• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

16/09/2019 - SUICÍDIO DE POLICIAIS SUPERA MORTE EM OPERAÇÕES

SUICÍDIO DE POLICIAIS SUPERA MORTE EM OPERAÇÕES

 

Em 2018, 104 agentes tiraram a própria vida no país, segundo dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Essa taxa saltou 42,5% em comparação a 2017. No último ano, 87 morreram durante confrontos.

 

Policial sendo atendido pela psicóloga. Procura para falar de sofrimento ainda é pequena

O presidente do conselho de administração do FBSP, Elisandro Lotin, responsável pelo lançamento do anuário, diz que o mito do policial herói – tido como imune a problemas – as condições estressantes da atividade e a indiferença do Estado diante dos altos índices de suicídios explicam o fenômeno. “De um lado, o policial evita pedir ajuda para não ser visto como fresco. Em alguns estados quem se afasta para se tratar tem até perda salarial. Do outro, a maioria dos estados não tem um corpo de psicólogos e psiquiatras para cuidar dos policiais.

É a primeira vez que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública reúne dados nacionais sobre suicídio de policiais civis, militares e federais.. De acordo com Lotin, apesar de altos, os índices não refletem a realidade. Ele reclama que há muitos estados que ainda não reportam as estatísticas, a fim de esconder o problema e se isentar de propor uma solução. Outros, sequer contabilizam. Os suicídios, portanto, são subnotificados.

Pensando nesse problema é que o Sindicato dos Policiais Civis (SINPOL) atendeu convocação do Ministério Público do Trabalho para junto com algumas universidades públicas e particulares se crie um aparato de apoio psicológico aos policiais do Rio, já que o estado não oferece um atendimento psicológico/psiquiátrico adequado.

A reunião com as universidades, na sede do Ministério Público do Trabalho, foi em 24 de julho. Pelo acordo, os serviços de psicologia de algumas universidades estariam à disposição dos policiais civis depois da conclusão de estudos para esse fim, do qual o SINPOL faz parte.

Compilado de O Globo / 16/09/2019