• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04/05/2021 - MINISTRO LEWANDOWSKI RETIRA POLICIAIS DA PRIORIDADE DE VACINAÇÃO NO RIO

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, retirou nesta segunda-feira (3) policiais e professores dos grupos prioritários de vacinação no Rio de Janeiro, interferindo em decreto do governador do estado, Cláudio Castro.
A decisão atendeu a recurso da Defensoria Pública e do Ministério Público do estado que argumentavam que o decreto estadual colocaria em risco a imunização de idosos, por causa da escassez de vacinas contra a covid-19.
Em sua decisão, o ministro reconheceu a importância dos serviços das categorias durante a pandemia, mas afirmou que autoridades deveriam respeitar alguns critérios ao promover adequações em seu plano de imunização. "Precisarão, na motivação do ato, explicitar quantitativamente e qualitativamente as pessoas que serão preteridas, estimando o prazo em que serão, afinal, imunizadas", escreveu Lewandowski (Foto abaixo).

20/04/2021 - FERIADOS: SINPOL FECHA HOJE E REABRE SÓ DIA 26/04

DEVIDO AOS FERIADOS O SINPOL FECHA HOJE E REABRE DIA 26/04

Em função do feriado de Tiradentes (21/04) e São Jorge (23/04) o SINPOL entra em recesso nesta quarta-feira e só reabre na próxima segunda, dia 26 de abril, das 10h às 16h.

Se você tem férias vencidas sem receber e licenças-prêmios não tiradas procure o departamento jurídico do Sindicato para reaver seus direitos. Muitos associados acabam não procurando o Sindicato porque as custas do processo são muito altas. No entanto, o advogado do SINPOL, Dr.Daniel Rodrigues, modificou a tese no pedido de gratuidade de Justiça para que o associado não pague a custa processual contra o estado.

O atendimento jurídico é feito com agendamento prévio. Tel: 2224-9571

19/04/2021 - STF RECONHECE AUTORIDADE DO MS PARA INCLUIR POLICIAIS NA PRIORIDADE DE VACINAÇÃO

STF RECONHECE AUTORIDADE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NA INCLUSÃO DE POLICIAIS NA PRIORIFDADE DE VACINAÇÃO

 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, em nome daquela Corte, que caberá ao Ministério da Saúde decidir se policiais civis e militares, bombeiros militares e peritos estaduais poderão ser equiparados aos profissionais de saúde para recebimento das vacinas.

Segundo Lewandowski, não cabe à justiça e sim às autoridades de saúde determinar alterações nos grupos prioritários. O ministro ressaltou, ainda, o cenário de escassez de vacinas que têm levado as autoridades públicas a “trágicas escolhas” de “quais pessoas viverão ou morrerão”.

Esta petição pela paridade havia sido remetida ao Supremo na última sexta-feira. No documento, o advogado-geral José Levi argumentava a “circunstância de vulnerabilidade dos profissionais de segurança pública e defesa social, bem como a essencialidade dos serviços por eles prestados”.

 

16/04/2021 - VACINAÇÃO: POLICIAL COM 51 ANOS OU MAIS SERÁ VACINADO HOJE NO RIO

POLICIAL COM 51 ANOS OU MAIS PODE SE VACINAR HOJE, DIA 16


O Estado do Rio de Janeiro começou dia 14/04 a vacinar os agentes de segurança e salvamento que estão na ativa contra a covid-19. Serão imunizados bombeiros, policiais civis - apenas no Grande Rio -, militares, policiais penais e rodoviários federais. A ação é planejada com base no Decreto Estadual 47.547, que dispõe sobre a criação do Calendário Único de Vacinação.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1406801&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1406801&o=node

De acordo com o governo do estado, para policiais, a vacinação ocorrerá exclusivamente nos batalhões da PM. Já para bombeiros, acontece em Guadalupe, no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, e em Campinho, onde fica a 1ª Policlínica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

No caso dos policiais, a primeira fase da vacinação será destinada a agentes com mais de 50 anos. Serão aplicados imunizantes da CoronaVac, produzidos pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

A imunização deverá ocorrer em cerca de 20 postos de vacinação, que funcionarão das 9h às 16h. Nesta sexta-feira (16),  serão vacinados os agentes com idade de 51 anos ou mais. .

Para os bombeiros, serão disponibilizadas 1,2 mil doses, que serão aplicadas até sexta-feira. O atendimento será das 9h às 16h. De acordo com a corporação, militares da área de Saúde que atuam no Hospital do CBMERJ e em policlínicas e profissionais envolvidos diretamente na vacinação à população nos quartéis já foram imunizados. A vacinação de bombeiros do interior do estado segue o planejamento segundo diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde e demais autoridades locais.

Segundo o governo estadual, para garantir a eficiência do processo de imunização, como também inibir possíveis transgressões ao cronograma oficial publicado, estão previstas, por exemplo, sanções para punir tentativas de burlar o critério de prioridade.

O planejamento das próximas semanas, de acordo com o governo, vai respeitar a logística de distribuição dos kits pela Secretaria de Estado de Saúde. O calendário, a relação dos beneficiados e os próximos locais de vacinação serão atualizados e divulgados no decorrer da campanha.

                     Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

26/03/2021 - FERIADÃO - SINPOL FECHA POR 10 DIAS. REABRE DIA 5 DE ABRIL

RECESSO: FERIADÃO DE 10 DIAS CONTRA A COVID-19
Em decorrência do feriadão de 10 dias decretado pelas autoridades do Estado e Município do Rio, o SINPOL, na rua Riachuelo nº 191- Térreo, entrará em recesso até o dia 4 de abril, voltando a atender normalmente a partir do dia 5 de abril, após o Domingo de Páscoa.

25/03/2021 - NAS DPs POLICIAIS RECLAMAM DA FALTA DE PESSOAL

SEM EFETIVO, POLICIAIS RECLAMAM QUE TRABALHAM DOBRADO

Em visita às delegacias da Zona Oeste, o SINPOL esteve em seis unidades policiais distribuindo o jornal e o calendário 2021 com a logomarca do Sindicato. A equipe, formada pelo diretor, Pedro Jesuíno, Cláudio José (assessoria) e Berenaldo Lopes (colaborador), visitou as seguintes DPs: 36ª DP Santa Cruz, 35ª DP Campo Grande, 34ª DP Bangu, 33ª DP Realengo, 30ª DP Marechal Hermes, 28ª Campinho e 43ª DP Guaratiba. Na delegacia de Campo Grande (35ª), central de flagrantes que atende seis delegacias da região, o inspetor Daniel Correia, do plantão, mostrou-se insatisfeito com a falta de efetivo. Em todas essas delegacias foi constatada a falta de pessoal.

                             Trabalho por dois, três policiais, diz inspetor da 35ª DP

“Uma delegacia como a nossa que recebe flagrantes de outras delegacias, deveria ter no mínimo seis policiais no plantão. No entanto, operamos com três ou quatro (um RAS), provocando filas do lado de fora da 35ª DP, pois dentro da unidade não podemos receber muita gente devido a pandemia do Coronavírus, disse o plantonista. O inspetor Daniel é do concurso de 2001. E lembrou da luta que o SINPOL teve para nomear e empossar 400 aprovados excedentes daquele concurso, através de mandados de segurança impetrados pelo Sindicato na Justiça. O policial Daniel disse que não adianta ter delegacia bonitinha, Mc Donald’s, se não tem funcionários para realizar os trabalhos. Ele acaba trabalhando por dois, três policiais por falta de pessoal.

O SINPOL tem cobrado o concurso para a Polícia Civil, e a expectativa é que até junho as provas comecem a ser realizadas, para 864 vagas, de acordo com o governador em exercício, Cláudio Castro.

           O inspetor Daniel (E) com o diretor do SINPOL, Pedro Jesuíno, no plantão da 35ª DP

Em frente a delegacia de Realengo, o diretor do SINPOL, Pedro Jesuíno

Cumprindo os protocolos, policial pede distanciamento no atendimento da 33ª DP Realengo



23/03/2021 - HOJE É O ANIVERSÁRIO DO SINPOL - 28 ANOS

SINPOL DE LUTAS FAZ HOJE 28 ANOS

O SINPOL foi fundado por Fernando Bandeira, em 23 de março de 1993, no auge de grandes manifestações em defesa dos policiais civis, de seus direitos, condições de trabalho, carreira funcional e salários, sempre defasados. Sua luta foi vitoriosa, conseguindo fundar a entidade representativa da categoria, mas isto custou muita perseguição, inquéritos e até prisões. Em sua trajetória como Sindicato da categoria, o SINPOL promoveu todas as manifestações por melhores salários e condições de trabalho desde 1993. Resistiu a todos os governadores e chefes de polícia, sempre na defesa dos policiais civis. 

Com menos de 8 mil policiais civis em todo Estado, a Lei 699/83 (Lei Bandeira) previa um efetivo de 23.500 policiais. O SINPOL ao longo dos últimos anos vem cobrando a realização de concurso público para preencher as vagas existentes. Ano passado, o governador Wilson Witzel, autorizou a abertura de 864 vagas na Polícia Civil. No entanto, devido à crise sanitária do Coronavírus e ao Pacto Fiscal com o Governo Federal, o concurso foi suspenso em 2020. A expectativa agora é que o concurso seja realizado até o fim desse primeiro semestre, de acordo com o governador em exercício, Cláudio Castro.

Em 2017, Bandeira - presidente do SINPOL - nas grandes manifestações em frente à Alerj

22/03/2021 - POLICIAIS FAZEM HOJE ATO UNIFICADO, ÀS 15 HORAS

Policiais federais e civis dos estados, entre outros servidores da Segurança pública, estão sendo convocados pela UPB (União de Policiais do Brasil) para um protesto hoje de uma hora em frente a cada uma de suas unidades, das 15h ás 16h. A manifestação é contra às reformas promovidas pelo governo Federal, com reflexos nos estados e municípios.

“O ato tem como objetivo chamar atenção da sociedade para retrocessos que as categorias de Segurança Pública vem sofrendo”, diz em nota a UPB. Entre essas perdas estão: mudanças nos direitos e prerrogativas, que iniciaram com a reforma da Previdência, passaram pela lei Complementar 173 e, recentemente com a PEC Emergencial. E surge ainda, uma nova proposta com riscos aos servidores públicos – A Reforma Administrativa (PEC 32) que retira direitos como estabilidade e triênios.

A UPB reúne mais de 20 entidades de profissionais de Segurança Pública - Foto O Dia

19/03/2021 - FUNCIONALISMO DO DF SE MOBILIZA CONTRA A PEC 32

FUNCIONALISMO DO PAÍS SE MOBILIZA CONTRA A PEC 32

Fonte: Coluna do Servidor / O DIA

Com a perspectiva de avanço da tramitação da reforma administrativa (PEC 32) na Câmara dos Deputados, o funcionalismo do país está se unindo em uma grande mobilização para pressionar o Parlamento. Ontem, carreata puxada por policiais e demais agentes de Segurança Pública contra a reforma e a austeridade prevista na PEC Emergencial ganhou adesão de outras categorias. O ato ocorreu em Brasília e deu uma prévia de como serão os próximos.

Segundo as entidades que representam as carreiras, a expectativa é que o movimento na capital federal cresça com a participação de servidores estaduais e municipais.

A PEC 32 faz parte do conjunto de medidas prioritárias dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Lira já sinalizou que a votação deve ser finalizada no Congresso no primeiro semestre.

O texto modifica o RH do país: extingue o regime jurídico único, a estabilidade para futuros servidores (apenas carreiras de Estado terão essa garantia), triênios, entre outros benefícios hoje previstos.

Carreata de servidores da Segurança Pública em Brasília, na quinta-feira (18)

 

18/03/2021 - GEAT: ESTADO IMPUGNA VALORES DO PERITO JUDICIAL

GEAT: ESTADO IMPUGNA VALORES DO PERITO JUDICIAL

A Gratificação Especial de Atividade (GEAT) que esteve em vigor durante o governo Garotinho, entre maio de 2000 e junho de 2002, já está com os cálculos prontos para pagamento dos que entraram com a ação pelo SINPOL.  No entanto, o Estado não concordou com os cálculos apresentados pelo perito técnico – indicado pelo juiz da 9ª Vara de Fazenda Pública – impugnando o valor de R$ 210, pago por cada associado pelo serviço prestado, pedindo para diminuir o valor.  O Estado mandou intimar o perito a fim de se manifestar contra a impugnação.

Esse perito técnico foi indicado pelo Juízo para revisar os cálculos já feitos pelo contador contratado pelo SINPOL que custou R$ 12 mil, pagos em duas parcelas de R$ 6 mil pelo Sindicato. O SINPOL continua recolhendo o valor de R$ 210 para quem quer receber a GEAT na Justiça, com juros e correção monetária. Os valores que os policiais têm a receber variam de R$ 10 mil a R$ 30 mil por exemplo. Se o perito indicado pelo juiz diminuir o valor, a diferença paga para a validação dos cálculos poderá ser devolvida ao final da ação.  

Os policiais Carvalho e André Amaral da DEAM Nova Iguaçu, com Pedro Jesuíno (Centro) do SINPOL

17/03/2021 - POLICIAIS FAZEM PROTESTO EM BRASÍLIA CONTRA BOLSONARO

               POLICIAIS PROTESTAM CONTRA BOLSONARO EM BRASÍLIA

Os protestos das corporações policiais retornaram. E desta vez contra o presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta (17), em Brasília. Entre os motivos alegados a sensação das categorias de que não estão sendo valorizadas pelo presidente em um momento em que participam da linha de frente da ação contra a Covid-19. A PRF está com 119 servidores afastados e registra nove óbitos. Na Polícia Federal, 11 já morreram até agora e há um caso de contaminação para cada 10 servidores.

A insatisfação maior foi a aprovação pelo Congresso Nacional, dia 15/03, da PEC Emergencial 186/19 que congela salários dos servidores por 15 anos e restringe a realização de concursos públicos. Os órgãos só poderão abrir concurso para reposição de postos vagos. No entanto, a PEC permite a progressão e promoção de servidores nos próximos anos.

Policiais estão extremamente decepcionados e desmotivados, pois acreditavam que, com a eleição de Bolsonaro, as carreiras policiais seriam valorizadas – o que não ocorreu.

Policiais civis fazem protesto em Brasília contra a Reforma da Previdência  | Distrito Federal | G1

Em 2019, policiais fizeram protesto contra a reforma da previdência

04/03/2021 - CONFIRA A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL DO SINPOL

Clique no link abaixo e leia a nova edição do Jornal do SINPOL

23/02/2021 - GRATUIDADE NA JUSTIÇA PARA NÃO PAGAR CUSTAS

GRATUIDADE DE JUSTIÇA PARA NÃO PAGAR CUSTAS

O jurídico do SINPOL modificou a tese de defesa no pedido de gratuidade de Justiça, objetivando não pagar à custa processual contra o Estado. De acordo com o advogado do Sindicato, Dr.Daniel Rodrigues, tem ação de associado em que as custas chegam a R$ 20 mil,  conforme o valor a ser restituído ou indenizado. Daí a necessidade de isentar o policial sindicalizado para não ter o seu recebimento prejudicado com o pagamento de custas – diz Daniel.

O Estado só vem enriquecendo com o recolhimento de custas enquanto os funcionários vêm perdendo seu poder aquisitivo. Os governantes corruptos roubam os cofres públicos e o servidor empobrece, amargando sete anos sem reajuste salarial.

Muitos associados deixam de pedir o pagamento de férias não gozadas e licenças-prêmios não tiradas porque o valor das custas do processo é muito alto, inibindo-os a entrar com ação na Justiça para reaver seus direitos, conta o Dr. Daniel Rodrigues.

 

19/02/2021 - SINPOL TEM NOVO WHATSAPP. LIGUE: 21 99086-1602

Novo Whatsapp do SINPOL é 21 99086-1602

O SINPOL conta com mais um canal de comunicação com seu quadro de associados, visando melhorar e atualizar o atendimento à categoria, tirando suas dúvidas e ouvindo suas sugestões. A mensalidade é de apenas R$ 55 para policiais da ativa e aposentados. A pensionista paga somente R$ 20.                  O SINPOL é sua arma de luta. Associe-se!

 Além do email: atendimento@sinpol.org.br, Tel: 2224-9571, agora o SINPOL tem um número de whatsapp para responder as dúvidas dos policiais associados ou não. Anote aí: Tel - 21 99086-1602.

05/02/2021 - SINPOL VISITA DELEGACIAS DA CIDADE DA POLÍCIA E DO AEROPORTO GALEÃO

SINPOL VISITA DELEGACIAS DA  CIDADE DA POLÍCIA, ZONA NORTE E DO AEROPORTO

O SINPOL tem percorrido as delegacias de toda a cidade e Baixada Fluminense, entregando o jornal, calendário 2021 e ouvindo os policiais com suas queixas e sugestões. Nos dias 2 e 3/02 a equipe do Sindicato esteve nas delegacias da Cidade da Polícia, Ilha do Governador, Aeroporto, Penha, Bonsucesso. Na 37ª DP Ilha do Governador, jovens policiais, temendo serem “bicados” não quiseram se identificar, mas frisaram que, desde que entraram para a PCERJ, não receberam reajuste salarial. Também reclamaram do valor do tíquete refeição e do vale transporte que é uma vergonha. Outro problema apontado por eles é a falta de efetivo que obriga um policial a trabalhar por três.

                            Falta de pessoal se agrava em todas as delegacias

Na maioria das delegacias visitadas, todos reclamam da falta de pessoal e querem que o estado promova urgentemente o concurso para preencher as vagas existentes. Sem o pessoal de limpeza e terceirizados no atendimento ao público, o policial acaba ficando sobrecarregado. Das 864 vagas autorizadas pelo governo estadual, 73 são de caráter de urgência, como explicou numa Live o governador em exercício, Cláudio Castro. As vagas estão assim distribuídas: perito legista (54), inspetor de polícia (597), técnico de necropsia (16), auxiliar de necropsia (12), delegado (47), perito criminal (20) e investigador policial (118).

O início das provas está previsto até o fim de junho. As bancas examinadoras do concurso ainda estão sendo escolhidas. Na 22ª DP Penha, o diretor do SINPOL, Pedro Jesuíno, encontrou um velho conhecido de dança dos clubes da Zona Norte e Polícia Militar – o inspetor Martins. Ele também reclamou da falta de efetivo para que a Polícia Civil alcance melhores resultados.

                           Policiais querem plano de saúde pago pelo Estado

Na Delegacia de Defraudações, Cidade da Polícia, o inspetor Jupiraí reclamou de um plano de saúde pago pelo estado, pois a policlínica do Estácio só tem atendimento ambulatorial/consultas. Ele conversou com o inspetor Denilson (SINPOL), que recentemente fez um procedimento hospitalar para melhorar da hérnia de disco inflamada. Fez num hospital particular. Jupiraí disse que é um absurdo a Polícia Civil não ter um hospital próprio como tem a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros

Nesses dois dias a equipe esteve formada pelos inspetores, Pedro Jesuíno e Denílson, com o apoio de Berenaldo Lopes (colaborador) e Cláudio José (assessoria de imprensa).


1ª Foto - Acima o inspetor, Jupiaçu (sentado, na Cidpol), com o inspetor Denilson.
2ª Foto - Inspetor Jesuíno, diretor do SINPOL, com um jovem policial
,


04/02/2021 - MORRE O LÍDER SINDICAL JOSÉ CALIXTO RAMOS

É com imenso pesar que o SINPOL comunica o falecimento do líder sindical, José Calixto Ramos, nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST, a qual o SINPOL é filiado.

Calixto foi hospitalizado em Recife em consequência da Covid-19, quando, de maneira repentina, uma parada cardíaca o levou.

O Movimento Sindical SOFRE MUITO na data de hoje. A diretoria se une em solidariedade aos familiares, amigos, companheiros de jornada e todos aqueles que tiveram a satisfação de conviver e compartilhar momentos inesquecíveis ao lado desse líder sindical, que foi a grande inspiração para a luta em defesa dos trabalhadores. Calixto Ramos deixa forte legado na sua vitoriosa e insubstituível trajetória sindical.

A Diretoria do SINPOL se solidariza com os familiares, amigos e companheiros de luta neste momento de extrema dor.

O líder sindical se empenhou pelo engajamento em campanhas que exigem um rápido, eficaz, abrangente e coordenado plano de vacinação nacional, que deve ser META de todo o conjunto de entidades filiadas. Milhares de brasileiros, todos os dias, perdem suas vidas e deixam um rastro irreparável de dor às famílias enlutadas. 

O momento é de ação e de práticas em favor da vida.


28/01/2021 - SINPOL PEDE AO GOVERNADOR INÍCIO DA VACINAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS

SINPOL PEDE AO GOVERNADOR PRIORIDADE PARA VACINAÇÃO DOS POLICIAIS

 

O SINPOL enviou ofício ao governador Cláudio Castro, pedindo que os policiais civis do Rio sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, conforme determinação do Ministério da Saúde que coloca os profissionais de Segurança Pública entre aqueles que têm que ser vacinados primeiro junto com o grupo da Saúde.

No expediente o Sindicato alega que os policiais civis do Estado do Rio estão na linha de frente contra esse vírus, auxiliando, muitas vezes, os agentes de saúde, e, sobretudo, em contato direto com a população no atendimento nas delegacias, operações e investigações nas comunidades se expondo ao coronavírus.

O SINPOL espera agora que o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, marque para breve o agendamento do início da vacinação dos aproximados 8 mil policiais civis de todo estado.

O ofício é assinado pelo presidente, comissário Fernando Bandeira, e foi protocolado no gabinete do governador (Foto abaixo)


27/01/2021 - POLICIAIS DA BAIXADA PEDEM MAIS EFETIVO E ATUALIZAÇÃO SALARIAL

SINPOL VAI À BAIXADA, DISTRIBUI JORNAL E OUVE QUEIXAS DOS POLICIAIS

A equipe do SINPOL esteve nesta terça-feira visitando as delegacias da Baixada Fluminense, quando distribuiu o jornal da categoria e ouviu as sugestões dos policiais. Tendo à frente o comissário e diretor, Luiz Otávio, junto com Berenaldo Lopes (colaborador) e Cláudio José (assessor de imprensa) foram visitadas sete delegacias: 55 ª DP Queimados, 56ª DP Comendador Soares, 54ª DP Nova Iguaçu, DEAM NI, 57ª DP Nilópolis, 55ª DP Mesquita e 39ª DP Pavuna. Em todas as delegacias ficou constatada a falta de pessoal. Sem os estagiários de psicologia e sociologia que faziam o primeiro atendimento no balcão da DP, o policial ficou sobrecarregado, trabalhando por dois, três agentes. “A demanda é muito grande, precisamos urgente de mais policiais para atender a contento a população que nos procura”, disse um inspetor de uma delegacia de Nova Iguaçu, que prefere não ser identificado. Os policiais também reclamaram que estão há sete anos sem receber aumento real de salário. “O que nos salva são as gratificações que recebemos. Mas, se aposentarmos perdemos os adicionais que só os da ativa recebem”, conta outro policial que também não quis se expor.

O SINPOL aguarda reunião com o secretário de polícia, Dr. Allan Turnowski, a fim de levar as reivindicações da classe, entre elas atualização salarial e plano de saúde pago pelo Estado.

 

Delegacia de Comendador Soares - Muita demanda e baixo efetivo

 

A equipe do SINPOL chega à Delegacia 56 - Comendador Soares

 

26/01/2021 - BANDEIRA FAZ 75 ANOS E 52 DE POLÍCIA CIVIL

FERNANDO BANDEIRA FAZ 75 ANOS – 52 ANOS NA POLÍCIA CIVIL

No dia 26 de janeiro de 2021, Fernando Bandeira, fundador e presidente do SINPOL, completou 75 anos de idade e 52 anos na Policia Civil. Ao completar esta idade, entrou na aposentadoria compulsória, regra a ser cumprida no serviço público. Há sete anos sem receber salários, tem recebido muita perseguição por parte da Chefia de Polícia, principalmente na gestão da delegada Martha Rocha, atual deputada estadual, e responsável pela invasão do SINPOL, em 4 de julho de 2013, quando oito policiais invadiram uma reunião do “Dia Nacional de Lutas” e prenderam 4 sindicalistas da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), a qual o SINPOL é filiado. Sem mandado de prisão, busca ou apreensão os sindicalistas foram conduzidos arbitrariamente para a 5ª DP Gomes Freire. Lá, o delegado de plantão, Dr.Bonfim, liberou todos e registrou a ocorrência como “caso atípico” – não responsabilizando os policiais que cometeram as prisões ilegais.

SINPOL fundado em 1993

É preciso ressaltar, que Bandeira fundou o SINPOL em 23 de março de 1993, no bojo de grandes manifestações em defesa dos policiais civis, de seus direitos, condições de trabalho, carreira funcional e salários, sempre defasados. Sua luta foi vitoriosa, conseguindo fundar a entidade representativa da categoria, mas isto custou muita perseguição, inquéritos e até prisões. Em sua trajetória como liderança da categoria, resistiu a todos os governadores e chefes de polícia, sempre na defesa dos policiais civis. 

                              CGU E TJ mandam Estado pagar Bandeira

Um dos processos abertos contra ele foi em 2012, após assembléia das Forças de Segurança – policiais militares, civis e bombeiros na Cinelândia, em apoio aos cerca de 200 bombeiros e PMs presos por reivindicarem melhores salários e condições de trabalho.  A assembléia, com cerca de 10 mil pessoas que aprovou greve, foi garantida pelo carro de som do SINPOL, que permitiu que os oradores falassem e fossem ouvidos. Em decorrência, um dos processos contra ele, resultou no corte de seu salário na Polícia Civil a partir de 2013. O processo aberto em sua defesa foi vitorioso, já que tanto a CGU (Corregedoria Geral Unificada), quanto o Tribunal de Justiça, mandaram o governo pagar o que Estado lhe devia, o que não ocorreu até a presente data, caindo em precatórios. Uma lei estadual diz que todos os precatórios têm que ser pagos. O caso em pauta de Bandeira entrou em 2021 para ser pago em 2022, com juros e correção monetária.

   

Bandeira (E) atende o policial aposentado, Severino Gomes (91), que através do Sindicato, receberá a Geat com juros e correção
          

 

25/01/2021 - MINISTÉRIO DA SAÚDE INCLUI POLICIAIS CIVIS NO GRUPO PRIORITÁRIO PARA IMUNIZAÇÃO

MINISTÉRIO DA SAÚDE ATENDE COBRAPOL E INCLUI POLICIAS CIVIS ENTRE AS PRIORIDADES DA VACINAÇÃO


O Ministério da Saúde confirmou, através de duas Notas Técnicas, a inclusão das Forças de Segurança e Salvamento entre os grupos especiais a serem atendidos com prioridade no Plano Nacional de Imunização que já teve início em todo território nacional.

Com isso, além dos profissionais de saúde, serão atendidos prioritariamente os policiais civis, federais, militares, rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais.

Dessa forma, o Ministério da Saúde atende a solicitação encaminhada pela COBRAPOL, ainda no dia 3 de dezembro de 2020, pela qual reivindica a inclusão dos policiais civis entre as prioridades para o recebimento da vacina contra a Covid-19, cuja pandemia ainda está atingindo de forma letal a população do país.

Na ocasião, a COBRAPOL, através de ofício dirigido ao ministro Eduardo Pazuello (foto), apresentou as razões para que os policiais civis e demais integrantes das forças de segurança fossem incluídos entre os grupos prioritários a serem atendidos, destacando, entre outros motivos, o fato da categoria encontrar-se, como ainda hoje, “na linha de frente no combate à pandemia e aos seus efeitos perversos à vida dos brasileiros”.

No mesmo documento, a COBRAPOL, depois de assinalar que os policiais civis também estão sendo atingidos e correndo riscos no desempenho de suas atividades, lembrou que “como pela sua essencialidade, a atividade desses profissionais não pode ser interrompida, esperamos poder contar com a sensibilidade de Vossa Excelência a esse justo e oportuno pleito”.

Depois de atender o pedido da COBRAPOL, como de outras entidades representativas de outras categorias que também receberão tratamento prioritário, o Ministério da Saúde informou que “nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de forcas de segurança e salvamento ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua”.

O presidente da COBRAPOL, André Luiz Gutierrez, comemorou a decisão do Ministério da Saúde: “foi uma grande vitória, que, agora, precisamos garantir que efetivamente ocorra, em cada Estado e município do Brasil, razão pela qual orientamos nossas Federações e Sindicatos filiados a exigirem das autoridades estaduais o cumprimento da decisão do Ministério da Saúde”.

“Nossos policiais, além das condições muitas vezes precárias de trabalho, estão, desde o início da crise sanitária, cumprindo com seu dever da mesma forma, motivo pelo qual a sua inclusão entre os grupos prioritários da vacinação é, antes de tudo, uma questão de reconhecimento de seu papel e de justiça”, sentenciou Gutierrez.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação COBRAPOL 

22/01/2021 - SINPOL ENCONTRA DELEGACIAS COM FALTA DE PESSOAL E RECEBE RECLAMAÇÕES

SINPOL encontra delegacias com baixo efetivo e recebe reclamações dos agentes

A equipe do SINPOL esteve percorrendo nesta quinta-feira (21/01) as delegacias da Zona Oeste do Rio de Janeiro onde entregou o jornal e conversou com os agentes. Sob forte calor o SINPOL esteve na 50ª DP Itaguaí, na 36ª DP Santa cruz, 35ª DP Campo Grande, 34ª DP Bangu, 33ª DP Realengo e 30ª DP Marechal Hermes. A equipe, tendo à frente o inspetor Pedro Jesuíno, diretor do SINPOL, ouviu sugestões e reclamações de alguns policiais. Na 36ª DP Santa Cruz, o inspetor Marinaldo, de plantão na delegacia, disse que os vencimentos e benefícios dos policiais civis estão defasados. “Esse auxílio transporte de R$ 100 é uma vergonha, precisa ser reajustado e atualizado urgentemente, assim como o auxílio refeição de R$ 264 que não dá para nada, pois com o aumento da cesta básica os policiais perderam muito poder de compra. Os policiais dependem, sobretudo, das gratificações pagas pelo estado que, com a aposentadoria, deixam de ser recebidas.

Outro policial da Zona Oeste, Elcio Pequi, se queixou do baixo efetivo que obriga o agente a trabalhar por dois, três policiais, cobrindo outros setores por falta de pessoa. “E quem paga é a população que tem um serviço de qualidade ruim porque o Estado não investe em suas polícias. A Lei 699/83 prevê um efetivo de 23.500 policiais civis em todo o Estado. Porém, 38 anos depois temos menos de 8 mil policiais civis”, disse Pequi. Daí a necessidade de se abrir concurso urgente para preencher as vagas existentes, reivindicação cobrada pelo SINPOL ao governo do Estado e à secretaria de Polícia Civil.

Compuseram a equipe do SINPOL, além do diretor Pedro Jesuíno, o assessor de imprensa, Cláudio Alves, e os colaboradores, Berenaldo Lopes e Celso da Rocha (motorista).

O diretor do SINPOL, Pedro Jesuíno, com o inspetor Marinaldo, do plantão da 36ª DP Santa Cruz

O Oficial de Cartório, Pequi (Dir), com o inspetor, Pedro Jesuíno, diretor do SINPOL (Esq)

Em Bangu, delegacia (34ª) cheia. Público aguarda atendimento (D). Na foto o motorista, Celso (Esq) com Jesuíno








Exibindo 85 a 105 de 1741 1 2 3 4 5 6 7 8 9