA

01/04/2006

Depois de duas greves, de dois dias e outra de cinco, os policiais civis que acompanham o site do SINPOL, quase que diariamente, t?m nos enviado suas opini?es no LIVRO DE VISITAS, aberto democraticamente os colegas. Veja alguns desses coment?rios:

Pessoal, N?S GREVISTAS estamos chegando ao final desta nova etapa mais uma vez de cabe?as erguidas! Aqui em Maric? a GREVE s? n?o foi total porque pessoas que n?o s?o plantonistas, mas que "fazem parte da administra??o" andou fazendo um ou outro registro. Da parte dos plantonistas, ou seja, dos GIs, a ades?o foi de 100%! Vejam como ? curioso: A maior parte das delegacias do interior deu um BANHO em certas especializadas apesar de estarem logisticamente em desvantagem.

T? mais do que provado que os problemas enfrentados no que diz respeito a ades?o est? verdadeiramente ligado a interesses escusos! N?s que somos policiais e conhecemos a ?ndole de muitos "irm?os", sabemos que rolou algum interesse pessoal. Como venho dizendo, eles parecem que se esquecem que "pp" n?o ? incorporado ? aposentadoria e que fazer parte de certas "panela" ? apenas uma quest?o de momento com tempo de validade ?s vezes de uma administra??o. Mas sobre o nosso movimento, gostaria de ajudar a dar for?a ?s id?ias deixadas por muitos companheiros que como eu tentam ao menos fazer a sua parte com propostas que certamente convergem em dire??o ao esclarecimento de nossa sociedade. Uma delas ? a utiliza??o de outdors com fotos de NOSSOS INIMIGOS e seus desservi?os! Outra ? a publica??o de meia p?gina de comunicados ? popula??o sobre nossas reivindica??es, os problemas de investiga??es paradas ou esquecidas, aus?ncia de efetivo para trabalhar, a falta de compromissos de nossas autoridades com as promessas feitas e etc... Eles tamb?m podem ainda serem muito incomodados se em cada inaugura??o a categoria se fizer presente para protestar. Por fim, mais uma vez afirmo que o SINPOL ? a verdadeira voz do policial civil e todos os seus representantes t?m sido pais e m?es que nos acolhem neste momento t?o sofrido! Assisti a entrevista da admir?vel colega Cheila e do guerreiro Bandeira que mostraram que s?o a verdadeira ess?ncia do policial civil do RJ, que apesar de desvalorizado ? consciente e destemido (claro que com exce??o dos bund?es e bajuladores que amanh? estar?o sendo pisados pelos mesmos p?s que lambem hoje!). 
Um abra?o a todos;

Armando.


De: Ricardo Paix?o

Para: Tiras

Vamos levar o movimento at? as ?ltimas consegu?ncias! GREVE J?! Vamos negociar, mas a greve deve continuar! N?o vamos nos iludir com falsas promessas, esses governantes incompetentes s?o muito espertos! N?o acreditem no novo chefe de pol?cia, pois esse cargo n?o tem nenhuma import?ncia no governo. Quem manda s?o os "mulequinhos"!


31.Mar.2006 23:18 De: Henrique

Para: colegas

Deveriamos continuar com a greve, pelo menos, at? as negocia??es, enquantos estamos coesos, e s? registrarmos APF, apreens?o de material, remo??o de cadaver e roubo de auto. Porque darmos um voto de confian?a, por uma simples troca de chefia, se o ALVARO LINS n?o conseguiu por n?s, junto ao GOVERNO "dos GAROTINHOS", voc?s acham que o novo chefe vai conseguir articular algo perante o GOVERNO. Est? chegando o dia de entrar em vigor a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, v?o "nos enrolar" e o GOVERNO vai sair vencedor... A GREVE DEVE CONTINUAR, principalmente agora, que os POLICIAIS FEDERAIS, que ganham 5 vezes os nossos sal?rios, tamb?m v?o entrar em GREVE.


31.Mar.2006 18:40 De: Metropol

Para: TIRAGEM

Acompanhando o conte?do das diversas mensagens aqui expostas, gostaria de dizer que estou muito orgulhoso de pertencer a classe policial civil que demonstrou maturidade e seriedade na condu??o de nosso movimento GREVISTA.

Aproveito a ocasi?o para dizer que a Policia Civil/RJ entrou em uma era de dignidade e prosperidade. GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO J?....


De: Cruz

Para: Tiragem

Mesmo n?o conseguindo paralisar a totalidade dos Policiais Civis de nosso estado, mas sua maioria absoluta, o Governo do Estado j? sentiu a nossa for?a e j? acena com um canal de negocia??o. ? importante lembrar que devemos nos manter mobilizados e atentos, para n?o sermos enganados, mais uma vez, por este Governo que fez da MENTIRA o seu maior cart?o de visita.

Importante tamb?m lembrar que a GREVE deve ser mantida e que n?o aceitaremos migalhas da "GAROTINHA".....


31.Mar.2006 13:31 De: Reinaldo

Para: Todos do SINPOL

Parab?ns colegas! Vcs dignificam a PC e todos n?s, onde me incluo, como n?o participane direto, pois nunz compareci ao sindicato. Podem acreditar que ponho a maior f? em vcs. O que decidirem ap?io e pratico! Na pr?xima reuni?o, em que seja de ?nibus, vou, apesar de morar longe, e aproveitarei para me sindicalizar.

Abra?o no Marinho ( trabalhamos juntos na 23), Cheila, Ferrari, Bandeira, estes s? conhe?o por nome,mas j? ganharam minha simpatia. Estamos juntos. Vamos at? o fim!


30.Mar.2006 20:04

De: Ricardo

Para: TODOS

LEIAM, POR FAVOR:

Companheiros que n?o aerem ? greve:

- vcs n?o v?em que desde que ese governo assumiu sua inten??o ? de acabar coosco, a tiragem?

- n?o v?em que todo o comando da SSP ? de PM ou de ex-PMs?

- que o cel. Jorge da Silva, a pedido do Garotinho mudou nosso estatuto, para pior?

- que queriam nos obrigar a usar farda?

- que os coron?is conseguiram igualdade salarial com os Delegados e o nosso com soldados?

- que os delegados agora trabalham em saletas e eles em gabinetes?

- que temos achance de mudar a forma de como somos vistos pela
sociedade e pelo goerno?

- que dos 20 grandes raicantes presos a PC prendeu 18 e portanto somos ?teis?

- que com o advento das DPs legais um grupo de n?o-policiais passou a determinar como nos comportar, vestir, agir, em troca da gratifica??o?

- que se vc se recusa a fazer um RO a DP disponibiliza um telefone para a parte ligar para um delegado de plant?o que te obriga a faz?-lo, mesmo n?o sendo caso policial?

- que dfesfiguraram nossas fun??es?

- que grande parte dos ROs s?o in?cuos, in?teis, natimortos, mas ainda assim " o cdad?o tem o direito de registrar "? E que isso ? clientelismo, populismo, politicagem com a PC?

- notam quantos PMs e BMs s?o lotados em DPs exercendo nossas fun??es, nunca num plant?o, ? claro, e vcs sabem porque, n?, e a mando deles, coron?is, o que ? crime?

- que as DPs legais foram concebidas paraterem 6 delegados e s? t?m 1 ou 2? Sobra pra quem?

- que em sendo pagaa GEAT n?s alcan?ar?amos os sal?rios de 1? tenente/capit?o e isso n?o arada a eles, que pressionam contra?

DEVEMOS PROLONGAR A GREVE POR TEMPO INDETERMINADO! TEMOS DE INCOMODAR!

Conhe?o colega qe descobriu ser portador de doen?a incur?vel. Ele se prop?e a ir ao MINIST?RIO P?BLICO e ?s tvs ( mencionou Record e Band ) e ao vivo exp?r TODAS AS MAZELAS, OS ACERTOS, OS PODRES NA SSP. Disse ainda que a condi??o para falar tudo, como funciona, quem arrecada, para quem vai, seria o MP disponibilizar um telefone sem bina para que PCs, PM e BMs insatisfeitos ( a grande maioria) denunciassem o que rola... Sabe que " for?as ocultas " o matar?o, mas j? estou morto mesmo, diz ele, mas " todos cairiam ". E ele sabe de cada parada... Proponho o uso de outdors ( far?amos uma vaquinha) com a inscri??o: " AGORA SABEMOS EM QUEM N?O VOTAR" com as fotos deles; todos eles, ou " GOVERNO DO ESTADO DO RJ: 30 MIL OBRAS INACABADAS ?S CUSTAS DE 360 MIL FAM?LIAS" ou algo parecido.

PENSEM A RESPEITO.

VAMOS BUSCAR O QUE ? NOSSO!


30.Mar.2006 16:59

De: Nilson

Para: colegas

Na DP onde sou lotado, desde o in?cio da greve N?O HOUVE REGISTRO DE OCORRENCIA. ZERADOS. S? iremos fazer se aparecer: APF, roubo de auto e apreens?o de mercadoria de procedencioa duvidosa, conforme determina??o do SINPOL, desde que, AP capitule o fato. E com aux?lio da GREVE do DETRAN as pesquisas est?o fora do ar, nem extravio pode ser emitido, uma vez que para que o mesmo seja, se faz necess?rio pesquisa no SIP e AP assin?-lo. Pois n?s policiais n?o assinamos mais EXTRAVIO DE DOCUMENTO, ? claro, que deve ser assinado pela AP.


30.Mar.2006 9:59

De: Jos? Roberto

robertolazzari@click21.com.br

Para: Comando da Greve

Novamente insisto :

M A T ? R I A P A G A D E M E I A P ? G I N A E M Q U A N T O S J O R N A I S P U D E R

TEMOS QUE EXPLICAR ? POPULA??O, TENTAR QUE FIQUE AO NOSSO LADO, SEM NENHUMA CONOTA??O POL?TICA OU PESSOAL.


30.Mar.2006 4:44 De: Marinho

jcmarinho@yahoo.com.br

Para: SINPOL

Companheiros tenho participado do comando de greve na medida do poss?vel, mas vez por outra falto ao compromisso, haja visto ter problemas particulares a resolver, inclusive familiares. Em algumas ocasi?es alguns colegas telefonam para o SINPOL reclamando que o DelPol est? retirando os cartazes e mandando que retirem os coletes (proibidos de serem usados dentro das DPs), pedindo uma orienta??o. Eu entendo que greve ? a vontade de uma categoria que est? reinvidicando alguma coisa justa e o patr?o n?o quer dar, sendo este mecanismo usado como instrumento de press?o. As categorias que conseguem os seus objetivos mais rapidamente s?o aquelas que j? est?o organizadas h? mais tempo, e onde o n?vel de concientiza??o ? muito alto, fazendo com que a ades?o seja total. Dito isto, gostaria de tentar explicar para os colegas que participam do comando de greve que sem ades?o volunt?ria de um bom n? de companheiros para participarem do comando de greve, os poucos participantes em pouco tempo estar?o esgotados e sem for?as para continuarem a greve. Se todos os nossos companheiros ADERISSEM A GREVE e tivessem a ATITUDE do colega CRISTIAN, lotado na 143? DP, que se recusou a fazer um RO, resistindo a press?o da PM e do DelPol, sendo o RO feito pela AP, que se deslocou at? a DP, N?O PRECISAR?AMOS DE COMANDO DE GREVE PARA FAZER PIQUETES. Companheiros COLETES N?O FAZEM GREVE, quem faz greve ? o POLICIAL, CARTAZ N?O FAZ GREVE, quem faz greve ? o POLICIAL. N?O ADIANTA O COMANDO DE GREVE IR NA DP DEFENDER O COLEGA, FAZER PRESS?O, E DEPOIS QUE FOR EMBORA O COLEGA VOLTAR A FAZER RO. Greve se faz ? com ATITUDE, como f?z a equipe da 17? DP que disse para o DelPol que poderia instaurar sindic?ncia, pois estavam de greve, tendo eles mesmos livrado apenas uma colega que estava no est?gio probat?rio. GREVE N?O SE FAZ EM CASA. GREVE N?O SE FAZ NO BICO, aguardando que o colega v? em seu lugar, como faz na Delegacia. Quem est? fazendo greve deve comparecer ao seu local de trabalho ou a sede do seu sindicato, pois h? a necessidade de se ajudar os colegas, ou mesmo mostr?-los como se faz, MAS ? NECESS?RIA A PRESEN?A DE TODOS NO SINDICATO A DISPOSI??O DO COMANDO DE GREVE PARA QUALQUER EVENTUAL MOBILIZA??O. O per?odo de greve ? um per?odo de sacrificios, portanto quanto mais se dividir o sacrificio, menos pesado ficar? o fardo para os que o estiverem carregando. Entendam que a greve ? apenas um mecanismo de press?o para se sentar ? mesa de negoci??es, e que se n?o se ganhar logo, com certeza o trabalho n?o ter? sido perdido, pois ficar? o aprendizado e o RECADO PARA O FUTURO PATR?O. TENHA F?, OTIMISMO, N?O ESMORE?A E COLABORE. QUE DEUS NOS ABEN?OE.

Marinho - o leg?timo


30.Mar.2006 1:31

De: CamposPol

Para: Jorge

Diante da atitude de v?rios colegas, principalmente os da CORE, 29?, 40? e 7?, acredito que eles s?o sub-policiais que, como um colega disse, "com um rev?lver na m?o s?o bichos feroz, e sem ele andam rebolando e at? mudam de voz". N?o podem ver algu?m de gravata que se cagam todos. S? d?o porrada em vagabundo algemado. Mas mesmo assim eu n?o acredito que algu?m, com nosso n?vel, possa viver com mil e trezentos reais. Esses caras s? podem ter alguma coisa no mercad?o de madureira ou na "feirinha da pavuna". S? que saindo o chefe da quadrilha, tudo vai por ?gua abaixo... O pessoal da 7? DP, n?o faz greve pois deve ser que o delegado ? "um gatinho" (ou para andar de bonde de gra?a). Mas foda-se! Aqui em Campos a luta continua, mesmo com o "mulequinho" a trezentos metros de n?s, e cuspindo tudo o que ele tem dentro: ?dio, ressentimento, revanchismo, maldade, escrotid?o e outros sentimentos escrotos. Eu chego em casa de cabe?a erguida. Se meu filho perguntar: Papai, porque voc? vai trabalhar l? na puta que o pariu? Eu vou responder: porque o delegado falou para eu virar uma bichinha e eu mandei ele se foder.

Nada, nada compra a hombridade diante de nossos filhos. Arrego para voc?s que tomam um "bico" de dez quil?metros e acham que isso ? o fim do mundo. Aqui, o bico mais pr?ximo ? de sessenta, duzentos quil?metros e estamos cagando para isso! Foda-se se voc?s no Rio est?o peidando. Se o SINPOL falar para parar a greve n?s paramos; se n?o continuaremos na luta.

A luta continua.

***

01/04/2006 - POLICIAIS SUSPENDEM GREVE NOVO CHEFE RECEBE SINPOL

POLICIAIS SUSPENDEM GREVE

NOVO CHEFE RECEBE SINPOL

01/04/2006

Depois de duas greves em duas semanas, a primeira de dois dias (20 e 21 - segunda e ter?a) e a outra de cinco dias (27 a 31 de mar?o - segunda a sexta), antecedidas de assembl?ias especificas, com publica??o de edital em jornal de grande circula??o, e comunicado ?s autoridades com 48 horas de anteced?ncia, mantendo 30% do efetivo trabalhando para atender os casos emergenciais (flagrantes, remo??o de cad?veres, etc), os policiais civis, em assembl?ia realizada no SINPOL, na tarde desta sexta-feira, dia 27 de mar?o, decidiram, por unanimidade, suspender a greve e manter a mobiliza??o e press?o para conquistar os nossos direitos.

Vale destacar que a diretoria do SINPOL, tendo ? frente o experiente sindicalista, comiss?rio Fernando Bandeira, assessorado pelos advogados da entidade, tomou todas as medidas necess?rias para que a greve n?o fosse considerada pela Justi?a do Trabalho como ilegal, causando s?rios preju?zos para o Sindicato e, o que ? pior, para os policiais que aderissem. Tanto ? verdade que o Estado n?o recorreu ao Judici?rio para que fosse declarada a greve como ilegal, mesmo de posse de uma Resolu??o baixada pela SSP, em Junho do ano passado e republicada este ano, com objetivo de retirar a arma, a carteira e o distintivo dos policiais que fizessem greve.

SINPOL SE RE?NE COM NOVO CHEFE DE POL?CIA

Com a mudan?a do comando da SSP e da Pol?cia Civil, para que seus titulares possam concorrer a deputado nas pr?ximas elei??es, o delegado Ricardo Hallack assumiu nesta sexta, dia 31, a chefia da Pol?cia Civil, em cerim?nia realizada na ACADEPOL. A diretoria do SINPOL esteve presente e confirmou com o novo chefe, a reuni?o com ele na ter?a, dia 4 de Abril, ?s 14 horas. Ao cumprimentar o Dr. Ricardo e desej?-lo uma boa administra??o, o presidente do SINPOL disse que seria muito importante que a dire??o da Pol?cia Civil fizesse ver ? governadora (que permanece no cargo) a injusti?a por que est?o passando os policiais civis. Bandeira concluiu afirmando que as greves s? ocorreram porque o governo tem enrolando a categoria h? tr?s anos, numa clara e indiscut?vel discrimina??o em rela??o aos delegados, policiais militares e bombeiros, que tiveram a GEAT incorporada nos vencimentos, deixando os sal?rios dos policiais de n?vel superior equiparados ao soldados.

REUNI?O NO SINPOL QUARTA, DIA 5 DE ABRIL, 14 HORAS

Todos os policiais civis est?o convocados para a reuni?o no SINPOL, na pr?xima quarta-feira, dia 5, ?s 14 horas, na Rua da Gl?ria, 24, quando iremos discutir os rumos do movimento da categoria e analisar o resultado da reuni?o que o Sindicato ter? com a nova Chefia de Pol?cia Civil, no dia anterior. E ao mesmo tempo fazer uma grande avalia??o das greves, seus erros e acertos, projetando novas mobiliza??es e fortalecendo a campanha de sindicaliza??o. Organizar melhor os grupos de trabalho a fim de termos mais participa??o dos colegas nas pr?ximas manifesta??es.

31/03/2006 - GREVE DE POLICIAIS TIRA ROSINHA DA FESTA DO IFP

GREVE DE POLICIAIS TIRA ROSINHA DA FESTA DO IFP

31/03/2006

Com a presen?a marcada e confirmada pela imprensa e assessoria, a governadora Rosinha Garotinho, n?o compareceu ? festa de inaugura??o das novas instala??es do Instituto F?lix Pacheco, na Rua Frei Caneca, na manh? desta quinta-feira, dia 30 de mar?o, porque l? estavam 60 colegas do comando de greve dos policiais civis, liderado pelo SINPOL, com coletes preto e letras garrafais em amarelo: POLICIAIS CIVIS EM GREVE.

Com faixas e cartazes, os lideres da Pol?cia Civil foram ? inaugura??o para cobrar da governadora o nosso direito de receber o benef?cio que ? pago aos delegados, PMs e Bombeiros h? quatro anos. E que foi prometido pelo ent?o secret?rio de seguran?a, seu marido e ex-governador Anthony Garotinho, em abril de 2004, quando policiais civis, liderados pelo SINPOL, faziam um protesto em frente ? SSP, na Presidente Vargas.

DISCURSO CONSTRANGIDO E COBRAN?A DA GEAT

Ausente a governadora, o evento foi dirigido pelo secret?rio de seguran?a Marcelo Itagiba, com a participa??o do delegado ?lvaro Lins, chefe de Pol?cia Civil. Ambos fizeram discurso, praticamente como candidatos a deputado, enaltecendo as realiza??es do governo e da Pol?cia Civil, as pris?es e apreens?es de armas realizadas pelos policiais civis, as novas instala??es do IFP e os 17% concedidos de reajuste a todos os integrantes da SSP, no ano passado. Logo que acabou a fala??o, a diretora do SINPOL Cheila Mazioli interrompeu o corte da fita de inaugura??o e cobrou alto e em bom som o pagamento da GEAT, sendo acompanhada por todos os colegas presentes. Sorrindo e sem gra?a, ao mesmo tempo, eles nada responderam e continuaram caminhando para o interior do pr?dio. Vale lembrar, que desde cedo, j? se encontravam no local, v?rios integrantes da CORE e muitos policiais (certamente PMs, de palet? e gravata), al?m de delegados e agentes da Corregedoria.

CONFUS?O NA COLETIVA ? IMPRENSA

Para cobrar melhor o que estamos reivindicando na nossa greve, em seu quarto dia consecutivo, o presidente do SINPOL, alguns diretores e integrantes do comando de greve, se dirigiram at? o 3? andar, onde o secret?rio e o chefe de Pol?cia estavam dando entrevista coletiva ? imprensa, j? que a governadora n?o tinha comparecido, conforme se esperava. Bandeira e mais tr?s colegas entraram e ficaram aguardando o final da entrevista, quando percebeu que os seguran?as (certamente PMs de terno) tinham trancado por dento a porta para que ningu?m mais entrasse no recinto. Bandeira ent?o insistiu para que abrissem a porta. N?o obtendo ?xito, pediu ent?o para sair. Quando a porta foi aberta, os colegas que estavam fora, resolveram entrar, provocando um tumulto por parte dos seguran?as, tendo um deles encostado a arma nas costas do Bandeira e os outros, empurrando todo mundo para fora. Neste momento, com toda a imprensa focalizando a confus?o, o Dr. ?lvaro Lins pede ao Bandeira e aos demais colegas que respeitem as autoridades presentes, causando rea??o imediata do representante do SINPOL de que um governo que mente, n?o respeita e discrimina a sua Pol?cia Civil, n?o merece respeito dos policiais civis. A seguir, o chefe diz que as negocia??es ser?o reabertas e pede que os colegas se retirem. O que ? atendido por todos que ali estavam.

30/03/2006 - SAIU NO GLOBO - SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DIVULGA BALAN?O DA GREVE

SAIU NO GLOBO - SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DIVULGA BALAN?O DA GREVE

30/03/2006

Clique aqui para conferir a mat?ria no site Globo Online

RIO - O Sindicato dos Policiais Civis divulgou nesta quinta-feira, no quarto dia de greve da categoria, um balan?o das delegacias que aderiram ao movimento. Com o an?ncio da greve, os registros de ocorr?ncia em todas as delegacias ca?ram cerca de 60% em rela??o aos dias normais.

Um exemplo ? a delegacia de Campos dos Goytacazes (135? DP) onde normalmente s?o feitos 44 registros di?rios, mas com a greve foram feitos apenas 4 ROs desde segunda-feira. No Rio, as ocorr?ncias levadas ?s DPs pela Pol?cia Militar ca?ram em mais de 50%, segundo o Sinpol.

Est?o paradas na capital, fazendo somente autos de pris?o em flagrante e procedimentos relativos ? remo??o de cad?veres, as seguintes delegacias: 6? DP (Cidade Nova), 9? DP (Catete), 10? DP (Botafogo), 12? DP (Copacabana), 14?DP (Leblon), DEAT (Leblon), 15? DP (G?vea), Delegacia do Consumidor (G?vea), 5? DP (Centro), Delegacia de Pol?cia Fazend?ria (DPFAZ), Delegacia de Repress?o ao Crime Organizado (DRACO), Delegacia do Meio Ambiente, Delegacia Anti-Pirataria e Delegacia de Servi?os Delegados (contra furto de energia el?trica, ?gua e g?s).

No estado, tamb?m est?o em greve as delegacias de Campos (134? DP e 135? DP), Itaperuna (143? DP), Porci?ncula (139? DP), Mendes (97? DP), Miguel Pereira (96? DP), Rio das Flores (92? DP), Valen?a ( 91? DP), Vassouras (95? DP), Sapucaia (109? DP), Barra do Pira? (88? DP), Pira? ( 194? DP), Paracambi (51? DP), Marica (82? DP), Mesquita (53? DP), Niter?i-Centro (76? DP), Icara? (77? DP), Cabo Frio (126? DP), B?zios (127? DP), Per?cia de B?zios e DEAM de Nova Igua?u.

Nas demais delegacias, uma opera??o tartaruga iniciou ontem.

O Sindicato dos Policiais Civis e o Comando de Greve avalia que 97% das investiga??es - principal atribui??o da Pol?cia Civil - est?o paralisadas, dificultando a apura??o das autorias de crimes nas delegacias de pol?cia de todo o estado.

Amanh?, sexta-feira, haver? nova assembl?ia, ?s 14h, no Sindicato (Rua da Gl?ria, n? 24) para decidir se o movimento grevista continua na Pol?cia Civil.

29/03/2006 - FLAGRANTES DA PARTICIPA??O DO SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS (SINPOL), DURANTE A PASSEATA E PROTESTO DE ESTUDANTES E PROFESSORES ESTADUAIS, DA FAETEC,

FLAGRANTES DA PARTICIPA??O DO SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS (SINPOL), DURANTE A PASSEATA E PROTESTO DE ESTUDANTES E PROFESSORES ESTADUAIS, DA FAETEC, DA UERJ NO LARGO DO MACHADO E NO PAL?CIO GUANABARA, SEDE DO GOVERNO, DIA 28 DE MAR?O

29/03/2006

28/03/2006 - GREVE TEM ADES?O TOTAL: SEGUNDO DIA

GREVE TEM ADES?O TOTAL: SEGUNDO DIA

28/03/2006

Os policiais civis do Rio entram nesta ter?a-feira, dia 28 de Mar?o, em seu segundo dia de greve com apoio total dos companheiros em todo Estado. Em que pese a amea?a de alguns delegados titulares, preocupados em perder o seu cargo, em cima dos colegas, proibindo o uso do colete do SINPOL, com a mensagem de POLICIAIS CIVIS EM GREVE nas costas, al?m do terror que os integrantes da Corregedoria, com boatos de que foram presos policiais que est?o na mobiliza??o da greve, a dire??o do Sindicato est? sendo firme ? frente do movimento.

O Comando de Greve continua recomendando aos colegas que continuem usando os coletes em seus locais de trabalho, adotando rigorosamente a orienta??o aprovada na Assembl?ia do SINPOL, mantendo o efetivo m?nimo de 30% do efetivo fazendo os flagrantes e as guias para remo??o de cad?veres, e sempre solicitando a presen?a do delegado. Qualquer arbitrariedade ou amea?a concreta que venha ocorrer por parte dos delegados ou qualquer outro "chefete", pedimos que o colega entre em contato com o SINPOL ou qualquer celular ou r?dio dos integrantes da diretoria ou da comiss?o de mobiliza??o e negocia??o.

INTERIOR FORTE, BAIXADA FIRME E NITER?I E S. GON?ALO UNIDOS

A maioria das cidades do norte, noroeste, sul e regi?o serrana do Rio, verifica-se uma ampla mobiliza??o dos colegas, fazendo a greve dentro dos par?metros fixados pelo Sindicato, para evitar ilegalidade no protesto leg?timo dos policiais. A Baixada Fluminense tamb?m tem apoiado a greve, em total harmonia com os colegas da capital e das cidades de Niter?i, S?o Gon?alo e Itabora?. A regi?o dos lagos e a costa verde est?o participando da greve e mantendo contato permanente com o SINPOL.

DIRETOR DO SINPOL ? PUNIDO. BANDEIRA PEDE ANULA??O DA REMO??O

O diretor do SINPOL, inspetor Leonardo Mota, lotado na DRACO, foi transferido para a 59? DP, em Duque de Caxias, numa clara e indiscut?vel puni??o geogr?fica. O ato de transfer?ncia foi publicado no Boletim de sexta-feira, dia 24 de mar?o. Essa mesma puni??o foi aplicada, no in?cio de janeiro deste ano, nos inspetores Ulisses Terra, Mario P?ccolo e Francisco Chao. ? gra?as a compreens?o do Dr. ?lvaro Lins, Chefe de Pol?cia Civil, essas transfer?ncias foram anuladas, a pedido do SINPOL. Mais uma vez, o presidente do Sindicato, Comiss?rio Fernando Bandeira, est? solicitando ao Dr. ?lvaro que fa?a o mesmo com o seu diretor Leonardo Mota, que tem sido um dos mais destacados companheiros nessa campanha reivindicat?ria da nossa categoria.

28/03/2006 - POL?CIA CIVIL DO RIO, MENOR SAL?RIO DO BRASIL

POL?CIA CIVIL DO RIO, MENOR SAL?RIO DO BRASIL

28/03/2006

Em reuni?o hoje com o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Governo e de Coordena??o, Dr. Sergio Poubel, juntamente com v?rios outros representantes de classe de Funcionalismo Estadual, onde expuseram suas reivindica??es, eu, Cheila Masioli, Inspetora de Pol?cia Civil , Diretora do Sindicato dos Funcion?rios da Pol?cia Civil e tamb?m Diretora da Confedera??o Brasileira dos Policiais Civis, esclareci ao Dr. S?rgio que a Pol?cia Civil do Estado do Rio de Janeiro se mantinha em greve desde ontem, segunda-feira e que seria mantida at? sexta-feira quando a categoria decidiria em Assembl?ia ?s 14 horas os novos rumos. Informei que os Policiais Civis n?o estavam reivindicando aumento ou reposi??o salarial, at? porque o aumento j? foi dado pela Governadora atrav?s dos 17% concedidos a todos da Secretaria de Seguran?a P?blica. A nossa reivindica??o se trata de uma d?vida do Governo para com os Policiais Civis em espec?fico, j? que em 2001 o Governo retirou do contra-cheque do Policial Civil uma gratifica??o paga a todos da Secretaria de Seguran?a. Gratifica??o essa que al?m de ser retirada dos Policiais Civis , foi ao mesmo tempo incorporada para os Policiais Militares, Bombeiros e Delegados, com a promessa de que seria incorporada atrav?s da Lei 3586/2001.

Quando criaram a |Lei, esqueceram de incluir a incorpora??o da GEAT (Gratifica??o Especial de Atividade). Percebendo o erro, criaram uma Lei Autorizativa, a Lei 4020/2001 onde al?m de n?o incorporar a GEAT, ela somente restabelece como gratifica??o , e sendo autorizativa, o Governo n?o pagou.

Em maio de 2004 o Ex-Governador Antony Garotinho, na ?poca, Secret?rio de Seguran?a P?blica reconheceu publicamente que realmente havia cometido um erro e que devia a GEAT para a Pol?cia Civil. Foi informado naquele mesmo momento pela Dr? J?ssica de Almeida (Delegada de Pol?cia, Chefe do Departamento Jur?dico da Secretaria de Seguran?a P?blica) que se ele incorporasse a GEAT para a Pol?cia Civil, todos os Policiais teriam direito aos atrasados e isso causaria um impacto muito grande na folha de pagamento do Estado.

Garotinho imediatamente mandou que esquec?ssemos a GEAT, que cri?ssemos uma forma de incorporar o mesmo valor percentual da GEAT mas com outra nomenclatura e que s? poderia pagar em 2005 para n?o comprometer o or?amento fiscal.

Criamos ent?o o REESCALONAMENTO, j? que a Lei 3586 continha outros erros como a quebra de hierarquia entre os cargos. Ex: um cargo de n?vel superior tem o sal?rio menor que o de n?vel m?dio.

O REESCALONAMENTO al?m de corrigir os erros, comp?e a GEAT incorporada para a Pol?cia Civil, abrindo m?o dos atrasados (cerca de 80 mil reais para cada Policial Civil). Vale lembrar que com a retirada da GEAT os Policiais Civis tiveram seus sal?rios diminu?dos drasticamente, j? que antes um Policial Civil com cargo de n?vel superior recebia o equivalente ao cargo de um Capit?o da Pol?cia Militar, e hoje o mesmo Policial Civil recebe o equivalente a um soldado da PM.

Desde maio de 2004 a categoria tem tentado di?logo com o Governo do Estado, atrav?s de diversas reuni?es com diversas autoridades Estaduais tais como: Chefe de Pol?cia Dr. ?lvaro Lins, Secret?rio de Seguran?a Dr. Marcelo Itagiba, Secret?rio de Governo Pez?o, Secret?ria de Governo e Gabinete Civil Dr? Rosely Pessanha , Secret?rio de Administra??o Dr. Rog?rio Vargas, L?der de Governo na ALERJ Deputado Noel de Carvalho, Presidente da ALERJ Deputado Jorge Picciani e Presidente da Comiss?o de Or?amento Deputado ?dson Albertassi.

Apesar de todos os contatos e reuni?es com as autoridades mencionadas, infelizmente at? o presente momento nada foi decidido de concreto, culminando na nossa greve, que cumpre todos os preceitos da Legalidade, j? que os servi?os essenciais est?o sendo mantidos.

O nosso objetivo ? prestar um servi?o de excel?ncia a Popula??o Fluminense, cuja Pol?cia Civil tem o menor sal?rio do Brasil.

CHEILA MASIOLI

SINDICATO DOS FUNCION?RIOS DA POL?CIA CIVIL/RJ

CONFEDERA??O BRASILEIRA DOS POLICIAIS CIVIS

OBS. MATERIAL ENVIADO ? TV GLOBO (RJ) NESTA TER?A-FEiRA DIA 28, ?S 17 HS. - FERNANDO BANDEIRA - PRESIDENTE DO SINPOL.

28/03/2006 - GREVE CONTINUA FIRME ASSEMBL?IA NO SINPOL, SEXTA-FEIRA - 14 HORAS

GREVE CONTINUA FIRME

ASSEMBL?IA NO SINPOL, SEXTA-FEIRA - 14 HORAS

28/03/2006

A greve continua no todo Estado, com ades?o muito boa, obedecendo os pontos aprovados na assembl?ia do Sindicato, como os 30% para atendimento dos casos emergenciais. Com determina??o rigorosa da Chefia de Pol?cia Civil para reprimir de qualquer maneira o movimento reivindicat?rio, os delegados titulares, principalmente das delegacias mais "cobi?adas", incluindo as especializadas, est?o proibindo os colegas de usarem o colete no interior das delegacias e retirando os cartazes colocados nas portas informando ? popula??o sobre a greve.

Vale destacar a grande ades?o dos colegas Niter?i e S?o Gon?alo, como tamb?m das delegacias do centro da zona sul. Os grupos organizados pelo SINPOL est?o percorrendo as delegacias da zona norte, zona norte e baixada fluminense. Foi importante a coragem e determina??o dos colegas de Campos e dos munic?pios de Itaperuna, P?dua, Miracema, S?o Jo?o da Barra, entre outros do norte e noroeste fluminense nessa luta pelos direitos dos policiais.

BANDEIRA D? ENTREVISTA EM PETR?POLIS E VISITA DELEGACIAS DA ?REA

Convidado pela Tv Globo de Petr?polis, para falar sobre a greve, o presidente do SINPOL, comiss?rio Fernando Bandeira, se deslocou nesta quarta-feira, dia 29, para dar entrevista, ao vivo, ao meio-dia, na rua do Imperador, no centro da cidade. Logo ap?s, gravou outra mat?ria para o jornal da noite local (passa no mesmo hor?rio do RJ TV) e atinge 60% do interior do Estado, incluindo al?m de Petr?polis, as cidades de Friburgo, Teres?polis, Tr?s Rios, Campos, Maca?, Cabo Frio, Itaperuna e outras cidades da regi?o. Bandeira aproveitou e visitou a 105?, 106? e 61? DP (Xerem), al?m das DEACs dessas delegacias. Foi deixado material e coletes, embora os colegas tenham dito que os delegados tenha proibido o uso. Os colegas de Itaipava, Petr?polis e Xer?m colocaram uma cadeira na porta da DP, com o colete virado para fora.

ASSEMBL?IA SEXTA-FEIRA, DIA 31, ?S 14 HORAS NO SINPOL

O Comando de Greve est? convocando todos os colegas associados e n?o-associados do SINPOL, para comparecerem na assembl?ia marcada para sexta-feira, dia 31 de mar?o, ?s 14 horas, para discutirmos a continuidade da greve ou n?o. E ainda decidirmos o rumo do movimento dos policiais civis, caso a governadora Rosinha venha renunciar ao mandato neste final de semana, n?o assine o nosso projeto de reescalonamento e envie para ALERJ, em tempo para ser votado sem ferir a legisla??o eleitoral que pro?be beneficio aos servidores nos seis  meses que antecedem as elei??es. A assembl?ia ser? na sede do SINPOL, na Rua da Gl?ria, 24.

26/03/2006 - SINPOL VAI A CAMPOS E PROTESTA CONTRA GAROTINHO

SINPOL VAI A CAMPOS E PROTESTA CONTRA GAROTINHO

26/03/2006

Com as elei??es municipais sendo realizadas, em Campos, neste domingo, dia 26 de mar?o, representantes do SINPOL foram at? l? para protestar contra a intransig?ncia do casal Garotinho em rela??o ao atendimento das reivindica??es dos policiais civis, cujas negocia??es se arrastam h? tr?s anos.

O ato foi iniciado ainda no s?bado, dia 25, quando 50 policiais civis de Campos e das cidades da periferia, fizeram um apita?o pelo centro da cidade, levando faixas e cartazes, cobrando do governo a promessa feita em 2004, pelo ent?o secret?rio de seguran?a Garotinho, em substituir a incorpora??o da GEAT por um reescalonamento nos ?ndices salariais.

No domingo, sindicalistas vindos do Rio, se uniram aos companheiros do Movimento Sindical do PDT de Campos, tendo ? frente o Rochinha, do Sindicato dos Vigilantes, e outros da Nova Central Sindical dos Trabalhadores - NCST, liderados pelo Sebasti?o Neto, protestaram em frente ? casa do casal Garotinho, no bairro da Lapa, deixando o ex-governador irritado. Foi usado megafone, o que chamou a aten??o dos moradores, que passaram a apoiar os policiais no protesto contra o Garotinho.

O presidente do SINPOL, comiss?rio Fernando Bandeira, logo ap?s a assembl?ia de sexta-feira, na sede do Sindicato, se deslocou para regi?o serrana do Estado, levando coletes e material para ser usado a partir de segunda, no in?cio da greve de cinco dias. Mesmo assim, por telefone coordenou o movimento dos colegas no norte e em outras regi?es do Estado. Ao verificar que os companheiros vindo do Rio ainda n?o tinham chegado ao local, e que o Garotinho j? tinha votado e voltado para sua resid?ncia, com a imprensa (muitos rep?rteres) que o acompanhara, j? ausente, Bandeira entrou em contato com os jornalistas da cidade avisando que iria ocorrer um protesto dos policiais. Poucos minutos depois, todos j? estavam de volta, quase ao mesmo tempo em que chegaram nossos colegas do Rio, para se unirem ao sindicalistas que l? se encontravam desde cedo.

24/03/2006 - POLICIAIS CIVIS DECRETAM GREVE POR CINCO DIAS

POLICIAIS CIVIS DECRETAM GREVE POR CINCO DIAS

24/03/2006

Em assembl?ia realizada hoje ? tarde no Sindicato, os policiais civis do Rio decidiram entrar em greve por mais 5 dias, a partir da pr?xima segunda-feira, dia 27. Na pr?xima sexta-feira, dia 31, ?s 14h, haver? nova assembl?ia no Sindicato (Rua da Gl?ria, n? 24) para avaliar o resultado dos dias de paralisa??o. O SINPOL informa que as 48h de paralisa??o iniciada na segunda-feira passada foi um sucesso, contando com a ades?o de 80% das delegacias da capital e interior do estado. Novamente ficou decidido que os policiais grevistas far?o apenas auto de pris?o em flagrante, entorpecentes e remo??o de cad?ver. Ficam paralisadas as investiga??es e os pequenos registros nas delegacias distritais. Para manter a legalidade da greve 30% do efetivo ser? mantido nas depend?ncias policiais, respeitando-se a Constitui??o Federal que prev? contingente m?nimo nos servi?os essenciais, n?o prejudicando o atendimento ? popula??o.

O movimento grevista cresce na regi?o serrana e norte do estado: em Campos, cerca de 100 policiais fazem manifesta??o na Se??o Eleitoral do ex-governador Anthony Garotinho no 2? turno das elei??o para prefeito do munic?pio, com o apoio de policiais das delegacias de S?o Fid?lis, S?o Jo?o da Barra, entre outros munic?pios vizinhos.

Os policiais reclamam que o governo ignora o projeto de reescalonamento salarial apresentado pela categoria, em novembro do ano passado, ao Gabinete Civil da governadora e que permitiria um aumento m?dio de 50% a 60% nos vencimentos.

Garotinho prometeu recuperar o sal?rio do policial em 2004

Durante uma reuni?o com as sete entidades de classe da Pol?cia Civil, em maio de 2004, o ent?o secret?rio de Seguran?a P?blica, Anthony Garotinho, disse que n?o poderia pagar uma gratifica??o especial de atividade (GEAT) retirada do contracheque dos policiais civis em 2001, por causa do efeito retroativo e pediu que a categoria preparasse um novo projeto. Entretanto, a GEAT foi mantida para delegados, policiais militares e bombeiros. O reescalonamento seria uma forma de compensar a perda desta gratifica??o.

A governadora Rosinha Garotinho nunca recebeu a categoria para negociar, mas, j? respondeu, atrav?s da secretaria de Governo, que n?o dar? nada al?m dos 17% concedidos em julho do ano passado. No entanto, o reajuste n?o foi suficiente para repor as perdas salariais dos onze anos sem aumento. Apesar de tamb?m serem policiais civis, os delegados n?o entram nessa luta, por terem associa??o pr?pria e aspirarem a equipara??o com procurador de Justi?a. Os delegados Claide Ribeiro (5? DP), Lage (14? DP) F?bio (17? DP), entre outros de Niter?i e S?o Gon?alo est?o dificultando seus auxiliares no sucesso da greve em suas depend?ncias. Quem tiver dificuldade deve entrar em contato com o Comando de Greve, instalado no Sindicato (Tel.: 2224-9571, 9114-8384 e 7816-4741) para que as provid?ncias cab?veis sejam tomadas.

"Eles (o governo) nos desafiaram a mostrar for?a. Estamos combatendo a intransig?ncia e o descaso para com os policiais civis com intelig?ncia e dentro da lei", disse o inspetor Euclides Ramos, integrante do Comando de Greve.

Bandeira percorre o interior

O companheiro Bandeira, presidente do SINPOL, est? percorrendo o interior neste fim de semana. Estar? visitando as delegacias da Regi?o Serrana (Fibrurgo, Teres?polis e Petr?polis), conversando com os colegas e entregando os coletes com a inscri??o: "Policiais Civis em Greve". A orienta??o do Comando de Greve ? de que o policial passe o colete para o plant?o seguinte, e assim, sucessivamente, todos estar?o vestindo ostensivamente a palavra de ordem "Policiais Civis em Greve".

Na segunda-feira, dia 27, concentra??o na Chefia de Pol?cia, ?s 7h da manh?, para apoiar os companheiros da 5? DP e receber as emissoras de TV que comparecer?o ao local. Est?o previstas visitas tamb?m nas delegacias de S?o Crist?v?o e Leblon, no mesmo dia para ajudar os colegas daquelas UPJs.

23/03/2006 - ?GUA NO CHOPP DO PMDB -POLICIAIS PROTESTAM COM FAIXAS NA CINEL?NDIA

POLICIAIS PROTESTAM COM FAIXAS NA CINEL?NDIA

23/03/2006

 ?gua no chope do PMDB

Flagrantes da ocupa??o dos 50 policiais civis no ?ltimo domingo (dia 19/03), na Cinel?ndia, durante a consulta interna do PMDB do Rio, na C?mara Municipal, para a escolha do candidato ? presid?ncia da Rep?blica. O Sindicato dos Policiais Civis protestou contra Garotinho exibindo faixas de 12 metros e uma bandeira de 25 metros quadrados. Enquanto o governo do estado n?o ouvir ?s reivindica??es da categoria, os policiais civis continuar?o protestando de cabe?a erguida, n?o negociando seus direitos por migalhas, at? que a governadora ou o pr?prio candidato ? presid?ncia, reabra as negocia??es pelo reescalonamento salarial que encontra-se parado desde novembro no Gabinete Civil da governadora Rosinha.

23/03/2006 - SINPOL LUTA E CONSEGUE CANCELAR PUNI??O GEOGR?FICA

SINPOL LUTA E CONSEGUE CANCELAR PUNI??O GEOGR?FICA

23/03/2006

No ?ltimo domingo, dia 19 de mar?o, logo ap?s o protesto dos policiais civis na Cinel?ndia, por ocasi?o das pr?vias do PMDB, a diretoria do SINPOL se reuniu com o Dr. ?lvaro Lins e Dr. Jos? Pedro, Chefe de Pol?cia Civil e seu o seu chefe de gabinete, respectivamente, convidada que fora na noite do dia anterior, para discutir sobre o protesto e as reivindica??es da categoria. O presidente do Sindicato, mais uma vez, voltou a cobrar o cancelando da remo??o dos colegas Mario Piccolo e Ulisses Terra, para as delegacias de S?o Jo?o da Barra e Campos, respectivamente, ocorrida no in?cio do ano. Bandeira lembrou que o pedido feito pelo SINPOL, da transfer?ncia do Inspetor Francisco Chao, da 16? DP para Parati, tinha sido atendido de imediato e que faltava os outros dois colegas que integram a comiss?o de negocia??o e mobiliza??o. Para nossa satisfa??o, o Piccolo j? voltou para a Delegacia de Entorpecentes de Niter?i e o Ulisses voltar? para a delegacia de Cachoeiras de Macacu,  logo que acabar a sua licen?a m?dica.

21/03/2006 - ENTIDADES DAS PMS PROP?EM A EXTIN??O DA POL?CIA CIVIL

ENTIDADES DAS PMS PROP?EM A EXTIN??O DA POL?CIA CIVIL

21/03/2006

Mat?ria extra?da do site da Associa??o dos Delegados de Pol?cia do Estado do Rio de Janeiro - ADEPOL/RJ.

20/03/2006

Fonte: WANDERLEY SOARES - O DIA DE PORTO ALEGRE

Num item de tr?s linhas da "Carta de Porto Alegre", o 1? Eneme aponta um dos objetivos principais das lideran?as das policias militares.

O 1? Eneme (Encontro Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais), realizado em Porto Alegre, quinta e sexta-feira, lan?ou um documento, como ? de praxe nesses eventos, sob o t?tulo de "Carta de Porto Alegre por um Brasil mais seguro." O diploma tem dez itens que dever?o ser discutidos durante muito tempo, pois ? dado como inacabado pelos seus pr?prios signat?rios. Hoje, destaco o item 6, que me parece n?o simplesmente pol?mico, mas exterminador. Eis o texto. "Ciclo completo de pol?cia: Estabelecer o Ciclo Completo de Pol?cia para as Policias Militares. Lavratura pelas Institui??es Militares Estaduais do Auto de Pris?o em Flagrante e do Termo Circunstanciado, com a extin??o do Inqu?rito Policial." A minha leitura em torno desta proposta ? simples e grave: as entidades de oficiais militares estaduais do Brasil, no momento em que as suas corpora??es, na miss?o de policia ostensiva, est?o longe, muito longe de conter a criminalidade, prop?em a extin??o da Pol?cia Civil.

Participantes do 1? Encontro Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais redigem o documento abaixo:

CARTA DE PORTO ALEGRE

POR UM BRASIL MAIS SEGURO

As principais lideran?as nacionais das Entidades de Oficiais das Pol?cias Militares e Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil, reunidas em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 16 de mar?o de 2006, com o objetivo de analisar a situa??o atual e a perspectiva das Institui??es Militares Estaduais frente ?s propostas constitucionais em tr?mite no Congresso Nacional e o atual quadro pol?tico e social brasileiro prop?em uma pauta de a??es conjuntas que apontem solu??es concretas e coerentes ?s expectativas da sociedade brasileira, dando consist?ncia ? atua??o das Entidades de Classes, atrav?s de uma a??o pol?tica unificada, propositiva e pragm?tica.

O atual sentimento de inseguran?a coletiva que permeia o tecido social brasileiro tem sido um campo f?rtil de propostas inconsistentes, puramente eleitoreiras, sem um pr?vio diagn?stico fundamentado nas causas e sim calcado nos efeitos. Qualquer estudo sensato sobre o real aumento da criminalidade brasileira deve considerar uma pol?tica p?blica de seguran?a abrangendo outras ?reas de atua??o do poder p?blico, cuja a??o se constitui em preven??o prim?ria da viol?ncia.

Diante deste cen?rio, as entidades de classe dos Oficiais estabeleceram, ap?s ampla discuss?o, uma pauta de propostas que objetive colocar ? disposi??o da sociedade e do poder pol?tico um conjunto de medidas consistentes e pertinentes que amenizem o sentimento de desprote??o e inseguran?a reinante.

O presente documento, denominado CARTA DE PORTO ALEGRE, n?o se constitui em documento acabado, ? uma base para que se agreguem novas inflex?es, pois os problemas da criminalidade e da ordem p?blica decorrem de m?ltiplas vari?veis, exigindo a atua??o de in?meros atores sociais.

Propostas para Seguran?a P?blica:

1) Cria??o do Minist?rio da Seguran?a P?blica: No sentido de fortalecer e apoiar as institui??es policiais e bombeiros militares, estabelecendo uma pol?tica nacional para o setor, a exemplo do que ocorre na maioria dos pa?ses desenvolvidos;

2) Percentual para a Seguran?a P?blica, constitucionalmente fixado nos or?amentos p?blicos, da Uni?o, dos Estados, Distrito Federal e Territ?rios;

3) Previd?ncia dos Militares dos Estados; Esclarecer o poder pol?tico e a sociedade sobre a previd?ncia dos militares dos Estados, os quais, juntamente com os militares das For?as Armadas, est?o submetidos por regime jur?dico diferenciado dos demais agentes p?blicos, o que j? est? contemplado na Constitui??o Federal por for?a da reforma previdenci?ria.

4) Bombeiro Militar: Instituir mecanismos legais que possibilitem a capta??o de recursos financeiros com percentual incidente sobre multas, vistorias e seguros referentes ?s suas a??es. Cria??o de um C?digo Nacional de Preven??o e Prote??o contra Inc?ndios e de uma Matriz Curricular ?nica para os Corpos de Bombeiros Militares.

5) Guardas Municipais: Atribuir as Pol?cias Militares a forma??o, o controle e a dire??o das Guardas Municipais, para se evitar a sobreposi??o de atividades e o desperd?cio de recursos. Atrav?s do Poder Judici?rio, resguardar as compet?ncias das Pol?cias Militares quando realizadas pelas Guardas Municipais.

6) Ciclo Completo de Pol?cia: Estabelecer o Ciclo Completo de Pol?cia para as Pol?cias Militares. Lavratura pelas Institui??es Militares Estaduais do Auto de Pris?o em Flagrante e do Termo Circunstanciado, com a extin??o do Inqu?rito Policial.

7) Sistema Prisional e Penitenci?rio: Retirada progressiva dos efetivos policiais militares empregados na seguran?a do sistema prisional e penitenci?rio e, conseq?entemente, estimular o ingresso e qualifica??o de pessoal para atuar no referido sistema. Aumentar o n?mero de vagas carcer?rias, para atender a demanda.

8) Seguran?a Privada: Deslocar a compet?ncia para autoriza??o de funcionamento, de fiscaliza??o, das atividades de treinamento e de controle da seguran?a privada para al?ada das Pol?cias Militares, incluindo no texto da lei pertinente as express?es "os servi?os de seguran?a eletr?nica, seguran?a de eventos e vigias de rua", por ser uma importante atividade, auxiliar da seguran?a p?blica e que deve ficar sob controle das Unidades Federativas.

9) Propostas em Tramita??o no Congresso Nacional:

- Rejei??o das Propostas de Emenda ? Constitui??o nos 21 e 22;

-Apoio ? PEC n? 151, modificando no texto da proposta a nomenclatura "Pol?cia Militar" ao inv?s de "Pol?cia Ostensiva"; e

-Apoio ao Projeto de Lei 4363, da C?mara dos Deputados, que trata da Lei Org?nica das Pol?cias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, retirando-se a previs?o do posto de General.

10) Voto dos Militares Estaduais em servi?o: criar mecanismos que possibilitem o exerc?cio do voto pelo Militar Estadual quando deslocado de seu domic?lio eleitoral por necessidade do servi?o no dia da elei??o, apoiando o projeto 331/05 do Senado Federal.

Finalmente, as Entidades de Oficiais Militares Estaduais, irmanadas com o poder pol?tico, colocam-se ? disposi??o da sociedade civil, para que juntos e cada vez mais, possam prestar um servi?o de excel?ncia em seguran?a p?blica, respeitando as institui??es e a popula??o brasileira.

Porto Alegre, 16 de Mar?o de 2006.

ASSINAM OS REPRESENTANTES DAS ENTIDADES DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS

21/03/2006 - FUZIL ENFERRUJADO VALE MAIS QUE UM POLICIAL

FUZIL ENFERRUJADO VALE MAIS QUE UM POLICIAL

21/03/2006

Em fun??o da morte de dois colegas, brutalmente assassinados na semana passada, no Engenho de Dentro, quando iam trabalhar, de carro, nas delegacias de Resende e Itatiaia, no sul do Estado, o companheiro associado Gemerson Dias, perito aposentado, nos mandou esse texto para nossa reflex?o.

Fuzil enferrujado vale mais que um policial

? triste constatar que no estado em que vivemos, dez fuzis enferrujados valem mais que duas vidas. O empenho do Ex?rcito no leg?timo direito e dever de resgatar seu patrim?nio foi um exemplo que deveria ser copiado pela seguran?a do estado, ca?ando os assassinos de seus agentes, mobilizando todo o seu contingente at? que fossem identificados e presos todos os criminosos.

O pouco empenho do secretario de seguran?a Marcelo Itagiba em aceitar a coopera??o do Ex?rcito, justifica-se pela sua condi??o de pr? concorrente a um cargo pol?tico n?o s? ele como toda c?pula da seguran?a, a legisla??o deveria prever uma quarentena aos ocupantes de determinados cargos ou fun??es p?blicas, o pol?tico enquanto candidato passa a identificar todas as comunidades como seus poss?veis e virtuais redutos eleitorais, enquanto isto, mais dois policiais s?o barbaramente executados, com a certeza de que n?o haver? nenhum empenho na investiga??o e pris?o dos respons?veis pelo menos na propor??o do aparato montado pelo CML para o resgate n?o do seu patrim?nio roubado.

A interven??o das for?as armadas foi aprovada por nove entre dez cidad?os de bem. Se o Ex?rcito tivesse permanecido nas ruas por pelo menos mais 24 horas, com toda certeza os Oficiais de Cart?rio Jorge Lopes e Eduardo Miranda ainda estariam vivos e chegado a Itatiaia, delegacia em que eram lotados.

21/03/2006 - JORNAL O GLOBO: POLICIAIS CIVIS DECIDEM HOJE SE MANT?M GREVE

JORNAL O GLOBO: POLICIAIS CIVIS DECIDEM HOJE SE MANT?M GREVE

21/03/2006

Ta?s Mendes e Maria Elisa Alves

Policiais civis iniciaram ontem uma paralisa??o de 48 horas para reivindicar aumento salarial, refor?o do efetivo e melhores condi??es de trabalho. Com coletes anunciando a greve, alguns policiais permaneceram nas delegacias atendendo apenas casos de emerg?ncia. O Sindicato dos Policiais Civis do Rio (Sinpol) informou que o movimento teve a ades?o de policiais em todo o estado e que apenas 30% do efetivo de 10.500 homens teriam trabalhado para n?o prejudicar a popula??o. J? o chefe de Pol?cia Civil, delegado ?lvaro Lins, afirmou que a greve n?o teve ades?o da categoria.

O Sinpol faz assembl?ia hoje ? tarde para decidir se o movimento termina ? meia-noite, como est? previsto. Ontem de manh?, na 5 DP (Gomes Freire), policiais contaram que o delegado-titular, Claide Ribeiro Filho, tentou impedir a entrada de grevistas com coletes. ? tarde houve outra confus?o. O delegado teria trancado a porta da delegacia por cerca de uma hora. O problema teria come?ado quando Claide pediu a um inspetor que fizesse um registro de ocorr?ncia. Como n?o era uma emerg?ncia, o policial disse que iria consultar o comando de greve. Representantes do Sinpol foram ao gabinete para conversar, mas n?o foram recebidos:

? Ele bateu a porta na minha cara, atingiu meu p?, que ficou inchado ? reclamou Vanessa de Medeiros, oficial de cart?rio, que dar? queixa por agress?o e fez exame de corpo delito.

Irritado, o delegado teria trancado a delegacia, deixando presos 15 funcion?rios. Um delegado da Corregedoria de Pol?cia Civil foi chamado para contornar a confus?o. O delegado negou que tenha trancado a porta, mas todos os funcion?rios, com coletes de greve ou n?o, afirmaram o contr?rio. Quanto ? agress?o, ele negou:

? N?o bato em mulher. Ela ? uma mentirosa.

Chefe de Pol?cia amea?ou punir grevistas

Ontem, segundo Fernando Bandeira, presidente do Sinpol, apenas casos de emerg?ncia e flagrantes foram atendidos nas delegacias. De acordo com ?lvaro Lins, n?o houve problemas no atendimento ao p?blico. Ele amea?ou punir os policiais que n?o estiverem trabalhando.

Em nota, o Sinpol anunciou que nas delegacias especializadas, como a Delegacia de Repress?o ?s A??es Criminosas Organizadas (Draco) e a Delegacia Anti-Seq?estro (DAS), policiais n?o trabalharam.

? As investiga??es est?o paradas ? disse Bandeira.

Entre as reivindica??es dos grevistas, a ?nica que dever? ser atendida pelo governo ? o reescalonamento de quatro mil inspetores que desde 2001 recebem sal?rios menores do que os de investigador, categoria abaixo na hierarquia da Pol?cia Civil.

21/03/2006 - JORNAL DO BRASIL: GREVE DE POLICIAIS ACABA EM CONFUS?O

JORNAL DO BRASIL: GREVE DE POLICIAIS ACABA EM CONFUS?O

21/03/2006

 Chefe da Pol?cia Civil amea?a expulsar inspetores que aderirem ? paralisa??o; na 5? DP, delegado tranca as portas

Duilo Victor

[21/MAR/2006]

Inspetores ligados ao Sindicato dos Policiais Civis do Rio (Sinpol) enfrentaram ontem a amea?a de suspens?o ou at? expuls?o feita pelo chefe da Pol?cia Civil, delegado ?lvaro Lins, que n?o admite uma greve da categoria. Os agentes come?aram uma manifesta??o de 48 horas em que pelo menos 15 delegacias da capital que, segundo o sindicato, tiveram o atendimento ao p?blico reduzido.

Para evitar puni??es, os agentes fizeram uma greve de ocupa??o. Os inspetores compareciam ?s delegacias mas se recusavam a atender as ocorr?ncias, a menos que fossem flagrantes. Na 5? DP (Gomes Freire), no Centro, os policiais vestiam coletes do sindicato que diziam : 'Estamos em greve'. O delegado titular Claide Ribeiro trancou sete policiais dentro da delegacia e deixou tr?s do lado de fora a partir do momento em que um policial se recusou a fazer uma ocorr?ncia diferente daquelas liberadas pelo comando de greve.

Quando se deram conta de que nenhum policial poderia entrar ou deixar a delegacia, os civis ligaram para o sindicato em busca de socorro que, junto com o comando de greve, acionou a corregedoria. Apenas quando o corregedor foi ao local, Ribeiro abriu a porta da delegacia.

A assessoria da Pol?cia Civil afirmou que delegado n?o prendeu ningu?m. Ele apenas fechou a porta para evitar tumultos dentro da delegacia. J? a assessoria do sindicato alega que o delegado abusou do seu poder e, por isso, deve ser punido. O sindicato e alguns policiais entraram com uma a??o contra o delegado na corregedoria por c?rcere privado e abuso de autoridade.

O an?ncio da greve, feito semana passada, ocorreu para for?ar a negocia??o de aumento de sal?rio dos inspetores, que em 2001 perderam uma gratifica??o especial. O corte causou perda salarial de at? 50% e deixou os sal?rios defasados em compara??o com bombeiros e PMs.

- Greve n?o existe, n?o h? ades?o de nem 1%. O que existe ? uma minoria que quer chamar a aten??o. A Pol?cia Civil presta um servi?o essencial e uma paralisa??o seria ilegal - afirmou o chefe da Pol?cia Civil.

Lins reconhece que h? distor??es s? no sal?rio de cerca de 4 mil inspetores, com rendimentos menores que agentes de hierarquia inferior. Ao todo, o corte da gratifica??o atingiu todos os 11 mil inspetores da pol?cia.

Ainda ontem, Lins informou que levaria ao Pal?cio Guanabara uma proposta de reajuste para os inspetores. Apesar de n?o adiantar valores, ele afirma que o reajuste n?o ser? de 50%, como quer o sindicato.

- Iremos at? as ultimas conseq??ncias para termos a gratifica??o incorporada novamente ao sal?rio. A paralisa??o ? feita dentro da lei, j? que 30% do efetivo atende normalmente, como manda a regra - rebateu o presidente do Sinpol, Fernando Bandeira.

Na 5? DP, enquanto os policiais faziam a greve de ocupa??o, a funcion?ria p?blica Concei??o Rodrigues, 46 anos, que queria prestar uma queixa, esperava ontem ? tarde por mais de duas horas e ainda n?o tinha sido atendida.



Exibindo 1639 a 1659 de 1741 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83