• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

07/06/2019 - SEM MANUTENÇÃO DELEGACIAS PRECISAM DE OBRAS URGENTES

                       Problemas nas delegacias só aumentam

O SINPOL esteve anteontem (7/06) nas delegacias de Itaguaí (50ª DP), Guaratiba (43ª DP), DEAM Guaratiba, Santa Cruz (36ª DP), Campo Grande (35ª DP), Bangu (34ª DP), Realengo (33ª DP) e Campinho (28ª DP). A equipe encontrou algumas delegacias em péssimo estado de conservação, pouco efetivo e falta de locais apropriados para armazenar veículos e materiais apreendidos. Na 35ª DP Campo Grande, o diretor Pedro Gesuíno - ex-instrutor de tiro - após conversar alguns minutos com o comissário Paulo Tinoco, descobriu que o policial havia sido seu aluno na Acadepol, há mais de 30 anos. 

Pedro Jesuíno (E) encontra seu ex-aluno Paulo Tinoco - em Campo Grande
                                

Ex-aluno de Pedro torna-se instrutor de tiro

Por ironia do destino, Paulo Tinoco é instrutor de tiro defensivo e membro da Confederação Brasileira de Tiro Defensivo – Ele treina no Clube de Tiro da Vila Militar (CTVM). Satisfeito de encontrar seu ex-instrutor Pedro Jesuíno, o comissário revelou que o diretor Pedro Jesuíno sempre incentivava seus alunos e dava sempre uma chance a mais para os que não iam bem na prova que valia pontos para aprovação. Em Campo Grande, policiais colocaram cones no chão para sinalizar os pisos soltos na entrada da delegacia. Também se verificou vários cabos de internet e CPUs de computadores, amontoados um em cima do outro, pelos corredores da DP.

35ª DP- Computadores no chão

Cabos apreendidos largados no corredor da 35ª DP

Delegacia de Santa Cruz cheia e poucos policias                   

Já na 36ª DP Santa Cruz, a equipe encontrou a delegacia com vários problemas: buraco no lugar do piso, pouco efetivo e a delegacia cheia (Foto abaixo). Os agentes se queixaram da falta de pessoal e da manutenção por parte do estado. Sem o pessoal terceirizado que fazia o primeiro atendimento ao público, o policial civil tem que se desdobrar pra fazer seu trabalho e atender a parte queixosa no balcão da delegacia.

                                             Sem os terceirizados no balcão atendimento demora

No lugar do piso, buracos

                       Contêiner na DEAM para proteger inquéritos das chuvas

A surpresa maior foi quando os representantes do SINPOL chegaram à 43ª DP Guaratiba, onde no andar superior funciona a DEAM. O telhado da Delegacia da Mulher está danificado. Os policiais disseram que precisam de reformas urgentes, porém o estado vem adiando uma solução para o problema. Basta uma chuva moderada para cair água dentro da unidade. Em consequência disso, a DEAM providenciou um contêiner para proteger os processos e inquéritos das chuvas, instalado bem em frente à 43ª DP. Uma fonte da secretaria de Polícia Civil informou que a pasta não sabe quando vai iniciar as obras nas unidades policiais do estado. Participaram dessa visita, além do diretor Pedro Jesuíno, o colaborador Berenaldo Lopes (Fotos) e o assessor de imprensa, Cláudio Alves.

 

Contêiner que abriga inquéritos da DEAM Guaratiba

50 ª DP Itaguaí