• Você está em: 
  • Home
  • Notícias

13/11/2017 - POLÍCIA CIVIL PROMOVE COM SUCESSO I FEIRA LITERÁRIA

Polícia Civil promove com sucesso Feira Literária

Foi realizada nos dias 8 e 9 de novembro a I Feira Literária Policial (Flipol)  que  reuniu delegados, inspetores, investigadores, comissários, peritos da polícia que são escritores dos mais diversos gêneros de livros: romance, aventura, ficção, técnico-científico, contos reais, poesia e histórias infantis. A abertura do evento foi feita pelo Coral da Polícia Civil, que tem em seu elenco, a vice-presidente do SINPOL, Daisy Rocha.

A feira foi realizada na Policlínica do Rio de Janeiro e contou com palestras dos autores policiais. Foram expostos 45 títulos de acordo com o delegado Gilbert Stivanello, assessor de relações Institucionais da Polícia Civil. Segundo ele, é uma forma de valorizar o policial civil não só nas suas atividades profissionais, mas, sobretudo na sua sensibilidade. O Chefe da Polícia Civil, delegado Carlos Leba, não pode comparecer porque estava numa reunião nacional dos chefes de polícia, no Pará. Representou-o a subchefe administrativa, delegada Elizabete Cayres. No entanto, estava na abertura da l Flipol o secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá.


O secretário Roberto Sá elogiou seus policiais e disse que, apesar da crise, a polícia do Rio é a que mais apreende fuzis no Brasil  foram  400 até agora. Para Roberto Sá o policial merece um evento como este que valoriza a cultura e revela talentos na instituição. Pela arte e pela literatura é uma forma do policial se redescobrir e identificar seu papel na sociedade, disse o secretário de Segurança do Rio.


Animado com a primeira feira literária, o comissário aposentado Ademir Ribeiro da Silva, 39 anos de polícia (abaixo) tem 7 livros expostos na feira. Um dos primeiros do gênero, lançado em 1988, Técnicas de Investigação Policial em Detecção de Roubos e Furtos de Automóveis mostra o modus-operandi do marginal e como prender esse tipo de ladrão.

                    "A Segurança Pessoal e o Sequestro" um dos sete livros expostos pelo comissário Ademir

Ademir fez dupla por mais de 20 anos com o investigador Jorge Cipriano em várias delegacias do Rio e retiraram de circulação dezenas de quadrilhas que atuavam na cidade. Um dos livros de Ademir foi feito em parceria com Cipriano: Gírias e Expressões Populares que abordava expressões do cotidiano e gírias policiais. Jorge Cipriano morreu em 2014 de causas naturais. Segurança pessoal e o Sequestro é outro título de Ademir muito procurado e encontrado nas livrarias.


Daniel Gomes, autor de dois livros, diz desvendar crimes com ajuda divina

Outro  policial que expôs na Feira foi o comissário da Divisão de Homicídios, Daniel Gomes. Ele disse que escreve história real mudando local, data e nome dos personagens. Autor de dois livros, Como Investigar Crimes Com Ajuda Divina e Manual de Homicídios, em 30 anos de carreira nunca viu a polícia homenagear seus talentos. Para Daniel o evento serviu para melhorar a auto-estima do policial e da Polícia Civil e que os organizadores estão de parabéns pela promoção da feira literária.

Janira recorre a insetos e larvas para auxiliar na investigação de assassinatos

A perita criminal, Janyra Oliveira Costa, autora do livro Insetos Peritos 
A Entomologia Forense No Brasil, trabalha com larvas e insetos encontrados em corpos que chegam ao Instituto Médico-Legal (IML).

Segundo a perita, é possível descobrir há quanto tempo a vítima morreu e até mesmo se o óbito ocorreu no lugar onde o corpo foi encontrado. Ela diz que essa técnica já é usada em 11 países, inclusive no Brasil, e aceita nos tribunais de júri para estimar o tempo de morte e o local onde a vítima foi executada. Em alguns casos pode-se chegar ao autor do crime. É uma ciência muito importante porque, por meio das larvas e insetos, podemos identificar até mesmo o DNA de agressores de crimes sexuais. O assunto é meio bizarro, mas para o bem, asseguro - defende Janira.

     Um dos coordenadores da Feira, Gilbert Stivanello, encontra Renato Ferraz (E) - ex-policial e autor do Manual dos Servidores do Estado