• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

09/07/2020 - SINPOL COBRA CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL

Sem funcionários para atender no balcão, cão monta guarda na entrada da da 75ª DP Jurujuba - Niterói

SINPOL cobra concurso da Polícia Civil

Em razão da pandemia do Covid-19 a programação do concurso tem sido adiada desde abril. No entanto, outro agravante soma-se ao coronavírus – o governador Wilson Witzel publicou um decreto bloqueando 9.500 cargos vagos no estado, incluindo as 864 vagas na Polícia Civil e suspendendo as provas que estavam anunciadas para o início do segundo semestre deste ano. Nem os editais previstos para serem publicados no mês de junho ainda não foram autorizados, pegando a administração da PCERJ de surpresa. Entretanto, os organizadores do concurso acreditam que podem reverter a situação, em conseqüência da necessidade urgente de preencher as vagas.

A medida teve por objetivo cumprir o pacto fiscal com o governo federal que não permite aumento das despesas com funcionalismo. Em janeiro do ano passado o SINPOL entregou pauta de reivindicações ao ex-chefe de polícia, delegado Marcus Vinícius, contendo a abertura de concurso urgente para a corporação. E encaminhou a mesma pauta ao Governador Witzel. Este deveria ter tomado as providências desde que assumiu o estado para preencher as vagas existentes. Não o fez, deixando a polícia sobrecarregada de inquéritos e processos que não vão à frente por falta de pessoal.                                                             

Acadepol aguarda sinal do governo

Fora a decisão do governador de adiar o concurso, a pandemia do Covid-19 não estava permitindo o prosseguimento do concurso cujas 864 vagas estavam assim distribuídas: Para auxiliar de necropsia (12 vagas – nível fundamental), técnico de necropsia ( 16 vagas – nível médio), investigador (118 vagas – nível médio).                                                            Assim como, inspetor (118 vagas – nível superior em qualquer área), perito legista (54 vagas – nível superior em áreas específicas) e perito criminal (20 vagas para graduados em especialidades distintas). .A última previsão de abertura das inscrições era para maio. No entanto, a Acadepol e os organizadores analisam o melhor momento para divulgar novo prazo em consequência das medidas do governo de adiar o concurso. O ex-secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Vinícius, havia confirmado a publicação de seis editais para junho, visando abrir o concurso da PCERJ com 864 vagas – A expectativa é que seja divulgado um edital por cargo.

O SINPOL, que antes do coronavírus, percorreu dezenas de delegacias por todo estado, constatou além das condições precárias de algumas unidades policiais, a falta de efetivo em todas elas – o que prejudica as investigações e conseqüentemente a identificação de autoria e punição aos crimes pela Justiça.

O edital para delegado com 47 vagas também aguarda data para ser publicado. De acordo com a direção da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) todos os editais já estão prontos.