• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

28/04/2020 - AJUDA A ESTADOS VAI PENALIZAR SERVIDOR PÚBLICO

AJUDA A ESTADOS VAI PENALIZAR SERVIDORES

O ministro Paulo Guedes quer vetar reajustes salariais nos estados

A liberação de auxílio financeiro aos estados que o governo federal negocia com o Senado tem uma dura contrapartida que afetará os servidores: o congelamento salarial de cerca de 4 milhões de servidores públicos estaduais. Isso engessa os movimentos por melhores condições salariais que sindicatos do setor público, como o SINPOL, cobram dos governos em pautas de reivindicações.

                                          Congelamento de salários

O Estado que aderir ao Programa Emergencial de ajuda Financeira terá que se comprometer a não reajustar salários pelo no mínimo dois anos. Os recursos destinados são da ordem de R$ 89,6 bilhões da União, aprovado na Câmara dos Deputados, faltando ainda a votação dos senadores que não chegaram a um acordo. “Um absurdo – diz Fernando bandeira, presidente do SINPOL – o servidor não tem que pagar essa conta”, rebate o sindicalista.

Nesta segunda-feira, 27/04, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender o veto a reposição salarial de servidores em todo o país. Segundo ele, o Senado deve aprovar em breve o projeto de ajuda às unidades da federação, que encontram dificuldades também para combater o coronavírus. Paulo Guedes disse que o funcionalismo precisa fazer um sacrifício e mostrar que está colaborando com o Brasil durante a crise econômica provocada pelo Covid-19.

(Copydesk da Coluna dos Servidores de O DIA – 28/04/2020)