• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23/05/2016 - BANDEIRA, CONCEDE ENTREVISTA À TV CHILENA SOBRE A CRISE NA POLÍCIA

BANDEIRA, CONCEDE ENTREVISTA ? TV CHILENA  SOBRE A CRISE NO ESTADO

Por Cl?udio J.C.Alves                                                                                      https://www.sinpol.org.br

                                                                   Fotos: Berenaldo Lopes                                       

Bandeira explicou ao rep?rter Anwar Farr?n (D) os reflexos da crise na pol?cia

Veja na ?ntegra a mat?ria da TV Megavision, clicando no link:

https://www.youtube.com/watch?v=OXY-OSMj04s

O comiss?rio Fernando Bandeira (Foto), fundador e diretor do SINPOL, concedeu uma entrevista no ?ltimo s?bado, dia 14/5, ? TV Megavision, do Chile, a principal rede de televis?o chilena. Na sexta-feira (13) a assessoria de imprensa do Sindicato recebeu um telefonema do jornalista Mohamed, da Globo, querendo gravar com o Bandeira, que naquele dia j? havia aparecido no RJ TV 1? Edi??o. A mat?ria foi gravada numa pra?a em frente ? Praia de Botafogo. A Megavision quis saber as conseq??ncias da crise do Rio de Janeiro na Seguran?a P?blica e pol?cia.

Ao rep?rter Anwar Farr?n, da TV Megavision, o diretor do SINPOL, Fernando Bandeira, disse que o efetivo pequeno da pol?cia civil (10 mil policiais) para todo estado ? insuficiente para atender a demanda e ser eficaz nas investiga??es de crimes. ?Uma lei de 1983 prev? um contingente de mais de 23 mil policiais civis, entretanto, passados mais de 33 anos, operamos com menos que a metade do efetivo previsto em lei?, disse Bandeira ao canal chileno. Outro problema ? que desses 10 mil policiais, 20% est?o em idade de se aposentar, diminuindo ainda mais o n?mero de policiais nas delegacias.

As condi??es das unidades policiais da capital, Baixada Fluminense e interior, est?o prec?rias, precisando de reformas. H? delegacias com apenas um banheiro para homem e mulher, porque um deles est? quebrado. ? o caso da 4? DP Central do Brasil que funciona com banheiro misto.

      A grava??o foi feita numa pra?a em frente ? Praia de Botafogo

Somat?rio de problemas prejudicam ?s investiga??os

Outro problema ? que o policial nas delegacias fica sobrecarregado, pois al?m do pessoal j? ser reduzido, ele tem que atender a parte no balc?o da DP porque o funcion?rio terceirizado que faz este atendimento n?o vai trabalhar porque a empresa que o contrata n?o o paga.

S?o psic?logos, assistentes sociais e universit?rias que est?o h? mais de um m?s sem receber porque a empresa n?o recebe do governo do estado pelos servi?os prestados. A limpeza das delegacias tamb?m est? prejudicada, pois as serventes n?o est?o trabalhando por falta de dinheiro. Com a crise econ?mica que se abateu sobre o Rio, as autoridades alegam que o estado n?o tem como pagar por esse servi?o. A mesma coisa acontece com as viaturas que ficam largadas nas delegacias por falta de manuten??o. A gasolina tamb?m est? escassa, limitando em 30% o uso de viaturas.

Bandeira (acima) disse ? Megavision que o somat?rio desses problemas prejudicam, e muito, a investiga??o de crimes ? principal fun??o da Pol?cia Civil. Com pouco pessoal e se desdobrando em v?rias atividades, o policial civil deixa de investigar ou investiga mal. ?Como o juiz vai condenar um acusado se a investiga??o deixar de apontar fatos essenciais como autoria do crime?. Questiona o sindicalista.

O controle da criminalidade passa, contudo, por uma pol?cia judici?ria competente, cujo papel ? fundamental para prender e punir criminosos. N?o tendo recursos para investigar, os bandidos ficam soltos aterrorizando a popula??o das cidades do Estado do Rio de Janeiro.