• Vocâ está em: 
  • Home
  • Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

28/09/2020 - RIO TEM PIOR ÍNDICE DE APURAÇÃO E SOLUÇÃO DE HOMICÍDIOS

Rio tem pior taxa de solução de homicídios

O Rio de Janeiro é o estado que menos solucionou homicídios no país. Os dados são do estudo "Onde Mora a Impunidade” feito pelo Instituto Sou da Paz e divulgado hoje pelo jornal O Globo. O estado solucionou apenas 11% dos casos de assassinatos denunciados pelo Ministério Público. O Distrito Federal apresentou os melhores dados, com 92% dos casos resolvidos, seguido de Mato Grosso do Sul (67%) e Santa Catarina (63%).

Na avaliação do SINPOL, o baixo índice de apuração e solução dos crimes deve-se ao efetivo pequeno, que o Sindicato, há anos, vem batendo na mesma tecla, para que o governo promova concursos regulares na Polícia Civil. O efetivo atual é de 8.830 policiais enquanto a lei 699/83 o efetivo era de 23 mil policiais civis. O último concurso foi em 2018.

Segundo o presidente do SINPOL, Fernando Bandeira, o baixo efetivo prejudica a investigação e apuração de homicídios, entre outros crimes. Ainda assim, de acordo com o sindicalista, a Polícia Civil consegue fazer um bom trabalho desarticulando quadrilha de milicianos e apreendendo drogas e traficantes.

Uma reunião com o secretário de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, já foi pedida pelo SINPOL a fim de tratar da contratação urgente de policiais por concurso público. Ofícios enviados pelo Sindicato ao governo do Estado e à secretaria de Polícia Civil solicitam a contratação de aposentados para os serviços internos, enquanto não se faz concurso para as vagas existentes. O concurso deste ano com 864 vagas foi suspenso devido à pandemia do Coronavírus e ao pacto fiscal com a União, que impedia novas contratações em função da dívida do estado com o governo federal.

                                                      Novo secretário da Polícia Civil, Allan Turnowski, já foi chefe da corporação em 2010/2011