• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24/04/2020 - INSALUBRIDADE DE POLICIAIS É COBRADA NA JUSTIÇA PELO SINPOL

SINPOL COBRA NA JUSTIÇA INSALUBRIDADE PARA A CATEGORIA

O SINPOL está recorrendo à Justiça para que no período da pandemia do Covid-19, os policiais civis que estão indo trabalhar, recebam pagamento do Adicional de Insalubridade por correrem riscos de contaminação pelo Coronavírus. Embora com efetivo reduzido nas delegacias, tanto pela falta de concurso público quanto pelos ajustes feitos nas dependências policiais, para manter o distanciamento social, os policiais estão atendendo normalmente o público nas delegacias, fazendo diligências e investigações. Muitos agentes se queixam que o Estado não está fornecendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), muito menos máscaras e álcool gel para higienização das mãos. Na ação, de acordo com o advogado do SINPOL, Dr.Daniel Rodrigues, vamos cobrar além do adicional de insalubridade, a obrigatoriedade do governo fornecer os EPIs para os policiais civis que atendem diariamente à população. Os interessados na ação devem ligar para o Sindicato, 2224-9571, e agendar uma consulta com o advogado do SINPOL.

Nas DPs condições insalubres

Algumas delegacias funcionam em condições insalubres, com infiltrações, mofo e umidade, agravando mais ainda a situação. Na Divisão de Homicídios, por exemplo, a maior do Rio, não há limpeza diária. Só uma vez por semana. E mesmo assim porque os policiais da unidade se cotizam para contratar alguém para fazer a faxina. Na 16ª DP Barra da Tijuca, um agente foi contaminado por coronavírus e há mais dois casos suspeitos.

Desde 2016, o SINPOL tem ação na Justiça para que o Estado reconheça o direito dos policiais civis associados de receberem hora extra e Adicional Noturno – Processo nº 00209562-85.2016.8.19.0001, que aguarda a conclusão do juiz. “Agora, com 5.306 casos de contaminação no Estado do Rio, esperamos que a Justiça e o governo estadual reconheçam o direito dos policiais receberem o Adicional de Insalubridade durante a pandemia”, dispara Fernando Bandeira, presidente do SINPOL.


Foto Cláudio José: O mofo toma conta da fachada e interior da Delegacia da Gávea