Banner

Farra das Bravuras

Farra das Bravuras: sindicato denuncia promoções sem critério na Polícia Civil

 

Mais uma polêmica surge nas forças de segurança do Rio. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado (Sindelpol) está denunciando o uso inadequado das promoções por bravura na Polícia Civil. Segundo dados do sindicato, desde a vigência da Lei Complementar nº 204/2022, o número dessas promoções, que deveriam ser excepcionais, cresceu de forma alarmante.

Entre julho de 2022 e abril de 2025, 929 policiais civis e 71 delegados foram promovidos por bravura, gerando o aumento de 300% em comparação ao período inicial da vigência da Lei — um índice considerado fora dos padrões esperados. O sindicato afirma ainda que a Secretaria de Polícia Civil se recusa a divulgar dados essenciais sob a justificativa de sigilo.

O caso já ganhou internamente o apelido de “Farra das Bravuras”. O presidente do Sindelpol, delegado Leonardo Affonso, critica a falta de transparência e afirma que há casos de promoções aceleradas que desrespeitam a hierarquia e desmotivam os profissionais da corporação.

“A bravura não pode ser convertida em instrumento político. O atual modelo prejudica a todos os policiais civis e compromete a credibilidade da instituição”, afirma Affonso.

Discussão da ‘Farra das Bravuras’ deve chegar à Alerj

O caso já chegou à Comissão de Segurança dos Direitos dos Policiais, da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OABRJ), presidida pelo advogado e delegado de Polícia Civil aposentado Orlando Zaccone. O colegiado pediu à Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (Alerj) a realização de uma audiência pública para discutir o assunto.

 

Leia a íntegra da notícia no link:

https://temporealrj.com/farra-das-bravuras-sindicato-denuncia-promocoes-sem-criterio-na-policia-civil/

 

Publicador: Marcos
43 0
Entre em contato

Av.Rio Branco, 156/ Sala 1209
    Centro - Rio de Janeiro - RJ

(21) 2224-9571

sindicatosinpol@gmail.com

Siga-nos

© Sinpol - Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro . All Rights Reserved.